IFZ na Mídia

Vídeos de eventos (lives, entrevistas, palestras, seminários, aulas, etc)
produzidos por terceiros, com a participação de membros do IFZ

Joacir Rufino de Aquino | Instituto Fome Zero lança cartilha para combate à fome no Brasil

Bandnews Minas | 12/07/2024

20240712 Joacir Bandnews Minas
Reproduzir vídeo sobre 20240712 Joacir Bandnews Minas

Instituto Fome Zero anunciou o lançamento da cartilha “Como Acabar com a Fome no seu Município“, um guia prático destinado a prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que assumirão seus cargos a partir de 2025.
O documento tem como objetivo principal orientar os gestores sobre a implementação de programas e ações eficazes no combate à fome e à pobreza.

Em entrevista ao Jornal BandNews 1° edição, o membro do Instituto Fome Zero e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Joacir Rufino de Aquino, fala sobre a cartilha que irá ajudar a combater a fome nos municípios pelo Brasil.
Baixe aqui a cartilha “Como Acabar com a Fome no seu Município

José Graziano da Silva | José Graziano analisa a luta do Brasil contra a insegurança alimentar

Record News | 20/06/2024

No programa Diálogos sobre a Fome, da Record News, o apresentador Rafael Algarte conversou por mais de 40 minutos com José Graziano da Silva, um dos fundadores do Instituto Fome Zero, sobre a luta do Brasil no combate à insegurança alimentar.

Os dois abordaram diversos temas, como crescimento econômico, geração de empregos, a importância da valorização dos circuitos curtos de produção de consumo na redução de desperdício de comida, entre outros.

Graziano traçou um paralelo da fome em 2003 e agora, relembrando que, no início do programa Fome Zero, grande parte da fome era rural, como ainda acontece na África. Hoje, a fome está presente nas periferias das grandes metrópoles.
Leia MAIS

José Graziano da SIlva Record News 20240620
Reproduzir vídeo sobre José Graziano da SIlva Record News 20240620

José Giacomo Baccarin | Concentração de terras, produção de alimentos e agricultura familiar

Programa "Tá na Mída" na TV Unesp | 19/06/2024

José Giacomo Baccarin discute a concentração de terras, a produção de alimentos e a agricultura familiar no Programa "Tá na Mídia" da TVUnesp
Reproduzir vídeo sobre José Giacomo Baccarin discute a concentração de terras, a produção de alimentos e a agricultura familiar no Programa "Tá na Mídia" da TVUnesp

Nesta edição do “Tá na Mídia” – programa da TV Unesp – falamos sobre a produção de alimentos no Brasil e o papel da agricultura familiar no cultivo dos produtos que chegam à nossa mesa diariamente.

O entrevistado é o ProfJosé Giacomo Baccarin, do departamento de Economia, Administração e Educação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp em Jaboticabal, e diretor do Instituto Fome Zero.

José Giacomo Baccarin | Desenvolvimento Social e Produção Econômica

Canal Youtube PROEC UNESP | 09/05/2024

Participação do Prof. José Giacomo Baccarin no curso “Educação Política e Gestão Municipal”, tratando o tema “Desenvolvimento Social e Produção Econômica”

Baccarin Desenvolvimento Social e Produção Econômica
Reproduzir vídeo sobre Baccarin Desenvolvimento Social e Produção Econômica

João Pedro Magro | Como reduzir a fome e a insegurança alimentar

TV Unicamp | 02/05/2024

João Pedro Magro TV Unicamp Fome por quê
Reproduzir vídeo sobre João Pedro Magro TV Unicamp Fome por quê

O Analisa apresenta o pesquisador João Pedro Magro, do Instituto Fome Zero, que é doutorando no Instituto de Economia da Unicamp. Magro discute os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua do IBGE, referentes ao último trimestre de 2023. Os dados apontam que a insegurança alimentar atinge 7,4 milhões de famílias brasileiras. Em comparação, porém, com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada em 2017 e 2018, houve melhora na segurança alimentar, que passou de 63% para 72,4%. O pesquisador aponta as condições determinantes tanto para a queda quanto para o aumento da segurança alimentar no Brasil e faz uma análise específica do estado de São Paulo, onde houve aumento de 37% na insegurança alimentar nos últimos 5 anos.

