LIVES DO IFZ

20240307 LIVE THUMB YOUTUBE
Reproduzir vídeo sobre 20240307 LIVE THUMB YOUTUBE

Neste encontro vamos aproveitar o contexto no início do ano letivo para recolocar no debate público o tema das compras da agricultura familiar, de povos indígenas e de povos e comunidades tradicionais da região amazônica em especial para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Nossa expectativa é dar visibilidade a algumas estratégias exitosas de ampliação e fortalecimento das compras, e debater formas de potencializá-las.

Participantes:

FERNANDO MERLOTO SOAVE
Procurador da República
Atuante nos temas de 6ª CCR do MPF Amazonas (direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais)Leia MAIS

20240130 LIVE TUMB YOUTUBE
Reproduzir vídeo sobre 20240130 LIVE TUMB YOUTUBE

Neste encontro vamos discutir os avanços e retrocessos observados na segurança alimentar em nossa região.
Em particular vamos analisar três situações distintas: o México que está vivendo um ano de eleições presidenciais nas quais o tema da alimentação vai ser decisivo, a Colômbia que se destacou pelo rápido crescimento econômico seguido de desaceleração com melhora nos indicadores sociais e, finalmente a Argentina em meio a uma de suas piores crises e iminente desestruturação de sua rede de proteção social.

Participantes:

ARGENTINA Leia MAIS

20231109 LIVE TUMB YOUTUBE
Reproduzir vídeo sobre 20231109 LIVE TUMB YOUTUBE

A live procurará tratar dos efeitos psicológicos nas pessoas acometidas pela Fome ou em níveis extremos de insegurança alimentar. A fome é uma questão que faz agregar diferentes análises e possíveis soluções para sua minimização ou inexistência, porém os efeitos psicológicos se trata de uma questão também ser priorizada.

Extraímos um trecho de texto do Instituto Silvia Lane que nos trouxe essa provocação:
Há décadas há quem se pergunte: como a Psicologia poderia contribuir para o combate a Fome? Porque é impressionante a escassez de atenção a esse tema na ciência e na profissão. Houve Fome secularmente no país, mas não atentamos a ela. Depois, ela foi praticamente eliminada no Brasil e não demos atenção a isso. Ela voltou a ressurgir nacionalmente e não houve movimento de algum significado na sua direção. Agora ela está voltando a ser debelada, mas parece que isso não nos interessa.Leia MAIS

20231010 LIVE TUMB YOUTUBE
Reproduzir vídeo sobre 20231010 LIVE TUMB YOUTUBE

Josué de Castro faleceu em 24 de setembro de 1973 em Paris, cidade que o acolheu após ser exilado, em 1964, pelo AI-1 (Primeiro Ato Institucional) da ditadura militar no Brasil; o ostracismo imposto por seus algozes contrasta com a viva presença do intelectual engajado no exercício de uma cidadania ativa no Brasil, na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), além de três indicações ao Prêmio Nobel.

Em junho de 1972, apenas um ano antes de seu trágico falecimento no exílio, Josué de Castro apresentou na paradigmática Conferência da ONU sobre Meio Ambiente, realizada na cidade de Estocolmo, a exposição “Subdesenvolvimento: causa primeira da poluição”, na qual assinala corajosamente que: “(…) falso é o conceito de desenvolvimento avaliado unicamente à base da expansão da riqueza material, do crescimento econômico.Leia MAIS

Internacionalização da Agricultura e Efeitos na Disponibilidade, Preços e Consumo de Alimentos no Brasil

IFZ | 19/09/2023

20230919 LIVE TUMB YOUTUBE
Reproduzir vídeo sobre 20230919 LIVE TUMB YOUTUBE

O objetivo deste seminário é apresentar e discutir os resultados do estudo “Internacionalização da Agricultura Brasileira e os Efeitos nos Preços, Disponibilidade e Consumo de Alimentos no Brasil”, produzido pelo Grupo de Internacionalização da Agricultura e Inflação de Alimentos (GIAIA) com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Saúde.

O estudo analisa a manifestação e as características da inflação de alimentos no Brasil, a partir de 2007. Isto se explicita quando os alimentos encarecem relativamente aos demais produtos de consumo, por período longo de tempo.

Entre 2007 e 2022, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o oficial de inflação ao consumidor no País, elevou-se em 126,0%.Leia MAIS

Ações no ambiente alimentar para prevenção da obesidade em contextos de vulnerabilidade social

IFZ | 31/08/2023

Live 202308 Thumb Youtube
Reproduzir vídeo sobre Live 202308 Thumb Youtube

O combate à obesidade está entre os principais desafios contemporâneos para quem faz pesquisa e gestão em Saúde Coletiva.

