Agroecologia e sua interface com as políticas de segurança alimentar e nutricional e de mudança do clima

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Instituto Fome Zero e Grupo de Políticas Públicas USP-ESALQ | Março de 2024

O presente documento é uma revisão de aspectos relacionados à viabilidade e necessidade da agroecologia para responder aos desafios estratégicos atuais do setor agrário brasileiro. É dada ênfase especial à sua interface com as pautas do clima e da segurança alimentar.

Tem como objetivo principal contribuir para o debate público sobre a retomada e o fortalecimento das políticas públicas para apoiar o desenvolvimento da agroecologia na ótica da agricultura familiar, tendo como pano de fundo principal: a adequação da agricultura à questão climática, a segurança alimentar da população e o fortalecimento da agricultura familiar.

Foi elaborado a partir da revisão de literatura técnica e científica sobre o atual estágio da agroecologia, em especial sobre a sua contribuição potencial para a questão do clima, e de legislação, normas e programas e relatórios públicos relacionados ao tema; de entrevistas com organizações da sociedade civil que atuam no estímulo à agroecologia e com órgãos públicos federais vinculados ao assunto; de subsídios colhidos da participação no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, entre outros.

O Documento final foi resultado de sucessivas versões atualizadas a partir das contribuições críticas e de novos conteúdos sugeridos em reuniões com o corpo técnico do IFZ e do GPP.

Zeke Beke Júnior, Clayton Campagnolla e Emiliano Graziano | IFZ
Sergio Paganini, Alberto Barretto, Simone Ranieri, Rodrigo Maule e Ana Sbitkowski Chamma | GPP

Realização: IFZ (Instituto Fome Zero) e GPP (Grupo de Políticas Públicas USP-ESALQ)
Apoio: ICS (Instituto Clima e Sociedade)

Baixe aqui o relatório “Agroecologia e sua interface com as políticas de segurança alimentar e nutricional e de mudança do clima“, completo, em formato pdf

Baixe aqui o “Policy Brief – Agroecologia e sua interface com as políticas de segurança alimentar e nutricional e de mudança do clima“, em formato pdf