José Graziano da Silva | Uma em cada quatro famílias sofreu com insegurança alimentar em 2023

Jornal da Band | 25/04/2024

Uma em cada quatro famílias sofreu com insegurança alimentar em 2023

A insegurança alimentar ainda atingiu uma em cada quatro famílias sofreu com insegurança alimentar em 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25).

João Pedro Magro | Nos últimos cinco anos, o risco alimentar diminuiu no Brasil

TV Brasil | 25/04/2024

João Pedro Magro TV Brasil 20240425
Reproduzir vídeo sobre João Pedro Magro TV Brasil 20240425

A quantidade de brasileiros com fome diminuiu nos últimos cinco anos, de acordo com pesquisa divulgada hoje. Para o IBGE, os motivos estão relacionados com investimentos em programas sociais e com a recuperação da economia.

Bárbara Pereira, repórter da EBC, entrevista João Pedro Magro sobre os resultados da PNAD Contínua/módulo Segurança Alimentar divulgado pelo IBGE

José Graziano da Silva | Como tirar 20 milhões do mapa da fome

Le Monde Diplomatique Brasil | 19/04/2024

O sociólogo e diretor do Le Monde Diplomatique Brasil, Silvio Caccia Bava, conversa com o diretor geral do Instituto Fome Zero, José Graziano da Silva, sobre a volta do Brasil ao mapa da fome.

LMDB Como tirar 20 milhões do mapa da fome
Reproduzir vídeo sobre LMDB Como tirar 20 milhões do mapa da fome

João Pedro Magro | 20 milhões deixam quadro de Insegurança Alimentar no Brasil

Jornal da Record | JR News | 29/03/2024

João Pedro Magro Record News 20240329
Reproduzir vídeo sobre João Pedro Magro Record News 20240329

Cerca de 20 milhões de brasileiros deixaram o quadro de “insegurança alimentar moderada ou grave” em 2023. E para explicar mais sobre esse assunto, conversamos com o doutorando em Economia e pesquisador do Instituto Fome Zero, João Pedro Magro.

José Graziano da Silva | El hambre una cuestión política

La Casa Encendida | 19/03/2024

José Graziano da Silva es el impulsor del programa Hambre Cero en Brasil, considerado el proyecto más exitoso contra el hambre en el mundo.

En pleno siglo XXI, en un mundo que produce casi el doble de lo necesario para alimentar a los habitantes del planeta, 735 millones de personas siguen sufriendo hambre. Erradicar el hambre no es pues una cuestión de capacidad de producción, sino de voluntad política y de organización.

Bajo esta premisa La Casa Encendida organiza el próximo 19 de marzo la conferencia del brasileño José Graziano da Silva, uno de los grandes expertos mundiales en las cuestiones relacionadas con el hambre, la seguridad alimentaria y el desarrollo rural en el plano académico,Leia MAIS

El hambre una cuestión política, con Graziano da Silva
Reproduzir vídeo sobre El hambre una cuestión política, con Graziano da Silva

José Graziano da Silva | Más de un millón de palestinos padecen de falta de comida, según la FAO

RTVE | 19/03/2024

Más de un millón de palestinos se han quedado sin comida. Según la Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura, la situación de hambre es “catastrófica”. José Graziano da Silva, director del Instituto Hambre Cero, tacha el escenario en Gaza de un “retorno a la barbarie” y pide la entrada de la ONU en la Franja para atajar el problema.

João Pedro Magro | IFZ: insegurança alimentar no Brasil cai 30% em 2023

AgroMais | 18/03/2024

Estudo realizado pelo Instituto Fome Zero (IFZ), a pedido do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, revelou que houve redução de 30% da insegurança alimentar no Brasil em 2023. João Pedro Magro, pesquisador do instituto, ressaltou, em entrevista ao canal AgroMais, que ao menos 20 milhões de pessoas saíram do quadro de insegurança alimentar grave ou moderada no último ano.