Redução da qualidade de vida e aumento do risco para outras doenças crônicas são realidades conhecidas que resultam das elevadas prevalências do excesso de peso; a elas se somam estigmas e estereótipos sobre pessoas obesas.

Neste encontro, especialistas discutem estratégias de combate à obesidade a partir da compreensão do ambiente alimentar, especialmente em territórios vulnerabilizados, em uma perspectiva que considera o conjunto de determinantes sociais do problema.

Regionalismo Amazônico: pode o combate à fome orientar políticas públicas que conservem o meio ambiente?

IFZ | 20/07/2023

Regionalismo Amazônico 2 Pode o combate à fome orientar políticas públicas que conservem o meio ambiente
Reproduzir vídeo sobre Regionalismo Amazônico 2 Pode o combate à fome orientar políticas públicas que conservem o meio ambiente

O governo brasileiro vem empenhando esforços para que a Cúpula da Amazônia produza um posicionamento conjunto dos países amazônicos para as negociações climáticas globais, particularmente para a COP 28.

Além disso, vem argumentando que conservar a Floresta Amazônica não é suficiente. É preciso também transformá-la num lugar próspero, segundo a própria concepção dos amazônidas.

Este webinário propõe a discussão crítica destas propostas, identificando desafios e possibilidades a partir de experiências amazônicas brasileiras.

Este webinário tem o apoio da Fundação Heinrich Böll

Visite a página dedicada a este webinário | https://ifz.org.br/cupula

Pode o combate à fome orientar a cooperação internacional entre os povos da Amazônia?

IFZ | 29/06/2023

Regionalismo Amazônico 1 Pode o combate à fome orientar a cooperação internacional entre os povos da Amazônia
Reproduzir vídeo sobre Regionalismo Amazônico 1 Pode o combate à fome orientar a cooperação internacional entre os povos da Amazônia

O governo brasileiro propôs a realização de uma Cúpula da Amazônia para agosto deste ano, em Belém, no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Ainda não há uma agenda publicada, mas o objetivo geral parece ser reunir Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela para discutir ações gerais relativas à floresta e, em particular, à questão ambiental.

Se o governo Lula quiser ser coerente com a posição que defendeu na COP 27 é preciso que o seu governo vincule o combate à fome à questão climática.

O objetivo deste webinário é discutir as condições e possibilidades para que ambas as questões estejam vinculadas na Amazônia.

Este webinário tem o apoio da Fundação Heinrich Böll

Visite a página dedicada a este webinário | https://ifz.org.br/cupula

Ação da Cidadania: 30 anos no combate à fome

IFZ | 04/05/2023

Live comemorativa dos 30 anos do Ação da Cidadania

Daniel Souza, filho do Betinho – fundador do Ação da Cidadania -, atua no Ação de Cidadania desde 1994 e, desde 2016, é o Presidente do Conselho do AdC.

Daniel conversou com Walter Belik, Márcia Lopes e Ana Claudia Santos, membros do IFZ.

18 anos das diretrizes da ONU para o direito à alimentação adequada: Balanços e Perspectivas

IFZ | 10/11/2022

Com Jean Marc von der Weid, Fran Paula, João Carlos Costa Gomes e moderação de Clayton Campagnola

Jean Marc von Weid é Economista agrícola e ambientalista, e membro da ABA – Associação Brasileira de Agroecologia.

Fran Costa é Engenheira Agrônoma, educadora da ONG FASE em Mato Grosso e Vice Presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA no Centro Oeste.

João Carlos Costa Gomes atua como Pesquisador em Agroecologia e desenvolvimento sustentável da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Clima Temperado).

Clayton Campagnola é Coordenador de Alimentação e Clima do IFZ

18 anos das diretrizes da ONU para o direito à alimentação adequada: Balanços e Perspectivas

IFZ | 06/10/2022

Com Flávio Valente, Milton Rondó, Míriam Balestro e moderação de Marcos Lopes

Flávio Valente é Médico pela USP, Mestre em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health e Especialista em Direitos Humanos.

Milton Rondó é um Diplomata aposentado, e Ex-secretário socioeconômico do Instituto Ítalo-Latino Americano.

Míriam Balestro é Promotora de Justiça aposentada do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Especialista em Direito Humano à Alimentação Adequada.

O Auxílio Brasil combate a pobreza?

IFZ | 01/09/2022

Com Eduardo Suplicy, Eduardo Fagnani e moderação de Walter Belik

Eduardo Suplicy é Vereador de São Paulo e Professor.

