APOIADORES E PARCEIROS DO INSTITUTO FOME ZERO

APOIADORES DO IFZ

Ibirapitanga Logo

Instituto Ibirapitanga é uma organização dedicada à defesa de liberdades e ao aprofundamento da democracia no Brasil. Desde 2017, apoia iniciativas a partir de seus dois programas: Sistemas Alimentares e Equidade Racial.

Por meio de doações, o Instituto apoia organizações, movimentos e coletivos da sociedade civil brasileira que desejam produzir transformações estruturais positivas no país. Para isso, valoriza sua autonomia e fortalecimento e busca construir relações de confiança e dar flexibilidade e abertura à experimentação.

O Instituto Ibirapitanga prioriza parcerias com iniciativas que dialogam com suas prioridades e linhas programáticas, que são selecionadas por meio de identificação direta (carta-convite), editais específicos ou apresentação de propostas por meio de uma carta de intenção.

Fundado pelo cineasta Walter Salles, o Ibirapitanga opera com recursos próprios a partir dos rendimentos de um fundo patrimonial.

 

Fundação Heinrich Böll Logo

 

A Fundação Heinrich Böll é uma organização política alemã sem fins lucrativos. Nossos princípios fundamentais são os da ecologia e da sustentabilidade, da democracia e dos direitos humanos, da autodeterminação e da justiça social. Damos ênfase à democracia de gênero, o que significa a emancipação social e direitos iguais para mulheres e homens. Um dos objetivos centrais da Fundação é o apoio e a promoção de processos de democratização. Para isso, um pressuposto fundamental é a existência de uma sociedade civil atuante.

PARCEIROS DO IFZ

       em ordem afabética

Asssan Logo

ASSSAN – O Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (AsSsAN Círculo de Referência) tem como objetivo promover atividades de ensino, pesquisas e de extensão sobre as temáticas da agroecologia, soberania e segurança alimentar e nutricional na América Latina e interfaces.

Ele parte da premissa da saúde integral como um processo multidimensional, buscando contribuir para a formação de cidadãos mais íntegros com o seu mundo interno e o mundo que o circunda, como base para relações saudáveis entre os seres humanos entre si e com o ambiente, construindo territórios sustentáveis.
As interfaces entre sociobiodiversidade, agroecologia e a soberania alimentar e a segurança alimentar e nutricional (SSAN) buscam a compreensão da relação dos cidadão, dos atores, organizações, agricultores, povos e comunidades tradicionais com os seus territórios, com o manejo da socio e agrobiodiversidade, com o Direito Humano à Alimentação Adequada e com a Saúde Integral. Enfatiza-se a condição da SAN e da Saúde Integral, a Soberania Alimentar, a diversidade cultural, a agroecologia, a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, a valorização da sociobiodiversidade, processos de fortalecimento dos territórios, governança das redes agroecológicas e socioambientais.

Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural Logo

A Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano” é uma iniciativa do Cebrap Sustentabilidade – Núcleo de Estudos e Análises sobre Meio-ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade do Cebrap, em parceria com a Fundação Arymax, o Instituto Humanize e a Fundação Tide Setubal.
Essa iniciativa tem por objetivo viabilizar e estimular a produção de pesquisas, publicações, eventos, formatação ou execução de currículos, atividades de extensão e ensino ou uma combinação destes instrumentos, que permitam sistematizar novos conhecimentos relevantes, capazes de potencializar a disseminação e o nível de incidência de abordagens inovadoras e abrangentes sobre inclusão produtiva rural e interiorana.
A cada ano, a Cátedra Itinerante é sediada por organizações de diferentes regiões do Brasil, por duração determinada, em torno de um plano de trabalho voltado à produção e sistematização de conhecimentos sobre temas e questões chave para a inclusão produtiva rural.

Cemas Logo

CEMAS – O Centro Mundial de Valência para a Alimentação Urbana Sustentável é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Valência e da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), criado para identificar, classificar e divulgar os desafios que as cidades e população em geral enfrentam em relação à alimentação e nutrição. Divide-se em dois principais eixos de atuação:
Gestão de conhecimento – Viabiliza processos inovadores de combate à desnutrição, busca soluções para promover alimentação sustentável e saudável para as gerações futuras. Age catalogando, arquivando e orientando políticas, estratégias e ações das cidades e do mundo, visando alcançar sistemas alimentares locais sustentáveis dentro de uma estrutura de direitos, responsabilidade e coerência.
Comunicação – Visa facilitar a produção e troca de informação e conhecimento, com grande capacidade de gestão e conexão em todo o mundo e em contato permanente com outras agências das Nações Unidas relacionadas a estes processos, além de entidades públicas, entidades privadas, fundações e centros de pesquisas.

