José Graziano da Silva recebe o Grand Prix do Niigata Award 2022

  • Categoria do post:Geral / IFZ
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

José Graziano da Silva, Diretor-Geral do IFZ e ex-Diretor-Geral da FAO, que ajudou a erradicar a fome no Brasil, ganha prêmio no Japão por contribuir para a paz e o bem estar no mundo

IFZ | 28/07/2022

O Conselho de Administração da Niigata International Food Award Foundation concedeu o Grand Prix do 7o. Prêmio Niigata ao Dr. José Graziano da Silva, Diretor-Geral do Instituto Fome Zero e ex-Diretor-Geral da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

A entrega do prêmio será em novembro deste ano em Niigata, cidade japonesa a 300km ao norte de Tokio, que sediou a reunião do G20 em 2019.

O prêmio é um reconhecimento à contribuição pelo trabalho de José Graziano da Silva no combate à fome e à desnutrição para a manutenção da paz e do bem-estar no mundo.

José Graziano da Silva é o primeiro brasileiro, e o primeiro ocidental, a receber o importante Prêmio Internacional de Alimentação “Sano Touzaburo Memorial Niigata” que está na sua sétima edição. O “Niigata”, no título do prêmio, simboliza a excelência atingida pela região japonesa nas áreas relacionadas à alimentação, desde a produção, processamento e distribuição de alimentos, até a cultura alimentar, pesquisa e educação.

A província de Niigata, uma das regiões rurais do Japão, está situada no meio do centro da costa do Mar do Japão e tem sido tradicionalmente um lugar onde se instalam as indústrias agrícolas e alimentícias. Com seu famoso arroz, Niigata tornou-se uma das dos principais regiões produtoras de alimentos do Japão, onde estão também as maiores empresas de agricultura e pesca.

“Food & Life” é o tema básico dos prêmios concedidos pela “Niigata International Food Award Foundation” que se propõe homenagear aqueles que enfrentam a realidade desigual das populações dos distintos países para salvar vidas e melhorar os meios de subsistência a fim de restaurar a dignidade no campo da alimentação.

Veja o anuncio oficial aqui:
https://www.niigata-award.jp/en/contents/news/220728/index.html