João Pedro no AgroMais
Reproduzir vídeo sobre João Pedro no AgroMais

Walter Belik | Governo Lula tira 13 milhões de pessoas do mapa da fome em 2023

TVT | 14/03/2024

Belik na TVT
Reproduzir vídeo sobre Belik na TVT

Estudo do Instituto Fome Zero (IFZ) mostra que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil e 20 milhões de pessoas deixaram de sofrer de insegurança alimentar moderada. Isso representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total (grave + moderada) no país. Conversamos com o diretor-adjunto do Instituto Fome Zero, Walter Belik.

José Giacomo Baccarin | 13 milhões de brasileiros fora da fila da fome

TV Brasil| 13/03/2024

Treze milhões de brasileiros deixaram de passar fome no ano passado. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Em 2022, eram 33 milhões de brasileiros que passavam fome. Número que caiu para 20 milhões no ano passado.
Contribuíram diretamente para isso o fato de termos mais pessoas com rendimento, seja porque aumentou o número de pessoas empregadas ou por terem sido beneficiadas pelos programas de transferência de renda. Também contribuiu o reajuste do salário-mínimo acima da inflação, além da queda dos preços de alguns produtos alimentícios.
O estudo cruzou dados de duas pesquisas do IBGE, a de amostra nacional de domicílios contínua e a de orçamento familiar. E foram consideradas duas situações: a de insegurança alimentar moderada, que é quando a pessoa não faz as três refeições diárias, ou seja, não se alimenta o suficiente; e a insegurança alimentar grave, quando não se come por um ou mais dias, o que significa que a pessoa passa fome.

Baccarin TV Brasil
Reproduzir vídeo sobre Baccarin TV Brasil

José Giacomo Baccarin | Direito Humano à Alimentação Adequada e o papel do Ministério Público

Escola Superior do Ministério Público de São Paulo | 14/11/2023

Direito Humano à Alimentação Adequada e o papel do Ministério Público
Reproduzir vídeo sobre Direito Humano à Alimentação Adequada e o papel do Ministério Público

Em escutas sociais realizadas por todo o Estado de SP tem sido cada vez mais frequente a demanda pelo fomento de políticas de segurança alimentar e nutricional – SISAN – o que é compreensível considerando que, segundo pesquisa realizada pela Rede PENSANN, 33 milhões de pessoas passam fome atualmente no Brasil. Neste mesmo sentido, o Conselho Nacional do Ministério Público determinou que os Ministérios Públicos de todo o Brasil, por meio da Recomendação 97/2023, atuem de forma articulada com os poderes públicos e a sociedade civil organizada para que os Estados e os Municípios realizem adesão ao SISAN no enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional. O evento tem, pois, como objetivo, a sensibilização dos integrantes do Ministério Público sobre a questão da segurança alimentar e nutricional em cumprimento à Recomendação 97/2023 do CNMP.Leia MAIS

Milton Rondó Filho | Como estão as relações entre o Brasil e a China?

Le Monde Diplomatque Brasil | 19/10/2023

Nesta edição do TV Diplomatique, o sociólogo e editor-chefe do jornal, Silvio Caccia Bava, conversa com o diplomata Milton Rondó Filho sobre as relações políticas, diplomáticas e econômicas entre o Brasil e a China.

José Graziano da Silva | Segurança alimentar na Cúpula da Amazônia

Le Monde Diplomatque Brasil | 09/08/2023

Nesta episódio, o programa de debates TV Diplomatique trata da importância e os desafios da Cúpula da Amazônia na segurança alimentar. Conversamos com José Graziano da Silva, agrônomo e economista, ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome do governo Lula, responsável pela implementação do programa Fome Zero.

Walter Belik | Vencer a fome de novo, com Walter Belik

Podcast do Conde | 26/06/2023

Walter Belik é Professor Titular Aposentado de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp. O Prof. Belik foi Visiting Fellow no Institute of Latin American Studies, University College, Londres, em 1993; no Departamento de Agricultura & Economia dos Recursos Naturais da University of California, Berkeley, em 2003 e Guest Lecturer na University of Kassel, Alemanha, desde 2014. Atuou como Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp por cinco anos.

