O Instituto Fome Zero lamenta com pesar o falecimento do bispo Dom Mauro Morelli, nosso associado fundador, ocorrido na madrugada de hoje, dia 9, em Belo Horizonte.
Dom Mauro levou uma vida dedicada às ações pastorais, aos direitos humanos e cumpriu um importante papel na luta contra a fome e em defesa da segurança alimentar no Brasil.
O bispo se destacou também por seu compromisso contra a desnutrição infantil e foi o primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), entre 1993 e 1994, quando o órgão foi recriado durante o governo Itamar Franco.
Em sua cruzada contra a fome Dom Mauro atuou ativamente no Programa Fome Zero e na Ação da Cidadania Contra à Fome, criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Como membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU, Dom Mauro estendeu sua luta contra a fome para além das fronteiras do Brasil.
Com certeza, nossa Nação ficará mais pobre. Uma importante voz em favor dos excluídos deixará de ser ouvida em um momento crucial, quando mais de 70 milhões de brasileiros estão em situação de fome e de insegurança alimentar.
A história de vida de Dom Mauro deixa um importante legado pelo qual todos nós devemos continuar lutando para honrar a sua memória.
Dom Mauro Morelli, sempre presente!
Instituto Fome Zero, 9/10/2023