Instituto Fome Zero assina pacto nacional ‘Brasil Sem Desperdício’ e reforça compromisso contra a fome e o desperdício de alimentos

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

SÃO PAULO, 3 DE OUTUBRO DE 2025 – O Instituto Fome Zero (IFZ) anuncia sua adesão como signatário ao recém-lançado Pacto Nacional “Brasil Sem Desperdício”. A iniciativa, que une empresas, governos, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil, representa um esforço colaborativo fundamental para combater a perda e o desperdício de alimentos em toda a cadeia produtiva brasileira.

A assinatura do pacto reforça a missão do Instituto Fome Zero de atuar ativamente na construção de um país onde a segurança alimentar seja uma realidade para todos. Apesar de ter saído do Mapa da Fome, o país ainda tem 35 milhões de pessoas com dificuldade para se alimentar e enfrenta outro desafio: o desperdício de alimentos. Estimativas apontam que 55 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente, gerando um prejuízo de R$ 61,3 bilhões.

O “Brasil Sem Desperdício” é parte da Rede Pacto Global pela Alimentação, promovida pela WRAP, organização internacional reconhecida por estruturar acordos multissetoriais. No Brasil, a coordenação está a cargo do WWF-Brasil que, em parceria com diversas organizações como a Connecting Food e o Instituto Pacto Contra a Fome, visa implementar soluções práticas e mensuráveis para o problema.

Para o Instituto Fome Zero, a participação neste pacto é estratégica. “Acreditamos que a colaboração multissetorial é a chave para enfrentar a complexidade do desperdício de alimentos. Ao unir forças com outros atores importantes, podemos impulsionar mudanças significativas, desde a produção até o consumo, garantindo que mais alimentos cheguem à mesa de quem precisa e reduzindo o impacto ambiental”, afirma Emiliano Graziano, diretor do IFZ.

O pacto adota a metodologia “Definir, Medir, Agir”, que apoia os signatários na definição de metas específicas, implementação de soluções e mensuração de resultados. Esta abordagem, já comprovada internacionalmente, promete aumentar a eficiência do setor, reduzir perdas financeiras e contribuir para a sustentabilidade ambiental e social, alinhando-se perfeitamente aos objetivos do Instituto Fome Zero de promover um futuro mais justo e sem fome.

Walter Belik, assina adesão do IFZ ao Pacto Contra o Desperdício
Walter Belik, assina adesão do IFZ ao Pacto Contra o Desperdício