As cinco dimensões dos Sistemas Alimentares no Brasil: uma revisão de literatura

IDEC | 2021

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos. Fundado em 1987 por um grupo de voluntários, sua missão é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos dos consumidores.

A busca pelo direito à alimentação saudável e sustentável é uma das nossas causas. Lutamos para que você consumidor tenha possibilidade de escolher uma alimentação que promova a sua saúde e de nosso planeta. É nesse contexto que apresentamos esta revisão de literatura sobre os caminhos para a transição dos sistemas alimentares.

Este documento faz parte do projeto “Uma Agenda para Ação – Transição para um Sistema Alimentar Saudável e Sustentável na América Latina”, que promove ampla revisão sobre a interconexão das pandemias de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, apresentando o sistema alimentar hegemônico como uma causa central de tais problemas.

Alinhada aos nossos objetivos institucionais, apresentamos esta revisão de literatura, que contribuirá para o desenvolvimento de uma agenda de transição dos sistemas alimentares, fundamental para a inflexão sobre a forma como produzimos, comercializamos, abastecemos e consumimos alimentos.

Carlota Aquino
Diretora Executiva do Idec

Baixe aqui o estudo “As cinco dimensões dos Sistemas Alimentares no Brasil: uma revisão de literatura