Eduardo Fagnani é Professor do Instituto de Economia da Unicamp.

Walter Belik é Diretor-Geral Ajunto do Instituto Fome Zero.

Soberania Alimentar e Gastronomia

IFZ | 04/08/2022

Com Tainá Zaneti, Ariela Doctors e moderação de Emiliano Graziano

Tainá Zaneti é Professora e Pesquisadora em Gastronomia e Desenvolvimento.

Ariela Doctors é Diretora-Geral do Instituto Comida e Cultura.

Emiliano Graziano é Diretor do Instituto Fome Zero

Estratégias de convivência com o Semiárido

IFZ | 12/07/2022

Glória Batista é da Coordenação Executiva da ASA Paraíba, faz parte do GT Mulheres e Agroecologia da ASA Paraíba, é Vice-Presidenta da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido, coordenadora do Patac e faz parte da Coordenação Executiva da ASA Brasil.

Paulo Petersen é Coordenador Executivo da AS-PTA e membro do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia.

Maria Kaze é militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), camponesa e engenheira agrônoma.

Mediação de Silvio Isoppo Porto, Professor da UFRB, coordenador do Núcleo em Educação do Campo, Territorialidades e Agroecologia (Nucampo) e ex-diretor da Conab.

Encontro Nacional contra a fome

IFZ | 02/06/2022

Com Daniel Souza e Francisco Menezes

Mediação de José Graziano da Silva

Gestão municipal e estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional

IFZ | 05/05/2022

Com Juliana Tângari, Ana Luísa Bastos e Vanda Maia

Mediação de Jader Oliveira

Articulação entre Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios

IFZ | 07/04/2022

Com participação de Adriana Aranha, Anderson Miranda e Penélope Andrade

Mediação de Márcia Lopes

Desafios da Gestão Municipal em Políticas de SAN

IFZ | 03/03/2022

Com Marcelo Mazeta, Cida Miranda e Francisco Lopreato.

Mediação de Walter Belik

COP26 e seus Impactos na Segurança Alimentar

IFZ | 02/12/2021

Mediação de José Graziano da Silva

Professor titular aposentado do Instituto de Economia da Unicamp, foi diretor-regional da FAO para América Latina e Caribe entre 2006 e 2011 e ocupou o cargo de diretor-geral da FAO de 2012 a 2019. Hoje, é diretor-geral do IFZ.

Claudio Salvadori Dedecca
Professor Titular Aposentado em Economia Social e do Trabalho da Unicamp, com foco nos temas das desigualdades econômicas e sociais, pobreza e salário mínimo.

Ana Toni
Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade -iCS, economista e doutora em Ciência Política, possui longa trajetória na área de justiça social, do meio ambiente e mudanças climáticas e da filantropia. Foi Presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2011 a 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2003).

Clayton Campagnolla
Graduado em Agronomia e Mestre em Energia Nuclear na Agricultura, ambos pela USP. Doutor em Entomologia pela Texas A&M University (EUA) e Pós- Doutor em Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pela Unicamp. Ocupou os cargos de Presidente da Embrapa e de Diretor da ABDI, além de ter trabalhado na FAO-Roma por quase 7 anos. É consultor da FAO, membro do IFZ e líder em desenvolvimento agropecuário e industrial sustentáveis da SDA.

Resultados da Cúpula Mundial dos Sistemas Alimentares

IFZ | 04/11/2021

Mediação de Márcia Lopes
Formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), durante sua graduação, foi membro do Centro de Direitos Humanos e teve participação ativa no movimento estudantil. Foi Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2004 e 2008 e, em 2010, foi nomeada ministra desta pasta.

Beatriz Blackman
Nutricionista formada pela Universidade de Brasília (UnB), é integrante da Rede de Mulheres Negras para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e colaboradora no MultiplicaSSAN, projeto de extensão da UnB. Além disso, trabalha como residente em Saúde da Família com ênfase na População do Campo pela Fiocruz.

Mazé Morais
Agricultora familiar e atuante no MSTTR desde 2005, foi eleita secretária de Jovens da CONTAG em 2013, além de assumir cargos na Coprofam e na CUT Nacional. Em 2017, foi eleita secretária de Mulheres da CONTAG e, no mesmo ano, suplente do Comitê de Mulheres da UITA. Em 2019, coordenou a 6ª Marcha das Margaridas, maior mobilização protagonizada pelas mulheres do campo, da floresta e das águas. Agora, no 13º Congresso da CONTAG, foi reeleita secretária de Mulheres da Confederação.

