José Giacomo Baccarin

José Giácomo Baccarin 620x512

José Giacomo Baccarin é Agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da UNESP, campus de Jaboticabal (SP), Mestre em Economia Agrária pela ESALQ/USP, Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCAr.

É Professor Livre Docente da UNESP, ministrando aulas de economia agrária e políticas agrícolas nos campus de Jaboticabal (SP), na graduação, e de Rio Claro (SP), na pós-graduação em Geografia.

Teve dois mandatos eletivos, Prefeito de Jaboticabal (SP), entre 1989 e 1992, e Deputado Estadual junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de 1995 a 1998.

Ocupou o cargo de Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na execução do Programa Fome Zero, no primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003 e 2004. Foi Superintendente do INCRA no Estado de São Paulo, entre 2011 e 2012.

Suas pesquisas acadêmicas estão relacionadas com o desempenho do complexo sucroalcooleiro, envolvendo temas como progresso técnico e impactos nas relações de trabalho. Também se dedica ao estudo de políticas de compras públicas de alimentos e de crédito rural para a agricultura familiar. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o impacto da internacionalização da agricultura brasileira sobre os preços dos alimentos ao consumidor no Brasil.