IPCC Mudança do Clima 2023: Relatório Síntese

Intergovernmental Panel on Climate Change | 2023

Este Relatório Síntese (SYR) constitui o produto final do Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). Ele resume o nível do conhecimento sobre a mudança do clima, seus impactos e riscos generalizados, e a mitigação e adaptação à mudança do clima com base na literatura científica, técnica e socioeconômica revisada por pares desde a publicação do Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do IPCC em 2014.

Este SYR destila, sintetiza e integra as principais conclusões das três contribuições do Grupo de Trabalho:
Mudança do Clima 2021: A Base das Ciências Físicas;
Mudança do Clima 2022: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade;
e Mudança do Clima 2022: Mitigação da Mudança do Clima.

O SYR também se baseia nas constatações dos Relatórios Especiais concluídos como parte da Sexta Avaliação:
Aquecimento Global de 1,5°C (2018): um Relatório Especial do IPCC sobre os impactos do aquecimento global de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e os caminhos de emissões globais de gases de efeito estufa relacionados, no contexto do fortalecimento da resposta global à ameaça da mudança do clima, do desenvolvimento sustentável e dos esforços para erradicar a pobreza (SR1.5);
Mudança do Clima e Terra (2019): um Relatório Especial do IPCC sobre mudança do clima, desertificação, degradação do solo, manejo sustentável do solo, segurança alimentar e fluxos de gases de efeito estufa em ecossistemas terrestres (SRCCL);
e O Oceano e a Criosfera de um Clima em Mudança (2019) (SROCC).

O SYR, portanto, é uma compilação abrangente e oportuna das mais recentes avaliações da literatura científica, técnica e socioeconômica sobre mudança do clima. 

Escopo do relatório

O SYR é uma síntese independente do material mais politicamente relevante baseado na literatura científica, técnica e socioeconômica avaliada durante a Sexta Avaliação. Este relatório integra as principais conclusões dos relatórios do Grupo de Trabalho do AR6 e dos três Relatórios Especiais do AR6. Ele reconhece a interdependência entre clima, ecossistemas e biodiversidade e sociedades humanas; o valor de diversas formas de conhecimento; e a estreita ligação entre adaptação à mudança do clima, mitigação, saúde dos ecossistemas, bem-estar humano e desenvolvimento sustentável. Com base em múltiplas estruturas analíticas, incluindo as das ciências físicas e sociais, este relatório identifica oportunidades de ação transformadora que são transições de sistemas efetivas, viáveis, justas e equitativas e caminhos de desenvolvimento resilientes. Diferentes esquemas de classificação regional são utilizados para aspectos físicos, sociais e econômicos, refletindo a literatura subjacente.

O Relatório Síntese enfatiza os riscos de curto prazo e as opções para lidar com eles, buscando fornecer aos formuladores de políticas uma noção da urgência necessária para tratar da mudança global do clima. O relatório também fornece informações importantes sobre como os riscos climáticos interagem não apenas entre si, mas também com riscos não relacionados ao clima. Ele descreve a interação entre mitigação adaptação e a forma como esta combinação pode melhor enfrentar o desafio climático e produzir benefícios valiosos. Ele destaca a forte conexão entre equidade e ação climática e porque soluções mais equitativas são vitais para lidar com a mudança do clima. Ele também enfatiza como a crescente urbanização oferece uma oportunidade para uma ação climática ambiciosa visando promover o desenvolvimento resiliente ao clima e o desenvolvimento sustentável para todos. E ressalta como a restauração e a proteção dos ecossistemas terrestres e oceânicos podem trazer múltiplos benefícios para a biodiversidade e outras metas sociais, ao passo que não o fazer representa um enorme risco para a garantia de um planeta saudável. 

Estrutura do relatório 

O SYR inclui um Resumo para Formuladores de Políticas (SPM) e um relatório mais longo do qual o SPM é derivado, além de anexos.

Para facilitar o acesso aos resultados do SYR para um público amplo, cada parte do SPM traz as principais conclusões. Juntas, essas 18 principais conclusões fornecem um resumo abrangente em linguagem simples e não técnica para a fácil assimilação por leitores de diferentes esferas da vida.

O SPM segue uma estrutura e sequência semelhantes às do relatório mais longo, mas algumas questões abordadas em mais de uma seção do relatório mais longo são resumidas em um único local no SPM. Cada parágrafo do SPM contém referências ao texto de apoio no relatório mais longo. Por sua vez, o relatório mais longo contém referências extensas a partes relevantes dos Relatórios do Grupo de Trabalho ou dos Relatórios Especiais mencionados acima.

O relatório mais longo está estruturado em torno de três tópicos principais, conforme determinado pelo Painel. Uma breve introdução (Seção 1) é seguida por três seções.

