“À Flor da Pele”, série da TVT

  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

A série À Flor da Pele selecionou 12 experiências entre “71” projetos transformadores de histórias coletivas e de impacto social pelo Brasil. De Norte à Sul, foi documentada a diversidade de ações que movem comunidades e organizações na busca por alternativas que gerem transformação e promovam igualdade e dignidade para comunidades e indivíduos, fortalecendo a cidadania.

Detalhes da Série

A série À Flor da Pele embarcou em uma jornada enriquecedora para retratar a realidade de 12 projetos e experiências transformadores, de norte a sul do Brasil.

Os episódios retratam histórias de homens e mulheres que lutam diariamente para que o seu entorno cresça e prospere. Mesmo com inúmeros desafios, que envolvem desde a falta de recursos materiais a dificuldades de locomoção, estas comunidades se apoiam para tornar a realidade de cada pessoa mais justa, feliz e cidadã.

Conheça cada uma destas histórias e compartilhe exemplos inspiradores.

Sobre o projeto

Produção e divulgação da série À Flor da Pele, composta por 12 episódios de aproximadamente 30 minutos cada, com foco na participação das culturas e artes periféricas na construção da cidadania, para exibição pela TVT e suas parceiras, bem como vídeos disponibilizados na internet, site da TV dos Trabalhadores e pelo Youtube, como forma secundária de exibição.

Comunidades periféricas das grandes cidades sofrem histórica ausência do Estado e da inserção em políticas públicas, o que afeta a condição de vida de milhares de famílias, sendo jovens, negros e mulheres os mais atingidos por essas deficiências. Embora as condições sejam precárias, a criação de cultura e arte é riquíssima, com constante renovação e inovações.

Para não ceder a apelos da indústria cultural, o projeto inseriu no âmbito das comunidades juventude, mulheres, negros e grupos religiosos, com geração de emprego e renda como a partir da conquista da cidadania e dignidade. Cenário que incentiva pautas como gestão de carreira, empreendedorismo, constituição de empresas e discussões sobre saúde e qualidade de vida.

A partir de pesquisa, a série À Flor da Pele divulga casos de superação de segmentos excluídos e vulneráveis como população negra, mulheres e juventude na gestão de produções e manifestações culturais que contribuem com emprego e renda. Com roteiros envolvendo depoimentos, contação de histórias e experiências, as gravações registram experiências em nove estados brasileiros.

Nove primeiros episódios

Ep 01: Rendeiras da Aldeia
https://aflordapele.tvt.org.br/rendeiras-da-aldeia/

Ep 02: Quilombo Kaonge
https://aflordapele.tvt.org.br/quilombo-kaonge/

Ep 03: Cultura do Guetto
https://aflordapele.tvt.org.br/cultura-do-guetto/

Ep 04: Marmitas da Terra
https://aflordapele.tvt.org.br/marmitas-da-terra/

Ep 05: Trançado Periférico
https://aflordapele.tvt.org.br/trancado-periferico/

Ep 06: Mães Mobilizadoras
https://aflordapele.tvt.org.br/maes-mobilizadoras/

Ep 07: Telas em Movimento
https://aflordapele.tvt.org.br/telas-em-movimento/

Ep 08: Pão e Tinta
https://aflordapele.tvt.org.br/pao-e-tinta/

Ep 09: Basquete Cruzada
https://aflordapele.tvt.org.br/basquete-cruzada/

Site da série Á Flor da Pele
https://aflordapele.tvt.org.br