Imposto sobre grandes fortunas tem apoio de 70% dos brasileiros, revela pesquisa

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Blog do IFZ | 24/06/2024

Estudo recente, realizado pela Ipsos, revelou que 70% dos brasileiros são favoráveis à implementação de um imposto sobre grandes fortunas. A pesquisa, encomendada pelas entidades Earth4All e Global Commons Alliance, está disponível para consulta no site do Instituto Fome Zero.

Os resultados mostram um apoio significativo da população brasileira a essa medida, que visa não apenas aumentar a arrecadação fiscal, mas também enfrentar as desigualdades econômicas. Globalmente, a tendência é similar, com mais de dois terços dos cidadãos dos países do G20 apoiando impostos mais elevados para os mais ricos.

“A pesquisa destacou que 68% dos entrevistados nos países do G20 são a favor de maiores impostos sobre grandes fortunas, visando financiar mudanças substanciais na economia e no estilo de vida”, afirmaram as entidades responsáveis. Além disso, a pesquisa revelou que há forte apoio tanto a taxas mais altas de imposto de renda para indivíduos ricos (70%) quanto para grandes empresas (69%).

No contexto brasileiro, o apoio a medidas fiscais mais robustas se destaca, com 53% dos entrevistados também defendendo a ideia de uma renda básica universal. Esses números posicionam o Brasil acima da média mundial entre os países do G20.

O estudo ressalta a disposição das pessoas em apoiar mudanças significativas na estrutura econômica e política, incluindo iniciativas como energia verde, assistência médica universal e fortalecimento dos direitos trabalhistas. Mesmo propostas menos convencionais, como renda básica universal e investimentos em assembleias de cidadãos para fortalecer a democracia, encontram apoio entre cerca de metade dos entrevistados.

O momento da divulgação da pesquisa é estratégico, coincidindo com os preparativos para a reunião de ministros de Finanças do G20, prevista para julho. A proposta brasileira de avançar na tributação das grandes fortunas deve ser um dos temas em discussão no encontro.

Para mais informações, o estudo completo pode ser acessado no site do Instituto Fome Zero, onde estão disponíveis detalhes adicionais sobre as opiniões e percepções dos cidadãos nos países pesquisados.

Este trabalho de pesquisa não apenas evidencia o suporte popular a medidas fiscais mais progressivas, mas também sinaliza uma demanda por mudanças substanciais na forma como a economia e a política são estruturadas globalmente.

Leia a matéria de apresentação do estudo em nosso blog.

Faça o download do estudo “Earth for All Survey 2024 | G20 Global Report: Attitudes to political and economic transformation

Faça o download do Questionário Suporte ao Relatório (em Português, traduzido por IA)

Fonte: Earth4All