Thiago Lima | Brasil: Agricultura familiar e o combate à fome sob Lula

Heinrich-Böll-Stiftung | 29/03/2023

O combate à fome e à pobreza: essa promessa marcou a campanha do Presidente do Brasil Lula da Silva, eleito no fim de outubro de 2022. A urgência desse combate é clara: milhões de brasileiros(as) não têm acesso a uma alimentação rica e saudável. O Brasil está desde 2018 de volta ao Mapa da Fome do Programa Mundial de Alimentação da ONU, embora o país produza alimentos suficientes e seja o terceiro maior exportador de alimentos, depois dos EUA e da China. Enquanto isso, o agronegócio tem visto aumentar suas exportações, mesmo em tempos de pandemia. O fato é que certos grupos são mais afetados pela fome e pela insegurança alimentar do que outros: o genêro e a cor da pele estão entre os fatores que determinam um acesso seguro ou inseguro à alimentação.
Leia MAIS

José Graziano da Silva | Guerra na Ucrânia, inflação e fome

Cruzando Fronteiras | 25/03/2022

José Graziano da Silva é o entrevistado de Jamil Chade no programa Cruzando Fronteiras do Canal My News

Agricultura e Questão Agrária – Desafios e Controvérsias para a superação da fome no Brasil

FPA | 17/02/2022

Mesa Temática 1: “Agricultura e Questão Agrária – Desafios e Controvérsias para a superação da fome no Brasil” do Seminário Resistência, Travessia e Esperança promovido pela Fundação Perseu Abramo e pelo Núcleo Agrário do PT no Congresso Nacional.
Condutor do Seminário: Deputado Federal Pedro Uczai
Mediadora do Painel: Elisângela dos Santos Araújo, Secretária Agrária Nacional do PT

José Graziano da Silva é Diretor Geral do IFZ
Tema: Desafios para superar a fome no Brasil até 2030
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/GRAZIANO-Jose-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf

Elisabetta Recine é docente, integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências a Saúde da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: Seminário Nacional “Resistência, Travessia e Esperança nos Territórios Rurais”
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/RECINE-Elisabetta-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf

Sergio Sauer é professor na pós-graduação no Centro de Desenvolvimento Sustentável e do PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (Mader) da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: Agricultura e questão agrária: desafios e controvérsias para a superação da fome no Brasil
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/SILVIO-Sauer-Seminario-Resistencia-Travessia-e-Esperanca-15.02.2022.pdf

José Giacomo Baccarin | Inflação de alimentos e segurança alimentar

FPA | 07/02/2022

O Brasil voltou ao Mapa da Fome, diariamente novas famílias passam a viver situação de miséria extrema. Ao mesmo tempo, o aumento dos preços, o custo de vida e o desemprego também crescente geram fome ou alimentação inadequada.
Elvino Bohn Gass é pós-graduado em Gestão Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente exerce seu terceiro mandato de deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul.
José Giacomo Baccarin é professor de Economia Rural da Unesp, campus de Jaboticabal (SP). Estuda a internacionalização da agricultura brasileira e seus impactos nos preços ao consumidor no Brasil.
Mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.

Walter Belik | A fome como resultado do projeto neoliberal

Canal do CONDE | 24/01/2022

Walter Belik é graduado em administração de empresas pela FGV, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em economia na Unicamp. Fez pós-doutorado no University College de Londres e no Departamento de Agricultura e Economia dos Recursos Naturais da University of California, em Berkeley, Estados Unidos. É professor aposentado de economia agrícola do IE da Unicamp e professor convidado na University of Kassel, Alemanha. Coordenou a Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas), até 2008 e desde 2013 é membro do Painel de Alto Nível da ONU de Experts para a Segurança Alimentar Mundial. Publicou mais de 200 artigos científicos, além de livros e textos de divulgação na área de agricultura e alimentação.

José Graziano da Silva | Entrevista ao Diário do Centro do Mundo

DCM TV | 15/11/2021

José Graziano da Silva fala da atual situação de insegurança alimentar no Brasil,  do aumento de pessoas em situação de fome, do aumento da inflação dos alimentos básicos da cesta alimentar do brasileiro, do fim dos estoques reguladores e inspirado na fala do Betinho de que “quem tem fome, tem pressa”, Graziano aponta saídas emergenciais para a catástrofe humanitária que estamos vivendo.

