Canal Youtube Minhas Plantas | 10/11/2019
Pouca gente sabe que a baunilha é uma orquídea – e que dá para cultivar a planta em casa. Com as dicas deste vídeo, você pode ter sua própria colheita de vagens perfumadas para preparar sobremesas. Nossa jardineira Carol Costa traz um monte de informações sobre essa planta, desde técnicas de cultivo e como são suas flores, até o método para polinização manual, de forma a para produzir vagens 100% orgânicas dessa espécie de orquídea tão querida, seja por fãs de plantas, orquidófilos ou amantes do sabor e do aroma dessa especiaria.
Curiosidades sobre a planta: dentre as 35 mil espécies de orquídeas – fora os mais de 100 mil híbridos –, o gênero Vanilla é a única cultivada com o propósito alimentício. Sua perfumada e saborosa vagem é cobiçada no mundo todo. Para alcançar esse odor dos deuses, a vagem da baunilha (Vanilla planifolia) precisa passar por um período longo de maturação, que dura entre nove meses e um ano. Apesar de a baunilha ser reconhecida pelo aroma, sua vagem verde e suas pequenas flores não exalam cheiro. Aliás, suas flores são até bem sem graça, principalmente se comparada com espécies de orquídeas ornamentais.
Cultivar a planta é muito fácil: basta um vaso com, no mínimo, 40 centímetros de diâmetro, substrato para mudas e espaço para a orquídea trepar em uma parede ou árvore. Para ter ideia de como a planta gosta de escalar, o exemplar da nossa jardineira piracicabana saiu do chão da sua varanda, subiu pela parede, agarrou-se no teto e, não contente, continuou a jornada pelo andar superior do prédio! A baunilheira adora o clima tropical e precisa do sol da manhã para florescer.
As flores da baunilha são pequenas, alongadas e de um tom verde claro. Quando não polinizadas, as florezinhas duram um único dia na planta. Como não existem insetos no Brasil para esse trabalho, a polinização deve ser feita manualmente. No vídeo, Carol mostra como separar as pétalas da flor e, com um palitinho, expor o pólen. Para finalizar o processo, é só apertar gentilmente essa parte da flor, fazendo com que a parte masculina toque a parte feminina. Pronto, sua baunilha “provavelmente” foi polinizada. Isso porque só dá para saber que tudo correu bem depois de dois dias, se a flor não cair. Se ela continua na planta, a polinização foi um sucesso. Agora, é preciso paciência para aguardar o desenvolvimento da vagem, que dura uma longa “gestação” de nove meses.
Para ter um pé de baunilha para chamar de seu, basta comprar uma muda ou, se tiver algum conhecido, pedir uma estaca. É possível encontrar a planta ainda jovem, com um preço bastante acessível, em garden centers ou distribuidores como o CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) ou CEASA (centrais de abastecimento) da sua cidade. Não encontrou na sua região? Peça para alguma floricultura encomendar! Se quiser ter mais baulhinheira, esqueça a dificílima reprodução por sementes. É muito mais simples reproduzir a planta por estacas ou divisão de touceiras. Detalhe super importante: apesar de ser exímia escaladora, a baunilha é uma orquídea terrestre. O cultivo deve ser feito em substrato comum. Para que a planta cresça, uma boa adubação é fundamental: nossa jardineira Carol Costa usa o Bokashi, um composto orgânico bem completo, em aplicações mensais.