Ação rápida e voluntariado garantem alimentação em evento contra a fome

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Força-tarefa é feita à noite; havia frutas diversas para todos os gostos, além de bolos, pães, sucos e geleias produzidas de forma artesanal

Por Fabiana Blazeck Sorrilha no Portal Porque | 18/08/2023

Conforme divulgado pelo Portal Porque, a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Alimentação Saudável, realizada na manhã desta sexta-feira (18), em Sorocaba, recebeu, faltando pouco menos de 12 horas do início, a informação que Governo do Estado de São Paulo, responsável pela organização do evento, não iria mais mandar alimentação aos participantes. A falta de compromisso do governo estadual, no entanto, causou uma ação rápida, pautada na solidariedade e no trabalho conjunto.

Segundo a gerente da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) de Sorocaba, Mara Melo, a informação chegou à entidade por volta das 17h de quinta-feira (17). “Para nossa surpresa, para um acontecimento que trata inclusive da segurança alimentar, ficamos sabendo que o governador Tarcísio de Freitas não iria garantir a refeição. Um absurdo que deixou todos nós perplexos”, afirma.

A mobilização foi rápida e eficiente, pois o BAS (Banco de Alimentos de Sorocaba), produtores rurais, cidades participantes e a própria Ceagesp enviaram diversos alimentos para serem fornecidos aos presentes na conferência. Havia frutas diversas, que deixou a mesa de café da manhã colorida e com variedades para todos os gostos, além de bolos, pães, sucos e geleias produzidas de forma artesanal.

Joice Camargo era uma das voluntárias que se habilitou a ajudar na organização da alimentação dos participantes. Ela chegou ao local da conferência às 6h para fazer café, descascar frutas e arrumar a mesa com os itens doados. “A gente recebeu muitas coisas dos agricultores e, assim, a alimentação das pessoas foi garantida. Olha que bonito, que colorido.”

Itapeva, Iperó, Sorocaba, Guarei e Itapetininga, além de muitas outras cidades, enviaram alimentos. “É um oportunidade para conhecer a variedade, para que a agricultura familiar chegue às pessoas. Estamos em uma região farta na produção rural”, comenta a coordenadora de Segurança Alimentar que representa o Estado, Vanusia Teixeira.

Publicado no Portal Porque
https://www.portalporque.com.br/sorocaba-regiao/acao-rapida-e-voluntariado-garantem-alimentacao-em-evento-contra-a-fome/