Rosangela Hilário
Doutora em Educação/ FEUSP, professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde e integrante da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.

Resultados da Cúpula Mundial dos Sistemas Alimentares

IFZ | 07/10/2021

Juliana Tângari
Formada em Direito pela UERJ e pesquisadora na área de políticas públicas alimentares desde 2014, é diretora do Instituto Comida do Amanhã, onde atua principalmente com política alimentar e sistemas alimentares urbanos, e membro da rede Champions da Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares.

Jaime Amorim
Graduado em Pedagogia, possui especialização em estudos Latino Americano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é membro da direção nacional do MST e da coordenação internacional da Via Campesina.

João Bosco Monte
Doutor em Educação pela UFC e especialista em Relações Internacionais, atua como consultor internacional para organizações brasileiras e estrangeiras. É presidente do Instituto Brasil África, recebeu a Comenda da Ordem de Rio Branco em 2018 e integra a Rede de Campeões da Cúpula para os Sistemas Alimentares da ONU desde 2020.

Mediador

José Graziano da Silva

Distribuição de Renda, Preço dos Alimentos e a Fome no Brasil

IFZ | 02/09/2021

Com Renata Motta, Fernando Gaiger e Mauro Del Grossi

Mediador

José Baccarin

Os novos números da fome

IFZ | 05/08/2021

Com Thiago Lima, Anne Kepple e Maya Takagi
Mediador: José Graziano da Silva

Anne Kepple é Consultora da Divisão de Estatística da FAO-Roma e coordenadora do capítulo 2 do relatório O Estado de Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo 2021, lançado no 12 de julho. Doutora em Nutrição pela Universidade de Cornell, EUA e PhD em Saúde Coletiva na Unicamp.

Maya Takagi tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa e formulação de políticas públicas na área de segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento rural, proteção social e agricultura familiar. É especialista em políticas públicas; tem doutorado em desenvolvimento econômico e atuou na implantação do programa Fome Zero no Brasil. Maya se incorporou à FAO em 2015 como oficial sênior de proteção social e como parte do programa estratégico para a redução da pobreza rural na sede da FAO. Atualmente, é líder de programa regional para o Escritório Regional da FAO para América Latina e no Caribe, em Santiago do Chile.

Thiago Lima é Professor do Departamento de Relações Internacionais, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) e Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciência Política pela Unicamp.

Preço dos alimentos, câmbio, exportações e a fome no Brasil

IFZ | 08/07/2021

Com Julia de Medeiros Braga, Bruno de Conti e Sérgio Schneider
Mediador: José Giacomo Baccarin

Julia de Medeiros Braga é Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF e participa do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da UFF. Trabalhou como Assessora Econômica no Ministério do Planejamento, foi Pesquisadora Visitante no IPEA e no Levy Economics Institute of Bard College (NY).

Bruno de Conti é Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) e do Centro de Estudos Brasil-China (CEBC) da mesma universidade. Desenvolve pesquisas sobre o Sistema Monetário Internacional e a dinâmica das taxas de câmbio em países centrais e periféricos.

Sérgio Schneider é Professor Titular de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos da Alimentação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Coordenador GEPAD; Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, PQ1B.

Povos indígenas e Comunidades Tradicionais contra a fome

IFZ | 10/06/2021

Com Dione Torquato, Sandra Braga, Rosimere Teles
Mediador: Walter Belik

Dione Torquato é ativista socioambiental, extrativista, natural da floresta Nacional de Tefé – AM. Secretário Geral do Conselho Nacional das Populações Extrativistas. Integrou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural da Agricultura familiar, a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Conselho Nacional de Juventude, entre outros.
Sandra Braga é Coordenadora Executiva da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos – CONAQ e Coordenadora Estadual da COEAQ – GO. Agricultora rural, faz parte da Coalização Negra por Direitos, do Coletivo de Mulheres Negras da CONAQ, e militante da causa negra feminina quilombola e da luta por direitos. Liderança e pertencente ao Quilombo Mesquita no Estado de Goiás.
Rosimere Teles é indígena do Povo Arapasso, Assessora política da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) no eixo Gênero, Infância e Juventude Indígena na Amazônia; Conselheira na área de Mulher e Família na COICA (Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica).

Solidariedade e direitos humanos na luta contra a fome

IFZ | 06/05/2021

Com Frei Betto e Daniel de Souza

Mediação de José Graziano da Silva.

Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 69 livros (freibetto.org). Assessor de movimentos pastorais e sociais, trabalhou no governo Lula com um dos coordenadores da Mobilização Social do programa Fome Zero.