Comida do Amanhã Logo

Comida do Amanhã – O Instituto Comida do Amanhã é um think tank sem fins lucrativos, institucionalmente independente e apartidário, que apoia a transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, inclusivos e empoderadores, biodiversos e culturalmente integrados. A partir de uma visão sistêmica da alimentação, e contando com uma grande rede de parceiros, atuamos de forma interdisciplinar e intersetorial para conscientizar e impactar indivíduos, instituições e tomadores de decisão, com dois objetivos específicos e interdependentes.

FBSSAN Logo

FBSSAN – Criado em 1998, o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional cria espaços de interação entre pessoas, poder público, organizações, redes, movimentos sociais e instituições de pesquisa na luta pelo Direito Humano à Alimentação. A partir de diferentes perspectivas do sistema alimentar: produção, processamento, abastecimento e consumo, contando com atores de diversos setores ligados à alimentação, como as áreas da saúde, meio ambiente, nutrição, direitos humanos, reforma agrária, agroecologia, agricultura familiar, gênero, economia solidária, educação popular, dentre outros.

Visando a implementação de legislações e políticas públicas locais, nacionais e internacionais, buscou incidir sobre o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e participou ativamente na construção e aprovação no Congresso Nacional da Lei Orgânica de SAN (Lei 11.346/2006) e da Lei da Alimentação Escolar (Lei 11.947/2009). O fórum foi responsável pela criação da Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos), integra a Campanha Permanente Contra Agrotóxicos e Pela Vida no Brasil e internacionalmente integra a Rede Regional de Soberania Alimentar e Nutricional (SAN) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Redsan-CPLP).

Future of Food Beacon Logo

Future of Food Beacon – O Future of Food Beacon da Universidade de Nottingham (Inglaterra) é uma plataforma de pesquisa aberta, trabalhando em sistemas alimentares ao redor do mundo para desenvolver segurança nutricional e sustentabilidade.
Unindo a ciência genômica animal e vegetal à ciência nutricional de ponta, processamento de alimentos e tecnologias digitais e tecnologias de fabricação. Nossas pesquisas também são movidas pelo entendimento de questões econômicas, legais, sociais, culturais, históricas e éticas, que sustentam e moldam os sistemas alimentares.

Gepad Logo

GEPAD – O Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento, coordenado pelo Prof. Sérgio Schneider, foi criado em 2005 por um grupo de professores e estudantes do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS).
Ao longo do tempo, tornou-se uma equipe maior e multidisciplinar de pesquisadores atuantes em distintas Universidades e centros de pesquisa no Brasil e exterior. O grupo atua em projetos de pesquisa, extensão e parcerias institucionais com organizações da sociedade civil e agências do governo, publicando artigos científicos, teses, dissertações, relatórios técnicos e livros.

O GEPAD atua em quatro linhas: Dinâmica da agricultura familiar e da ruralidade contemporânea; Estado e políticas de desenvolvimento rural; Mercados alimentares e Inovação, mediação social e construção do conhecimento.

Ibase Logo

Ibase – O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) é uma organização de cidadania ativa, sem fins lucrativos. Efetiva a partir de 1981, foi fundada após anistia política por Herbert de Souza, o Betinho, e os companheiros de exílio Carlos Afonso e Marcos Arruda.

O Ibase, tem uma história institucional muito ligada à democratização do Brasil, em particular às lutas que permeiam a emergência da cidadania e a constituição da diversificada sociedade civil brasileira das três últimas décadas. Os grandes movimentos e campanhas cívicas deste período, foram também compromissos do Ibase e, por isto, foram momentos históricos de adaptação da sua agenda e das formas de atuação. Este legado está no ethos do Ibase.

O Ibase se pensa mais como ator na sociedade civil, autônomo e público, do que como instituição. Seu compromisso intelectual e prático fundante e sempre renovado é pela radicalização da democracia como modo de vida em sociedade. Define sua missão como de uma organização de cidadania ativa, que produz e formula conhecimentos, análises, questões e propostas como argumentos para a ação democrática transformadora. Seu campo prioritário de ação é o espaço público. Analisar e propor, debater e agir, trabalhar em rede e construir fóruns coletivos, tudo visando movimentos políticos e culturais irresistíveis, que tenham os direitos, a cidadania, a democracia e a sustentabilidade socioambiental como suas agendas, é o rumo que orienta o Ibase desde a sua fundação.

IREE Logo

IREE – O Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa é uma organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil.

Nossa atuação

Informação e Debate – É papel do IREE divulgar informações e análises relevantes sobre a política nacional e promover o debate entre pensamentos distintos. O IREE se propõe a ser um espaço democrático em defesa do diálogo franco e produtivo.
Novas Ideias e Projetos – O IREE defende que, por meio da informação e do debate, é possível exercer a política de maneira nobre. Dessa forma, os esforços do IREE são voltados para engajar a sociedade civil no desenvolvimento de projetos que atendam aos interesses coletivos.
Implementação – É desafio do IREE ser indutor de uma via eficiente de relacionamento entre sociedade civil e o governo para colocar em prática os projetos relevantes para o país. O IREE se propõe a auxiliar nessa relação e cobrar pela implementação das propostas.