Alimentação e nutrição no Brasil

Perspectivas na segurança e soberania alimentar

Fiocruz | Maio de 2023

Este livro, “Alimentação e Nutrição no Brasil: Perspectivas na Segurança e Soberania Alimentar”, organizado pela Iniciativa Saúde Amanhã, no contexto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, representa mais um esforço no sentido de contribuir para o processo de planejamento, definição de prioridades e estratégias políticas do sistema de saúde brasileiro, a partir da Fiocruz, tendo como centralidade o documento das Nações Unidas, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (2015).

A Iniciativa “Brasil Saúde Amanhã”, rede multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o setor Saúde, desde 2010, em articulação com a Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, contribui para a atuação nacional e institucional em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, a prospecção de cenários futuros para a saúde pública brasileira integra os esforços da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para consolidar e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir melhores condições de vida e saúde para a população brasileira.

A eliminação da fome e da desnutrição está materializada nos objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pelas Nações Unidas, ao mesmo tempo em que a fome e a desnutrição crescem no Brasil e no mundo – cenário que já acontecia, mas foi agravado com a pandemia da Covid-19. Um relatório feito por uma comissão do jornal científico The Lancet aponta a sindemia global da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas como o maior desafio para humanidade, o meio ambiente e o nosso planeta. É com este pano de fundo que pretendemos encontrar os caminhos, entendendo os desafios diante de nós, para garantir a segurança e a soberania alimentar, hoje e no futuro.

Este livro é fruto do Seminário on-line “O Brasil depois da Pandemia – Alimentação e nutrição: perspectivas na segurança e soberania alimentar”, realizado em novembro de 2021, na Fundação Oswaldo Cruz.

Paulo Gadelha
Coordenação da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030

José Carvalho de Noronha
Coordenação Adjunta da Iniciativa Saúde Amanhã

Leia/Baixe o livro https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Alimentacao-e-Nutricao-no-Brasil-Fiocruz-2023.pdf