Atualmente é assessor da FAO para Segurança Alimentar e Educação Nutricional na América Latina.

Daniel de Souza é designer, produtor de cinema documental e Presidente do Conselho da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida.

José Graziano da Silva é Diretor Geral do Instituto Fome Zero e Senior Advisor do Instituto Comida do Amanhã. É agrônomo e doutor em economia, foi Diretor-Geral da FAO (2012 a 2019) e coordenou o Programa Fome Zero no Brasil enquanto Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome.

Alimentação saudável e a pandemia

IFZ | 08/04/2021

Com Carlos Monteiro, Elisabetta Recine e Janine Coutinho

Mediação de Flávio Botelho Filho, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP Universidade de São Paulo (1973), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1979) e Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É Professor aposentado da Universidade de Brasília e membro do Instituto Fome Zero.

Carlos Monteiro, Doutor em Saúde Pública, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Nupens-USP), internacionalmente reconhecido, criador da classificação NOVA – que separa os alimentos por grau de processamento, que fundamenta o Guia Alimentar para a População Brasileira e posteriormente foi adotada por cientistas e entidades do mundo todo.
Elisabetta Recine foi Presidenta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal (CONSEA Nacional) de 2017 a 2018, Nutricionista, Doutora em Saúde Pública, coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília, membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, membro do Grupo de Trabalho de Sistemas Alimentares e Nutrição do Mecanismo da Sociedade Civil do Comitê de Segurança Alimentar Mundial.
Janine Coutinho é Coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), especialista em Saúde Pública com mestrado e doutorado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Experiência de mais de quinze anos trabalhando com políticas públicas em segurança alimentar e nutrição.

Pandemia e crise social: propostas para enfrentar a fome, desigualdade e pobreza

IFZ | 04/03/2021

Com Lena Lavinas, Claudio Dedecca e Lais Abramo e moderação de Otavio Basaldi

Lena Lavinas é Professora Titular do Instituto de Economia da UFRJ.

Claudio Salvadori Dedecca é Professor Titular do Instituto de Economia da Unicamp.

Lais Wendel Abramo é Consultora Internacional e membra da Fundação Perseu Abramo

Otavio Valentim Balsadi é Doutor em Economia pelo IE da Unicamp, Pesquisador da Embrapa e membro do Instituto Fome Zero.

A volta às aulas e a alimentação escolar em tempos de Covid-19

IFZ | 04/02/2021

Com Mariana Santarelli, Darklene Rodrigues e Daniel Balaban
Abertura: José Graziano da Silva
Moderadora: Ana Cláudia Santos

Mariana Santarelli é membra do Núcleo Executivo do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Darklene Rodrigues é Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte

Daniel Balaban é Economista, Diretor do Centro de Excelência contra a fome e representante do UN/WFP – Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil – e ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

José Graziano da Silva é Diretor Geral do Instituto Fome Zero, Senior Advisor do Instituto Comida do Amanhã e ex Diretor-Geral da FAO (ONU)

Ana Cláudia Santos é Diretora de Articulação Social do Instituto Fome Zero

O papel dos municípios e as tecnologias sociais para a Segurança Alimentar e Nutricional

IFZ | 10/12/2020

Com Cezar Alvares, Marcos José de Abreu e Lourdes Leitão da Rocha
Apresentador: José Graziano da Silva
Moderador: Walter Belik

Cezar Alvares é ex-secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Porto Alegre (RS).
Marcos José de Abreu é Engenheiro Agrônomo e Vereador em Florianópolis (SC).
Lourdes Leitão da Rocha é Secretária de Estado da Mulher do Maranhão e ex-assessora do Prefeito Dr. Almilcar Gonçalves da Rocha, Município de Barreirinhas (MA).
José Graziano da Silva é Diretor Geral do Instituto Fome Zero.
Walter Belik é Diretor Geral Adjunto do Instituto Fome Zero.

Centralidade das Politicas Publicas Municipais na Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional

IFZ | 19/11/2020

Considerando o atual contexto da insegurança alimentar no Brasil, a pandemia e as eleições municipais, o Instituto Fome Zero realiza seu primeiro evento em formato on-line!

Com o objetivo de discutir e apresentar políticas públicas com diferentes graus de alcance e impacto no âmbito municipal, reuniremos uma equipe de especialistas em segurança alimentar para falar sobre o combate à fome, má alimentação, obesidade, — problemáticas que atingem a população brasileira e mundial em tendência crescente, através de um olhar sistemático: passando pelos circuitos curtos de comercialização, fomento à produção da agricultura familiar e seu potencial de geração de emprego e renda.