Relatório sobre o Estado do Clima 2023: Entrando em território desconhecido

William J. Ripple, Christopher Wolf, Jillian W. Gregg, Johan Rockström, Thomas M. Newsome, Beverly E. Law, Luiz Marques, Timothy M. Lenton, Chi Xu, Saleemul Huq, Leon Simons, Sir David Anthony King na BioScience | 24/10/2023

A vida no planeta Terra está ameaçada. Estamos agora em território desconhecido. Por várias décadas, os cientistas alertaram consistentemente sobre um futuro marcado por condições climáticas extremas causadas pelo aumento das temperaturas globais, decorrente das atuais emissões antropogênicas de nocivos gases de efeito estufa na atmosfera.
Infelizmente, o tempo se esgotou. Estamos testemunhando a materialização dessas predições à medida que uma sucessão alarmante e sem precedentes de recordes climáticos são quebrados, provocando o desenrolar de cenas de sofrimento profundamente angustiantes.
As crises climáticas estão nos lançando em um mundo desconhecido, jamais vivido pelos humanos em toda a história de nossa espécie.

No presente relatório, apresentamos um conjunto diversificado de sinais vitais do planeta e os impulsionadores potenciais das mudanças climáticas, bem como as respostas do clima, conforme apresentados pela primeira vez por Ripple e Wolf e colegas (2020), que elaboraram uma declaração de emergência climática, agora com mais de 15.000 cientistas signatários.
As tendências revelam novos recordes climáticos e padrões profundamente preocupantes de desastres relacionados ao clima. Ao mesmo tempo, reportamos progressos mínimos por parte da humanidade no combate às alterações climáticas.
Diante de tão angustiantes desdobramentos, nosso objetivo é comunicar fatos acerca do clima e recomendações de políticas aos cientistas, aos governantes e ao público.
Cientistas e suas instituições têm o dever moral de alertar claramente a humanidade sobre qualquer potencial ameaça
existencial, devendo também mostrar liderança nas tomadas de decisão.

Este relatório faz parte de nossa série de atualizações anuais concisas e de fácil acesso sobre o estado da crise climática.

https://doi.org/10.1093/biosci/biad080

Tradução: Maristela Jardim Gaudio; revisão: Luiz Marques

Clique aqui e baixe o “Relatório sobre o Estado do Clima 2023: Entrando em território desconhecido” completo, em formato pdf