O Instituto Fome Zero saúda com entusiasmo a proposta da presidência brasileira do G20 de criar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será formalizada amanhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro. Tal iniciativa simboliza um marco histórico na luta pela erradicação da fome e da miséria no mundo.
É urgente o estabelecimento de parcerias, bem como a coordenação efetiva entre os organismos financeiros internacionais e bancos multilaterais de desenvolvimento apoiando a implementação de políticas sociais robustas e eficazes nos países que se comprometerem com programas de erradicação da fome e da pobreza. A criação da Aliança Global reflete um compromisso compartilhado com a dignidade humana e a justiça social, pilares fundamentais para a construção de um futuro mais equitativo e sustentável.
Tendo como horizonte o diálogo e a sinergia com outras iniciativas semelhantes lançadas em um passado recente, estamos confiantes de que essa aliança promoverá a colaboração e a solidariedade entre nações no combate à fome e à pobreza. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza representa a potencialização dos esforços e recursos com base nas bem-sucedidas experiências brasileiras que tanto inspiraram e inspiram as políticas públicas de outros países do mundo.
O Instituto Fome Zero reafirma sua adesão a tão relevante iniciativa e se coloca à disposição para contribuir ativamente na concretização de suas metas e objetivos, junto a outras entidades da sociedade civil brasileira e internacional.
Juntos, podemos transformar em realidade as propostas da aliança, garantindo que nenhuma pessoa, em nenhum lugar, passe fome ou viva na miséria.
São Paulo, 22 de junho de 2024
Instituto Fome Zero