IFZ na Mídia
Vídeos de eventos (lives, entrevistas, palestras, seminários, aulas, etc)
produzidos por terceiros, com a participação de membros do IFZ
Brasil: Agricultura familiar e o combate à fome sob Lula
Heinrich-Böll-Stiftung | 29/03/2021
O combate à fome e à pobreza: essa promessa marcou a campanha do Presidente do Brasil Lula da Silva, eleito no fim de outubro de 2022. A urgência desse combate é clara: milhões de brasileiros(as) não têm acesso a uma alimentação rica e saudável. O Brasil está desde 2018 de volta ao Mapa da Fome do Programa Mundial de Alimentação da ONU, embora o país produza alimentos suficientes e seja o terceiro maior exportador de alimentos, depois dos EUA e da China. Enquanto isso, o agronegócio tem visto aumentar suas exportações, mesmo em tempos de pandemia. O fato é que certos grupos são mais afetados pela fome e pela insegurança alimentar do que outros: o genêro e a cor da pele estão entre os fatores que determinam um acesso seguro ou inseguro à alimentação.
Leia MAIS
A concentração de grandes propriedades nas mãos de poucos também é parte do problema: a agricultura de pequenos(as) produtores tem relativamente pouca terra disponível para cultivo em comparação com os grandes proprietários cuja produção é orientada para a exportação. No entanto, pequenos(as) agricultores produzem cerca de 70 por cento dos alimentos para população brasileira. Assim, o seu fortalecimento é crucial para a luta contra a fome. O novo governo Lula da Silva já deu um primeiro passo para promover a agricultura familiar e assim combater a fome no Brasil: o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar conseguiu retomar seus trabalhos já em janeiro de 2023. O governo conservador-liberal de Temer (2016 – 2018) rebaixou o ministério a uma secretaria em 2016 e o governo Bolsonaro o retirou completamente do governo em 2019. Que outros passos políticos de combate à fome podem ser esperados do novo governo nos próximos meses? Quais estratégias políticas seriam adequadas e quais são reinvidicadas pelos atores e especialistas da sociedade civil? Qual é o papel da agroecologia, considerada um modelo alternativo para a produção de alimentos sustentáveis e saudáveis? O que precisa acontecer para utilizar ainda melhor seu potencial?
Com a participação de:
– Emilia Jomalinis, Doutora em agricultura, desenvolvimento e sociedade, pesquisadora do tema soberania e seguranca alimentar e nutricional.
– Thiago Lima, Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Moderação: Julia Ziesche, Fundação Heinrich Böll
Guerra na Ucrânia, inflação e fome
Cruzando Fronteiras | 25/03/2022
José Graziano da Silva é o entrevistado de Jamil Chade no programa Cruzando Fronteiras do Canal My News
Agricultura e Questão Agrária – Desafios e Controvérsias para a superação da fome no Brasil
FPA | 17/02/2022
Mesa Temática 1: “Agricultura e Questão Agrária – Desafios e Controvérsias para a superação da fome no Brasil” do Seminário Resistência, Travessia e Esperança promovido pela Fundação Perseu Abramo e pelo Núcleo Agrário do PT no Congresso Nacional.
Condutor do Seminário: Deputado Federal Pedro Uczai
Mediadora do Painel: Elisângela dos Santos Araújo, Secretária Agrária Nacional do PT
José Graziano da Silva é Diretor Geral do IFZ
Tema: Desafios para superar a fome no Brasil até 2030
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/GRAZIANO-Jose-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf
Elisabetta Recine é docente, integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências a Saúde da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: Seminário Nacional “Resistência, Travessia e Esperança nos Territórios Rurais”
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/RECINE-Elisabetta-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf
Sergio Sauer é professor na pós-graduação no Centro de Desenvolvimento Sustentável e do PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (Mader) da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: Agricultura e questão agrária: desafios e controvérsias para a superação da fome no Brasil
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/SILVIO-Sauer-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf
Inflação de alimentos e segurança alimentar
FPA | 07/02/2022
O Brasil voltou ao Mapa da Fome, diariamente novas famílias passam a viver situação de miséria extrema. Ao mesmo tempo, o aumento dos preços, o custo de vida e o desemprego também crescente geram fome ou alimentação inadequada.
Elvino Bohn Gass é pós-graduado em Gestão Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente exerce seu terceiro mandato de deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul.
José Giacomo Baccarin é professor de Economia Rural da Unesp, campus de Jaboticabal (SP). Estuda a internacionalização da agricultura brasileira e seus impactos nos preços ao consumidor no Brasil.
Mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.
A fome como resultado do projeto neoliberal
Canal do CONDE | 24/01/2022
Walter Belik é graduado em administração de empresas pela FGV, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em economia na Unicamp. Fez pós-doutorado no University College de Londres e no Departamento de Agricultura e Economia dos Recursos Naturais da University of California, em Berkeley, Estados Unidos. É professor aposentado de economia agrícola do IE da Unicamp e professor convidado na University of Kassel, Alemanha. Coordenou a Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas), até 2008 e desde 2013 é membro do Painel de Alto Nível da ONU de Experts para a Segurança Alimentar Mundial. Publicou mais de 200 artigos científicos, além de livros e textos de divulgação na área de agricultura e alimentação.
