Em sessão solene, Câmara dos Deputados homenageia o centenário de nascimento de José Gomes da Silva

  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura

Câmara dos Deputados, Brasília | 07/08/2024

Em sessão solene realizada em 07 de agosto, a Câmara dos Deputados prestou homenagem ao centenário de nascimento de José Gomes da Silva; engenheiro agrônomo, empresário rural e ativista, José Gomes da Silva foi um dos redatores do Estatuto da Terra e presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em 1985, destacando-se na luta pela Reforma Agrária e contra a fome.

José Graziano da Silva, filho do homenageado e diretor-geral do Instituto Fome Zero, lembrou a trajetória do pai na luta pela reforma agrária. Ele falou da paixão de José Gomes pela agricultura familiar, destacando a transformação de grandes latifúndios em áreas extremamente produtivas graças à diversidade de cultivos. “Para meu pai, reforma agrária era criar espaços para a agricultura familiar”, afirmou Graziano.

Graziano contou algumas histórias e lembrou que a reforma agrária e a defesa dos direitos da classe camponesa sempre foram os ideais de luta de seu pai.

“Ele colocou no Estatuto da Terra o que ele fazia em suas fazendas, como direito dos trabalhadores. Ainda no início da década de 1960, ele se deu conta de que a reforma agrária era uma medida urgente para dinamizar a economia e resolver os problemas sociais no campo”, contou Graziano.

Graziano destacou ainda que seu pai via o latifúndio improdutivo como um entrave para o desenvolvimento do país.

“Ele se deu conta de que o grande latifúndio improdutivo pode ser produtivo com a diversificação de cultivos. Esse modelo ele viu nos estados do meio-oeste norte-americano quando foi fazer uma pós-graduação. Lá ele viu que esses estados eram formados por pequenas unidades familiares de produção. Então essa ideia veio com ele”, explicou.

Iniciativa dos deputados petistas João Daniel (SE), Padre João (MG) e do líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), a cerimônia contou com a presença de netos, bisnetos, políticos, autoridades, representantes de movimentos sociais e servidores do INCRA, todos reunidos para celebrar o centenário de um dos maiores defensores da reforma agrária no Brasil.

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participou do ato e destacou a trajetória de Zé Gomes, como era carinhosamente chamado, enfatizando seu papel pioneiro e visionário.

“Zé Gomes foi um homem à frente do seu tempo, uma pessoa da elite brasileira que pensou o desenvolvimento do país, a diminuição da desigualdade social e colocou no centro do seu debate o tema da reforma agrária. Ele considerava a divisão da terra fundamental para o desenvolvimento nacional, para a produção de alimentos e para a diminuição da desigualdade social”, afirmou Paulo Teixeira.

O deputado João Daniel – que coordena o Núcleo Agrário da Bancada do PT – destacou que teve o prazer de conhecer José Gomes ainda em vida e que a homenagem visa enaltecer a história de um dos maiores defensores da democratização do acesso à terra no Brasil.

“José Gomes foi um homem que enxergou a terra como um bem que poderia dar dignidade às pessoas, que a reforma agrária é desenvolvimento e uma forma de enfrentar de frente a questão da fome. Que a luta de José Gomes permaneça sempre conosco, sendo nosso guia na ciência, de sabedoria e de compromisso ético com a história que ele nos deixou, tanto para a nossa geração como para as gerações futuras”, afirmou.

O deputado Padre João ressaltou outros pontos da biografia de José Gomes da Silva que retratam seu compromisso inabalável na defesa da agricultura familiar e da reforma agrária. O petista lembrou que, mesmo sendo um grande fazendeiro no interior de São Paulo e tendo assumido cargos públicos inclusive durante a ditadura militar, quando participou da elaboração do Estatuto da Terra – código que obriga o Estado a garantir acesso à terra a quem nela vive e trabalha, via reforma agrária –, José Gomes nunca se afastou da luta camponesa.

“Se temos conquistas a celebrar no âmbito do acesso à terra, são frutos de uma caminhada iniciada por José Gomes da Silva há cerca de 60 anos. Como fazendeiro, lutou pela reforma agrária defendendo a desapropriação de terras que não cumprem a sua função social. Por isso, celebramos o centenário de José Gomes da Silva, que teria completado 100 anos no último dia 12 de junho, com muito louvor e gratidão por tudo que ele fez para repartir a terra, e consequentemente o pão”, destacou.

Veja as fotos da solenidade no Fickr do IFZ | https://flic.kr/s/aHBqjBDhvj
Nosso especial agradecimento ao fotógrafo Gabriel Paiva pela cessão das fotos

Veja os depoimentos da sessão solene no canal Youtube do IFZ | https://www.youtube.com/playlist?list=PLFR9FpVtRuAOMIUV-zwnqRzWQ837L6qew


Visite a página de homenagem com a biografia de José Gomes da Silva e depoimentos de amigos e companheiros de militância
https://ifz.org.br/jose-gomes-da-silva

Visite o Acervo José Gomes da Silva onde estão disponíveis livros, textos, matérias e entrevistas, além de produções de terceiros acerca de sua obra
https://ifz.org.br/acervo-jose-gomes-da-silva/

Veja o ato solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)
Ato Solene homenageia o centenário de nascimento de José Gomes da Silva, expoente da Reforma Agrária