A Seção 2, “Situação Atual e Tendências“, começa com a avaliação das evidências observacionais da mudança do nosso clima, dos fatores históricos e atuais da mudança do clima induzida pelo homem e de seus impactos. Avalia, também, a implementação atual das opções de resposta para adaptação e mitigação.

A Seção 3, ‘Perspectivas Climáticas e de Desenvolvimento de Longo Prazo’, fornece uma avaliação de longo prazo da mudança do clima até 2100 e além sob uma ampla gama de perspectivas socioeconômicas. Nela são considerados os impactos, os riscos e os custos de longo prazo nos caminhos de adaptação e mitigação no contexto do desenvolvimento sustentável.

A seção 4, ‘Respostas de Curto Prazo para um Clima em Transformação’, avalia as oportunidades para ampliar as ações efetivas no período até 2040, no contexto das promessas e compromissos climáticos e da busca do desenvolvimento sustentável.

Os anexos contendo um glossário de termos utilizados, lista de acrônimos, autores, Editores de Revisão, o Comitê Científico Diretor do SYR e revisores especialistas completam o relatório. 

Processo de construção do relatório 

O SYR foi elaborado de acordo com os procedimentos do IPCC. Uma reunião de escopo para desenvolver um esboço detalhado do Relatório Síntese do AR6 foi realizada em Singapura, de 21 a 23 de outubro de 2019, tendo o esboço produzido nessa reunião sido aprovado pelo Painel na 52ª Sessão do IPCC, de 24 a 28 de fevereiro de 2020, em Paris, França.

De acordo com os procedimentos do IPCC, o Presidente do IPCC, em consulta com os Copresidentes dos Grupos de Trabalho, indicou autores para a Equipe de Redação Principal (CWT) do SYR. Um total de 30 membros do CWT e 9 Editores de Revisão foram selecionados e aceitos pelo Bureau do IPCC em sua 58ª sessão, em 19 de maio de 2020. No processo de desenvolvimento do SYR, 7 autores da Equipe de Redação Ampliada (EWT) foram selecionados pela CWT e aprovados pelo Presidente e pelo Bureau do IPCC, e 28 Autores Contribuintes foram selecionados pela CWT com a aprovação do Presidente. Esses autores adicionais foram selecionados para aprimorar e aprofundar a experiência necessária para a elaboração do Relatório. O Presidente estabeleceu, na 58ª Sessão do Bureau, um Comitê Científico Diretor (SSC) do SYR com o mandato de aconselhar o desenvolvimento do SYR. O SSC do SYR era composto pelos membros do Bureau do IPCC, exceto os membros que já atuavam como Editores de Revisão do SYR.

Devido à pandemia de Covid-19, as duas primeiras reuniões da CWT foram realizadas virtualmente, de 25 a 29 de janeiro de 2021 e de 16 a 20 de agosto de 2021. A Minuta de Primeira Ordem (FOD) foi liberada para especialistas e governos para análise em 10 de janeiro de 2022, com comentários até 20 de março de 2022. A CWT se reuniu em Dublin, de 25 a 28 de março de 2022, para discutir a melhor forma de revisar a FOD e abordar os mais de 10.000 comentários recebidos. Os Editores de Revisão monitoraram o processo de revisão para garantir que todos os comentários recebessem a devida consideração. O IPCC distribuiu uma versão final do Sumário para Formuladores de Políticas e um relatório mais longo do SYR aos governos para revisão de 21 de novembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023, que resultou em mais de 6.000 comentários. Uma minuta final do SYR para aprovação, incorporando os comentários da distribuição final do governo, foi enviada aos governos membros do IPCC em 8 de março de 2023.

O Painel, em sua 58ª Sessão realizada de 13 a 17 de março de 2023 em Interlaken, Suíça, aprovou o SPM linha por linha e adotou o relatório mais longo, seção por seção.

Faça aqui o download do relatório “IPCC Mudança do Clima 2023: Relatório Síntese” em Português

Faça aqui o download do relatório “IPCC Climate Change 2023: The AR6 Synthesis Report” em Inglês


Mudança do Clima 2023: Relatório Síntese se baseia nas avaliações realizadas
pelos três Grupos de Trabalho do IPCC, tendo sido escrito por uma Equipe de Redação
Principal dedicada de autores. Ele fornece uma avaliação integrada da mudança do
clima e aborda os seguintes tópicos:

  • Situação Atual e Tendências
  • Perspectivas de Clima e de Desenvolvimento no Longo Prazo
  • Respostas no Curto Prazo para um Clima em Mudança
    ISBN: 978-92-9169-164-7
    doi: 10.59327/IPCC/AR6-9789291691647