DCM TV | 15/11/2021
José Graziano da Silva fala da atual situação de insegurança alimentar no Brasil, do aumento de pessoas em situação de fome, do aumento da inflação dos alimentos básicos da cesta alimentar do brasileiro, do fim dos estoques reguladores e inspirado na fala do Betinho de que “quem tem fome, tem pressa”, Graziano aponta saídas emergenciais para a catástrofe humanitária que estamos vivendo.
Fome: da insegurança ao desespero, com José Graziano
Brasil em Construção | 22/10/2021
José Graziano da Silva é agrônomo, professor e escritor ítalo-brasileiro nascido nos Estados Unidos. Escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil. Entre 2003 e 2004, atuou no gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero. Em 26 de junho de 2011, foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para um mandato de três anos e meio (1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015). Em junho de 2015, Graziano da Silva, candidato único, foi reeleito a um segundo e último mandato de quatro anos (1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2019).
A Fome ameaça o mundo?
OPERA MUNDI | 20/10/2021
No programa 20 MINUTOS ENTREVISTA desta quarta-feira (20/10), o jornalista Breno Altman entrevistou José Graziano da Silva, diretor do Instituto Fome Zero, sobre a situação de insegurança alimentar que o Brasil vive atualmente.
Graziano começou analisando as causas do problema, que vem se agravando nos últimos anos, principalmente a partir do governo Michel Temer. Segundo ele, a insegurança alimentar moderada e grave não são provocadas pela falta de alimentos, mas pela falta de renda.
“Foi se produzindo uma concentração de renda extrema, que se agravou com a pandemia. Temos alimentos, mas as pessoas não têm dinheiro para comprá-los. Mas existem vários fatores que levaram a esse cenário”, começou explicando o professor.
A volta da fome: o cenário assustador de um país sem governo
IFZ/Prerrô/TVT | 16/10/2021
No Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, e no momento em que o Brasil volta de forma violenta ao mapa da fome, o Grupo Prerrogativas e o Canal do Conde promovem um debate em parceria com o Instituto Fome Zero para debater caminhos e soluções para um novo ciclo de combate à fome, bem como denunciar o descaso do Governo Federal que permitiu a intensificação da pobreza em tempo recorde no país.
Participam do debate o ex-diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) José Graziano, a ex-ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello, a também ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes e o educador e ativista Douglas Belchior. Retransmissão ao vivo pela TV 247. A moderação será feita pelo linguista Gustavo Conde
Leia MAIS
José Graziano da Silva é agrônomo, professor e escritor ítalo-brasileiro nascido nos Estados Unidos. Escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil. Entre 2003 e 2004, atuou no gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero. Em 26 de junho de 2011, foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para um mandato de três anos e meio (1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015). Em junho de 2015, Graziano da Silva, candidato único, foi reeleito a um segundo e último mandato de quatro anos (1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2019).
Tereza Campello é economista e pesquisadora brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). É formada pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Foi a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o governo Dilma Rousseff.
Márcia Lopes é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina. Aos 19 anos, ingressou no curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante esse tempo, foi membro do Centro de Direitos Humanos e teve participação ativa no movimento estudantil. Foi Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2004 e 2008. Nomeada ministra desta pasta em 2010 pelo Presidente Lula, em substituição a Patrus Ananias.
Douglas Belchior é educador e uma das lideranças sociais mais respeitadas do país. Em sua trajetória política, atua principalmente em questões de direitos humanos e direitos sociais, com ênfase no combate ao racismo e nos movimentos negros. É fundador e um dos principais integrantes do cursinho popular e movimento social UNEafro Brasil.
Copa debate a Fome no Dia Mundial da Alimentação
Movimento Copacabana por Diretas e Direitos | 16/10/2021
Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, data em que se comemora também o aniversário da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Para marcar a data, o Movimento Copacabana por Diretas e Direitos convidou João Pedro Magro, Engenheiro Agrônomo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e colaborador do Instituto Fome Zero, Jaime Muniz, Coordenador do Movimento FAVELAÇÃO e Diretor da FAFERJ e representantes das comunidades beneficiadas pela Campanha A Fome Grita nas Ruas para discutir caminhos para o combate à fome no Brasil.
Estratégia Araraquara Sem Fome: Resgatando a Dignidade
Prefeitura Municipal de Araraquara | 14/10/2021
Abertura da 4ª Semana da Alimentação Saudável, que tem como tema “Fome e Obesidade – Desafios e Soluções em Tempos de Pandemia”.
Convidados, o prefeito Edinho Silva e o diretor-geral adjunto do Instituto Fome Zero, Walter Belik, que aborda o tema “Situação Atual das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional”.
Dia Mundial da Alimentação
ENEN | 14/10/2021
Evento organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN) em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), com a participação do Prof. José Giacomo Baccarin do IFZ, que falou sobre “O Programa Fome Zero e as lições para a atualidade”
A Engenharia e a Segurança Alimentar
Clube de Engenharia | 01/09/2021
Palestra com o Eng. Agrônomo João Pedro Magro, Colaborador no Instituto Fome Zero, sobre A Engenharia e a Segurança Alimentar, organizado pelo 5º EFEEng – Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia
A Fome no Brasil: de Josué de Castro à Pandemia
IBEP | 19/08/2021
Expositor: José Graziano da Silva, Diretor-Geral do IFZ
Comentador: João Pedro Stédile, Coordenador Nacional do MST