Acordo entre MDA, MMA, Mapa e Fazenda prevê estímulos à agricultura de baixo carbono

Medida visa incentivar a adoção de práticas produtivas com sustentabilidade ambiental

MDA | 18/042023

Asustentabilidade ambiental como tema transversal do governo federal colocada em prática. Foi firmado, nesta terça-feira (18), entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, da Fazenda, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Agricultura e Pecuária, um acordo para a construção de um Plano Safra 2023/2024 mais sustentável. O objetivo é que a principal política de fomento à produção rural brasileira seja indutora da adoção de práticas produtivas orientadas à sustentabilidade ambiental e à expansão da agricultura de baixo carbono, por meio de incentivos financeiros, destacadamente a concessão de crédito com taxas de juros reduzidas.

Segundo o ministro do MDA, Paulo Teixeira, a iniciativa visa o estabelecimento de maiores incentivos para quem optar por uma agricultura regenerativa e de baixo carbono. A ideia, capitaneada pela ministra Marina Silva, considera que a conservação e a recuperação da vegetação nativa são vitais para a manutenção das condições climáticas e hidrológicas necessárias para que a produção agropecuária brasileira continue a aumentar com base em ganho de produtividade, e não na abertura de novas áreas.

Também presente no encontro, a secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, destacou a importância da parceria para a sustentabilidade ambiental e social, uma vez que o Plano Safra terá como foco a produção de mais alimentos para o Brasil.

Foto: Diogo Zacarias

Pelo MDA também participaram, a secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia, Patrícia Vasconcelos, o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Diego Donizetti Machado, a diretora de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica, Vivian Libório de Almeida, o diretor de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva Familiar, José Henrique da Silva, e o assessor do Gabinete do Ministro, Marcus Boente. 

Publicado originalmente pelo MDA
https://www.gov.br/mda/pt-br/assuntos/noticias/mda-mma-mapa-e-fazenda-constroem-acordo-para-estimular-a-transicao-agroecologica