INCT Combate à Fome é tema do 39º episódio do “Saúde É Pública”

Podcast Saúde É Pública, Ep. 39 | 01/03/2023

No 39º episódio do “Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP entrevistou a professora Dirce Marchioni para esclarecer o papel do novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) sediado na Faculdade de Saúde Pública da USP. O INCT Combate à Fome é um centro avançado de pesquisa, aprovado na mais recente chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (o CNPQ), que criou 58 novos institutos em todo o Brasil.  

O edital divulgado em dezembro de 2022 ampliou os temas e áreas estratégicas para o país, como segurança alimentar, agricultura de baixo carbono, saúde única (ou one health, como é o termo em inglês), e também desigualdades e violência de gênero, inteligência artificial, nanofármacos e outros.

Os institutos têm um período inicial de 5 anos para desenvolver suas propostas. O INCT Combate à Fome envolve o alcance de 57 objetivos e 96 metas, a partir do trabalho de 61 pesquisadores de múltiplas áreas, de instituições nacionais e internacionais.  

A ideia do INCT Combate à Fome nasceu a partir do GT USP “Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome” -composto por docentes e pesquisadores da USP de diversas áreas relacionadas ao tema da fome. O GT encerrou suas atividades com a entrega de um relatório com ações propositivas destinadas à contribuição com as políticas públicas voltadas ao combate à fome e à insegurança alimentar no país.

Segundo a Profa. Dirce, os trabalhos serão desenvolvidos em torno de cinco eixos temáticos. São eles: Saúde e Nutrição; Políticas Públicas, Cadeia de Valor; Inteligência Artificial e Comunicação. Os objetivos serão: conduzir estudos investigando a Insegurança Alimentar e os desafios e estratégias para atendimento do direito humano à alimentação adequada; identificar os determinantes da produção sustentável de alimentos, a redução dos gargalos ao abastecimento e distribuição de alimentos de qualidade e saudáveis e diminuição das perdas e desperdício de alimentos; investigar os determinantes sociais vinculados aos resultados de políticas públicas de alimentação e nutrição; pesquisar, desenvolver e aplicar ferramentas e técnicas computacionais para coleta, fusão, processamento, armazenamento, análise, extração do conhecimento e disseminação de dados e informações sobre fome e Insegurança Alimentar em ambientes urbanos.

“A alimentação adequada é um direito humano, e sua garantia está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Porém, há um aumento global da fome e desnutrição, agravadas pela situação pandêmica”, afirma a coordenadora do instituto. 

Este episódio integra o mini-especial sobre a fome, inaugurado com a participação especial do padre Júlio Lancellotti na estreia da terceira temporada. No próximo episódio da série, o Prof. Ricardo Abramovay fala de política pública sobre a fome, democracia e ações governamentais. Abramovay é o novo Titular da Cátedra Josué de Castro, sediada na FSP-USP.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversas plataformas, incluindo Spotify e Anchor. 

Os episódios também são disponibilizados no Canal da FSP-USP no Youtube.

Podcast “Saúde É Pública”

Episódio 39: INCT Combate à Fome

Com a Profa. Dirce Marchioni

Publicado originalmente pela Faculdade de Saúde Pública da USP
https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/40889