Fundadores do Instituto Fome Zero

Em ordem alfabética

Ana Claudia Santos 300x400

Ana Claudia Santos é graduada em Geografia pela PUC-SP, mestre em Ordenamento territorial e ambiental pela UFF, e especialista em análise e avaliação ambiental pela PUC-Rio.
Cursou, como ouvinte, a disciplina Teorias de Desenvolvimento no Programa de Doutorado do CPDA-UFRRJ.

Clique aqui para a biografia completa da Ana

Carlyle Vilarinho 300x400

Carlyle Vilarinho é economista com mestrado pela Unicamp.
Foi Chefe de Gabinete do Ministério da Segurança Alimentar e Fome Zero. 
É Leader do Convivium Slow Food Brasília.

Clara Levin Ant 300x400

Clara Levin Ant é graduada em Arquitetura e Urbanismo na USP em 1975. Curso de Planejamento Estratégico para Governo na Unicamp coordenado por Walter Barelli. Professora assistente de Planejamento Urbano na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC de Campinas entre 1977 a 1993.

Clique aqui para a biografia completa da Clara

Emiliano Milanez Graziano da Silva 300x400

Emiliano Milanez Graziano da Silva é graduado em engenharia Agronômica pela ESALQ/USP em 1999, MBA de Marketing na FGV Ohio University, MBA em Gestão de Projetos na FIA/USP, e Mestre em Sustentabilidade pela FGV em 2021.

Atualmente atua como consultor de Sustentabilidade e Estratégia de Negócios.

Clique aqui para ver a biografia completa do Emiliano

Fátima Cassanti 300x400

Fátima Cassanti é graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa-UFV, especialização em Controladoria e Finanças Públicas pela AVM educacional.

Clique aqui para ver a biografia completa da Fátima

Flavio Borges Botelho Filho 300x400

Flavio Borges Botelho Filho é engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo (1973), mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Professor aposentado da Universidade de Brasília.

Atuou no magistério e em pesquisa na área de economia e políticas públicas.

José Giacomo Baccarin 300x400

José Giacomo Baccarin é agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da UNESP, campus de Jaboticabal (SP), Mestre em Economia Agrária pela ESALQ/USP, Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCAr.

É Professor Livre Docente da UNESP, ministrando aulas de economia agrária e políticas agrícolas nos campus de Jaboticabal (SP), na graduação, e de Rio Claro (SP), na pós-graduação em Geografia.

Clique aqui para ver a biografia completa do Baccarin

José Graziano da Silva 300x400

José Graziano da Silva é agrônomo de formação e doutor em economia, professor titular aposentado do Instituto de Economia da Unicamp.
Ocupou o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura (FAO) de 2012 a 2019.
Com mais de 30 anos de conhecimento relacionado à segurança alimentar e nutricional e ao desenvolvimento rural, coordenou a formulação e implementação do Programa Fome Zero no Brasil enquanto Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2022 foi agraciado com o Grand Prix do 7º Prêmio Niigata International Food Award Foundation

Clique aqui para ver a biografia completa do Graziano

Walter Belik 300x400

Walter Belik é Professor Titular Aposentado de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp. O Prof. Belik foi Visiting Fellow no Institute of Latin American Studies, University College, Londres, em 1993; no Departamento de Agricultura & Economia dos Recursos Naturais da University of California, Berkeley, em 2003 e Guest Lecturer na University of Kassel, Alemanha, desde 2014. Atuou como Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp por cinco anos.

Clique aqui para ver a biografia completa do Belik