IFZ na Mídia

Vídeos de eventos (lives, entrevistas, palestras, seminários, aulas, etc)
produzidos por terceiros, com a participação de membros do IFZ

Vencer a fome de novo, com Walter Belik

Podcast do Conde | 26/06/2023

Walter Belik é Professor Titular Aposentado de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp. O Prof. Belik foi Visiting Fellow no Institute of Latin American Studies, University College, Londres, em 1993; no Departamento de Agricultura & Economia dos Recursos Naturais da University of California, Berkeley, em 2003 e Guest Lecturer na University of Kassel, Alemanha, desde 2014. Atuou como Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp por cinco anos.

Brasil: Agricultura familiar e o combate à fome sob Lula

Heinrich-Böll-Stiftung | 29/03/2023

O combate à fome e à pobreza: essa promessa marcou a campanha do Presidente do Brasil Lula da Silva, eleito no fim de outubro de 2022. A urgência desse combate é clara: milhões de brasileiros(as) não têm acesso a uma alimentação rica e saudável. O Brasil está desde 2018 de volta ao Mapa da Fome do Programa Mundial de Alimentação da ONU, embora o país produza alimentos suficientes e seja o terceiro maior exportador de alimentos, depois dos EUA e da China. Enquanto isso, o agronegócio tem visto aumentar suas exportações, mesmo em tempos de pandemia. O fato é que certos grupos são mais afetados pela fome e pela insegurança alimentar do que outros: o genêro e a cor da pele estão entre os fatores que determinam um acesso seguro ou inseguro à alimentação.
Leia MAIS

Guerra na Ucrânia, inflação e fome

Cruzando Fronteiras | 25/03/2022

José Graziano da Silva é o entrevistado de Jamil Chade no programa Cruzando Fronteiras do Canal My News

Agricultura e Questão Agrária – Desafios e Controvérsias para a superação da fome no Brasil

FPA | 17/02/2022

Mesa Temática 1: “Agricultura e Questão Agrária – Desafios e Controvérsias para a superação da fome no Brasil” do Seminário Resistência, Travessia e Esperança promovido pela Fundação Perseu Abramo e pelo Núcleo Agrário do PT no Congresso Nacional.
Condutor do Seminário: Deputado Federal Pedro Uczai
Mediadora do Painel: Elisângela dos Santos Araújo, Secretária Agrária Nacional do PT

José Graziano da Silva é Diretor Geral do IFZ
Tema: Desafios para superar a fome no Brasil até 2030
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/GRAZIANO-Jose-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf

Elisabetta Recine é docente, integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências a Saúde da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: Seminário Nacional “Resistência, Travessia e Esperança nos Territórios Rurais”
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/RECINE-Elisabetta-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf

Sergio Sauer é professor na pós-graduação no Centro de Desenvolvimento Sustentável e do PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (Mader) da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: Agricultura e questão agrária: desafios e controvérsias para a superação da fome no Brasil
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/SILVIO-Sauer-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf

Inflação de alimentos e segurança alimentar

FPA | 07/02/2022

O Brasil voltou ao Mapa da Fome, diariamente novas famílias passam a viver situação de miséria extrema. Ao mesmo tempo, o aumento dos preços, o custo de vida e o desemprego também crescente geram fome ou alimentação inadequada.
Elvino Bohn Gass é pós-graduado em Gestão Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente exerce seu terceiro mandato de deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul.
José Giacomo Baccarin é professor de Economia Rural da Unesp, campus de Jaboticabal (SP). Estuda a internacionalização da agricultura brasileira e seus impactos nos preços ao consumidor no Brasil.
Mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.

A fome como resultado do projeto neoliberal

Canal do CONDE | 24/01/2022

Walter Belik é graduado em administração de empresas pela FGV, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em economia na Unicamp. Fez pós-doutorado no University College de Londres e no Departamento de Agricultura e Economia dos Recursos Naturais da University of California, em Berkeley, Estados Unidos. É professor aposentado de economia agrícola do IE da Unicamp e professor convidado na University of Kassel, Alemanha. Coordenou a Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas), até 2008 e desde 2013 é membro do Painel de Alto Nível da ONU de Experts para a Segurança Alimentar Mundial. Publicou mais de 200 artigos científicos, além de livros e textos de divulgação na área de agricultura e alimentação.

