Rumo a Belém: Resultados do G20, da COP29 e a preparação para a COP30

  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Blog do IFZ | 22/01/2025

O Instituto Clima e Sociedade (iCS), com o apoio da Embaixada do Reino Unido e em parceria com a Embaixada da França no Brasil, realizou no dia 4 de dezembro de 2024 o evento Rumo a Belém: Resultados do G20, da COP29 e a preparação para a COP30. Este encontro reuniu líderes de diferentes setores em um espaço de análise e debate sobre as negociações climáticas recentes, visando identificar os desafios e as oportunidades no caminho para a presidência brasileira da COP30, que ocorrerá em 2025 na cidade de Belém.

Este relatório sintetiza as discussões realizadas durante o evento e tem como objetivo apoiar as diversas organizações e atores engajados na agenda climática, fornecendo informações e reflexões para fortalecer a preparação para a COP30. Vale ressaltar que as opiniões contidas no documento refletem as conclusões dos debates e não necessariamente a posição oficial do iCS ou de seus parceiros.

Baixe aqui o relatório “Rumo a Belém: Resultados do G20, da COP29 e a preparação para a COP30

Contexto e Objetivos

O encontro abordou os resultados do G20 e da COP29, eventos internacionais que trataram de questões cruciais para o futuro da agenda climática global, cada um com diferentes níveis de êxito. Os debates se concentraram em entender como as conclusões desses fóruns influenciam a construção da presidência brasileira na COP30, explorando temas como:

  • O alinhamento entre maior ambição climática, meios de implementação e transparência;
  • A relevância da agenda de ação proposta pela COP29;
  • O papel de atores não estatais e de governos subnacionais na preparação para a COP30.

Estrutura do Evento

Para aprofundar a discussão, o evento foi organizado em três grandes eixos de debate que nortearam os painéis temáticos:

  1. Resultados do G20 e da COP29 – Avaliação do impacto nas agendas de negociação climática;
  2. Desafios e oportunidades da presidência brasileira – Prioridades e responsabilidades do Brasil enquanto líder das discussões climáticas globais em 2025;
  3. Mobilização de atores diversos – Construção de pontes entre governos, sociedade civil e setores privados para ampliar a cooperação.

Considerações Finais

Ao reunir diversas perspectivas, o relatório pretende ser uma ferramenta útil para quem atua diretamente na construção de soluções climáticas. Espera-se que os pontos discutidos contribuam para fortalecer a agenda da COP30 e posicionar o Brasil como um protagonista na defesa de um futuro mais sustentável e resiliente.

Convidamos todos os interessados a explorarem este relatório como um guia estratégico rumo aos próximos desafios e oportunidades da agenda climática internacional.