Centrais de Abastecimento assinam acordos de cooperação com órgão da ONU

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Dois termos de cooperação foram assinados nesta sexta-feira (7), durante evento no Ceasa Minas, em Contagem

Por Mardélio Couto na Itataia| 07/07/2023

“Um país que alimenta o mundo não pode permitir que uma única comunidade possa sofrer com a fome”. 

A afirmação é de Rafael Zavala, Representante no Brasil da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que visitou o Ceasa Minas nesta sexta-feira (7) e falou com a reportagem da Itatiaia. 

Em um evento na Ceasa Minas, em Contagem, na Grande Belo Horizonte, a FAO assinou um termo com a Abracen, Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento.

Zavala afirma que as Ceasas são agentes transformadores e têm grande importância no combate à fome e no acesso à alimentação saudável. 

“A importância das Ceasas está mudando. Antes, eram locais de distribuição de alimentos e produtos in natura, agora não, além de ser distribuidora, tem que ser um agente transformador dos sistemas agro alimentares para atingir a alimentação saudável dos consumidores”, afirmou Zavala. 

O Presidente da Abracen, Éder Eduardo Bublitz, ressalta que termos assinados vão provocar impactos positivos significativos na mesa do brasileiro. 

“Os dois termos, um com a FAO e outro com a BR Abastece, são importantes, que certamente vão mudar o rumo do abastecimento nacional. Certamente vão conseguir mudar o rumo do abastecimento nacional, vamos conseguir colocar em práticas medidas para aumentar a segurança alimentar”, afirmou Bublitx. 

Representante do governo Lula, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o país precisa voltar a combater a fome. 

“Todos sabem que o grande foco do nosso governo é combater a desigualdade no país. E para isso precisamos ter a humildade de reconhecer que ainda vivemos em um país desigual e que ainda tem fome e miséria. Para isso precisamos trabalhar para combater essas desigualdades. E para isso precisamos combater a fome”, afirmou o ministro. 

O Governo Lula vai incluir as Ceasas na política de abastecimento do país. A intenção é intensificar o combate à fome no Brasil.

Publicado originalmente na Itataia
https://www.itatiaia.com.br/editorias/politica/2023/07/07/centrais-de-abastecimento-assinam-acordo-de-cooperacao-com-orgao-da-onu