Do combustível ao garfo

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O que será necessário para retirar os combustíveis fósseis de nossos sistemas alimentares?

IPES FOOD | Junho de 2025

Baixe aqui o relatório “Fuel to Fork: What will it take to get fossil fuels out of our food systems?

Nosso sistema alimentar é dependente de combustíveis fósseis. De fertilizantes e pesticidas movidos a combustíveis fósseis a embalagens plásticas, alimentos ultraprocessados e cadeias de frio de longa distância, os combustíveis fósseis estão entrelaçados em todos os elos da cadeia alimentar. Atualmente, os sistemas alimentares consomem 40% de todos os produtos petroquímicos e 15% de combustíveis fósseis em todo o mundo, o que os torna uma importante fronteira de crescimento para as grandes petrolíferas. No entanto, os sistemas alimentares permanecem claramente ausentes do debate sobre o clima.

Essa dependência está aprofundando os riscos climáticos e ameaçando o acesso aos alimentos. À medida que os choques geopolíticos impulsionam a volatilidade dos preços do petróleo, os preços dos alimentos os acompanham, piorando a fome. Enquanto isso, à medida que outros setores começam a se descarbonizar, o setor de alimentos e combustíveis fósseis está dobrando o uso de fertilizantes e plásticos para sustentar seu crescimento. Isto gera mais poluição e mantém os sistemas alimentares em um caminho industrial baseado em combustíveis fósseis.

Este relatório define o que será necessário para acabar com esse vício e por que isso deve começar agora. Ele expõe as falsas soluções que estão sendo vendidas por corporações poderosas – desde a amônia “azul” até a agricultura digital de alta tecnologia – e mapeia os caminhos reais a seguir: eliminar gradualmente os insumos químicos, investir em agroecologia, construir sistemas alimentares locais resilientes e reduzir o poder corporativo.

Divulgado pelo IPES FOOD
https://ipes-food.org/pt/report/do-combustivel-ao-garfo/