Famílias ameaçadas pelo agro em Pernambuco

A comunidade de Fervedouro é uma das muitas que convivem com a iminência de perderem suas terras

OXFAM | 10/05/2023

Representantes da Oxfam Brasil, da Contar e da Repórter Brasil estiveram, no dia 9 de maio, na comunidade de Fervedouro, no município de Jaqueira em Pernambuco, onde vivem 72 famílias de agricultores familiares que estão ameaçadas de serem expulsas de suas terras.

Essas famílias vivem há muitas décadas no local, são muitas vezes a terceira geração. Eram trabalhadores do engenho de cana de açúcar Fervedouro, que deu nome à comunidade. Quando o engenho fechou, essas famílias se organizaram e passaram a produzir roçados, de maneira orgânica, garantindo assim seu meio de vida.

A organização da comunidade conquistou ainda o acesso à energia e à educação. Muitos dos moradores hoje produzem alimentos para merenda escolar do município, via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Agora, essas pessoas vivem a ameaça de ter que deixar tudo para trás. E esse não é um problema apenas de Fervedouro, quase 40% da população de comunidades de Jaqueira estão sob risco de ser despejadas.

Uma única empresa está arrendando as terras de usinas falidas ou arrematando lotes em leilões que ignoram o direito de posse das comunidades. Por trás desses arrendamentos está o interesse na produção de gado na região.

As famílias da comunidade relatam muitos casos de violência, tais como ameaçadas, ações armadas, despejo de agrotóxicos nas casas com drones, falsas denúncias que levaram a prisões de pessoas da comunidade, rebanhos de gado passando pela comunidade e colocando em risco de atropelamento as pessoas, entre outros.

A Oxfam Brasil atua em parceria com a Comissão Pastoral da Terra Nordeste II para apoiar essa é outras comunidades na luta pelo direito a terra.

Divulgado pela OXFAM Brasil
https://www.oxfam.org.br/noticias/familias-ameacadas-pelo-agro-em-pernambuco/