DCM TV | 15/11/2021

José Graziano da Silva fala da atual situação de insegurança alimentar no Brasil,  do aumento de pessoas em situação de fome, do aumento da inflação dos alimentos básicos da cesta alimentar do brasileiro, do fim dos estoques reguladores e inspirado na fala do Betinho de que “quem tem fome, tem pressa”, Graziano aponta saídas emergenciais para a catástrofe humanitária que estamos vivendo.

Fome: da insegurança ao desespero, com José Graziano

Brasil em Construção | 22/10/2021

José Graziano da Silva é agrônomo, professor e escritor ítalo-brasileiro nascido nos Estados Unidos. Escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil. Entre 2003 e 2004, atuou no gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero. Em 26 de junho de 2011, foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para um mandato de três anos e meio (1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015). Em junho de 2015, Graziano da Silva, candidato único, foi reeleito a um segundo e último mandato de quatro anos (1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2019).

A Fome ameaça o mundo?

OPERA MUNDI | 20/10/2021

No programa 20 MINUTOS ENTREVISTA desta quarta-feira (20/10), o jornalista Breno Altman entrevistou José Graziano da Silva, diretor do Instituto Fome Zero, sobre a situação de insegurança alimentar que o Brasil vive atualmente.

Graziano começou analisando as causas do problema, que vem se agravando nos últimos anos, principalmente a partir do governo Michel Temer. Segundo ele, a insegurança alimentar moderada e grave não são provocadas pela falta de alimentos, mas pela falta de renda.

“Foi se produzindo uma concentração de renda extrema, que se agravou com a pandemia. Temos alimentos, mas as pessoas não têm dinheiro para comprá-los. Mas existem vários fatores que levaram a esse cenário”, começou explicando o professor.

A volta da fome: o cenário assustador de um país sem governo

IFZ/Prerrô/TVT | 16/10/2021

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, e no momento em que o Brasil volta de forma violenta ao mapa da fome, o Grupo Prerrogativas e o Canal do Conde promovem um debate em parceria com o Instituto Fome Zero para debater caminhos e soluções para um novo ciclo de combate à fome, bem como denunciar o descaso do Governo Federal que permitiu a intensificação da pobreza em tempo recorde no país.
Participam do debate o ex-diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) José Graziano, a ex-ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello, a também ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes e o educador e ativista Douglas Belchior. Retransmissão ao vivo pela TV 247. A moderação será feita pelo linguista Gustavo Conde
Leia MAIS

Copa debate a Fome no Dia Mundial da Alimentação

Movimento Copacabana por Diretas e Direitos | 16/10/2021

Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, data em que se comemora também o aniversário da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Para marcar a data, o Movimento Copacabana por Diretas e Direitos convidou João Pedro Magro, Engenheiro Agrônomo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e colaborador do Instituto Fome Zero, Jaime Muniz, Coordenador do Movimento FAVELAÇÃO e Diretor da FAFERJ e representantes das comunidades beneficiadas pela Campanha A Fome Grita nas Ruas para discutir caminhos para o combate à fome no Brasil.

Estratégia Araraquara Sem Fome: Resgatando a Dignidade

Prefeitura Municipal de Araraquara | 14/10/2021

Abertura da 4ª Semana da Alimentação Saudável, que tem como tema “Fome e Obesidade – Desafios e Soluções em Tempos de Pandemia”.
Convidados, o prefeito Edinho Silva e o diretor-geral adjunto do Instituto Fome Zero, Walter Belik, que aborda o tema “Situação Atual das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional”.

Dia Mundial da Alimentação

ENEN | 14/10/2021

Evento organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN) em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), com a participação do Prof. José Giacomo Baccarin do IFZ, que falou sobre “O Programa Fome Zero e as lições para a atualidade”

A Engenharia e a Segurança Alimentar

Clube de Engenharia | 01/09/2021

Palestra com o Eng. Agrônomo João Pedro Magro, Colaborador no Instituto Fome Zero, sobre A Engenharia e a Segurança Alimentar, organizado pelo 5º EFEEng – Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia

A Fome no Brasil: de Josué de Castro à Pandemia

IBEP | 19/08/2021

Expositor: José Graziano da Silva, Diretor-Geral do IFZ
Comentador: João Pedro Stédile, Coordenador Nacional do MST