IFZ | 16/04/2024
O Diretor-Geral do Instituto Fome Zero, José Graziano da Silva, endossa a iniciativa brasileira de lançar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como prioridade na agenda para o G20, que preside este ano.
“A iniciativa da Presidência do G20 se legitima pelas experiências de políticas públicas bem-sucedidas que erradicaram a fome no Brasil em um passado recente e que têm sido restruturadas para recuperar a segurança alimentar do país”, afirma José Graziano da Silva em post na sua rede X
Graziano da Silva, que foi Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) entre 2012 e 2019, destacou o histórico de políticas públicas eficazes que erradicaram a fome no Brasil e agora são adaptadas para fortalecer a segurança alimentar.
“A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza pretende consolidar o tema da fome na agenda internacional, não repetindo iniciativas similares que responderam a crises específicas, como a dos preços em 2008 e a COVID-19”, enfatizou.
Graziano da Silva ainda ressaltou a participação crucial da sociedade civil na construção e execução da Aliança, instando governos e o setor privado a mobilizarem recursos, apontando para os gastos significativos em outras áreas, como as despesas bilionárias em conflitos armados.
A Aliança visa criar uma abordagem sustentável para eliminar a fome e a pobreza em todo o mundo, seguindo o exemplo bem-sucedido do Programa Fome Zero no Brasil.