José Graziano da Silva | Fome: da insegurança ao desespero

Brasil em Construção | 22/10/2021

José Graziano da Silva é agrônomo, professor e escritor ítalo-brasileiro nascido nos Estados Unidos. Escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil. Entre 2003 e 2004, atuou no gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo o responsável pela implementação do Programa Fome Zero. Em 26 de junho de 2011, foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para um mandato de três anos e meio (1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015). Em junho de 2015, Graziano da Silva, candidato único, foi reeleito a um segundo e último mandato de quatro anos (1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2019).

José Graziano da Silva | A Fome ameaça o mundo?

OPERA MUNDI | 20/10/2021

No programa 20 MINUTOS ENTREVISTA desta quarta-feira (20/10), o jornalista Breno Altman entrevistou José Graziano da Silva, diretor do Instituto Fome Zero, sobre a situação de insegurança alimentar que o Brasil vive atualmente.

Graziano começou analisando as causas do problema, que vem se agravando nos últimos anos, principalmente a partir do governo Michel Temer. Segundo ele, a insegurança alimentar moderada e grave não são provocadas pela falta de alimentos, mas pela falta de renda.

“Foi se produzindo uma concentração de renda extrema, que se agravou com a pandemia. Temos alimentos, mas as pessoas não têm dinheiro para comprá-los. Mas existem vários fatores que levaram a esse cenário”, começou explicando o professor.

José Graziano da Silva | A volta da fome: o cenário assustador de um país sem governo

IFZ/Prerrô/TVT | 16/10/2021

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, e no momento em que o Brasil volta de forma violenta ao mapa da fome, o Grupo Prerrogativas e o Canal do Conde promovem um debate em parceria com o Instituto Fome Zero para debater caminhos e soluções para um novo ciclo de combate à fome, bem como denunciar o descaso do Governo Federal que permitiu a intensificação da pobreza em tempo recorde no país.
Participam do debate o ex-diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) José Graziano, a ex-ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello, a também ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes e o educador e ativista Douglas Belchior. Retransmissão ao vivo pela TV 247. A moderação será feita pelo linguista Gustavo Conde
Leia MAIS

João Pedro Magro | Copa debate a Fome no Dia Mundial da Alimentação

Movimento Copacabana por Diretas e Direitos | 16/10/2021

Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, data em que se comemora também o aniversário da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Para marcar a data, o Movimento Copacabana por Diretas e Direitos convidou João Pedro Magro, Engenheiro Agrônomo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e colaborador do Instituto Fome Zero, Jaime Muniz, Coordenador do Movimento FAVELAÇÃO e Diretor da FAFERJ e representantes das comunidades beneficiadas pela Campanha A Fome Grita nas Ruas para discutir caminhos para o combate à fome no Brasil.

Walter Belik | Estratégia Araraquara Sem Fome: Resgatando a Dignidade

Prefeitura Municipal de Araraquara | 14/10/2021

Abertura da 4ª Semana da Alimentação Saudável, que tem como tema “Fome e Obesidade – Desafios e Soluções em Tempos de Pandemia”.
Convidados, o prefeito Edinho Silva e o diretor-geral adjunto do Instituto Fome Zero, Walter Belik, que aborda o tema “Situação Atual das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional”.

José Giacomo Baccarin | Dia Mundial da Alimentação

ENEN | 14/10/2021

Evento organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN) em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), com a participação do Prof. José Giacomo Baccarin do IFZ, que falou sobre “O Programa Fome Zero e as lições para a atualidade”

João Pedro Magro | A Engenharia e a Segurança Alimentar

Clube de Engenharia | 01/09/2021

Palestra com o Eng. Agrônomo João Pedro Magro, Colaborador no Instituto Fome Zero, sobre A Engenharia e a Segurança Alimentar, organizado pelo 5º EFEEng – Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia

José Graziano da Silva | A Fome no Brasil: de Josué de Castro à Pandemia

IBEP | 19/08/2021

Expositor: José Graziano da Silva, Diretor-Geral do IFZ
Comentador: João Pedro Stédile, Coordenador Nacional do MST