Walter Belik

Walter Belik

Walter Belik é Professor Titular Aposentado de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp. O Prof. Belik foi Visiting Fellow no Institute of Latin American Studies, University College, Londres, em 1993; no Departamento de Agricultura & Economia dos Recursos Naturais da University of California, Berkeley, em 2003 e Guest Lecturer na University of Kassel, Alemanha, desde 2014. Atuou como Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp por cinco anos.

Durante o período 2003 a 2007 foi membro do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2007 passou a coordenar a Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome, projeto sediado no Escritório Regional da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas) onde permaneceu até 2008. O Prof. Belik também participa como especialista no High Level Panel of Experts do Comitê das Nações Unidas para a Segurança Alimentar Mundial. Em 2014, participou da criação e coordenou (até 2017) o Instituto Confúcio da Unicamp. Atualmente é membro do Conselho Acadêmico do Centro de Estudos sobre China da Unicamp em parceria com o CASS – Chinese Academy of Social Sciences.

No campo acadêmico o Prof. Belik publicou mais de 200 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais além de livros, capítulos de livros e textos de divulgação. Desde 2013 o Prof. Belik é membro do High Level Panel of Experts do Comitê das Nações Unidas para a Segurança Alimentar Mundial. Atua como voluntario e é conselheiro do Banco de Alimentos da Associação Prato Cheio e da “Save Food Brasil”.