O alimento que você deve consumir todos os dias para melhorar a memória, perder peso e manter o cérebro jovem após os 40 anos

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Trata-se de uma fonte de proteína acessível e saudável, repleta de nutrientes que promovem a saúde

El Cronista | 25/11/2024

Em todas as idades, mas especialmente na idade adulta, cuidar da saúde por meio da alimentação é uma das principais recomendações dos médicos.

Nesse contexto, como aponta a Fundação Espanhola do Coração (FEC), os peixes e frutos do mar são essenciais para a saúde cardiovascular, pois ajudam a “proteger contra doenças não transmissíveis, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas”.

Peixes ricos em ômega-3 e colágeno

Uma das diretrizes da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC) é consumir “três ou quatro porções de peixe por semana, desde que pelo menos duas delas sejam de peixes ricos em ômega-3, como os peixes oleosos”.

De acordo com a FEC, os ácidos graxos ômega-3 “são responsáveis por estabilizar o metabolismo das gorduras”. Especificamente, eles “reduzem os níveis de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, e aumentam os níveis de colesterol HDL, o chamado colesterol bom”.

A pele do peixe também é considerada uma fonte natural de colágeno. Essa proteína estrutural, conhecida por seus benefícios para a pele e as articulações, é essencial para os idosos, pois ajuda a prevenir lesões graves e retarda o envelhecimento.

De acordo com a Academia Espanhola de Nutrição e Dietética, “o colágeno faz parte de uma espécie de malha onde se fixam todos os minerais que proporcionam dureza (principalmente cálcio e fósforo) e flexibilidade aos ossos”.

Entre os peixes com maior presença de ômega-3 e colágeno, destacam-se a cavalinha, seguida pela sardinha, arenque, anchova, peixe-espada, bonito, atum e salmão.

Propriedades da cavalinha

A cavalinha é um peixe oleoso que se destaca por ser barato e saboroso. Como aponta a Organização de Consumidores e Usuários (OCU), ela pode ser encontrada durante todo o ano, mas sua melhor época geralmente é entre março e maio. Seu preço varia entre 4 e 7 euros, e no auge da temporada pode ser encontrada por 3 euros.

De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a cavalinha é uma excelente fonte de nutrientes, como proteínas, ácidos graxos ômega-3, selênio, fósforo, vitamina B12, vitamina B6, niacina e vitamina D.

Tradução: Blog do IFZ

Publicado originalmente no El Cronista
https://www.cronista.com/espana/actualidad-es/el-alimento-que-debes-comer-a-diario-para-tener-mas-memoria-bajar-de-peso-y-recuperar-la-juventud-del-cerebro-despues-de-los-40/