José Graziano da Silva e Maya Takagi | 23/05/2024
O livro Josué de Castro e a Diplomacia da Fome (Josué de Castro y la Diplomacia del Hambre, em sua versão espanhola), foi apresentado nesta quinta-feira, 24/05, por José Graziano da Silva, diretor-geral do Instituto Fome Zero, no Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada do Brasil no Chile. O evento contou com a participação do Embaixador do Brasil, Paulo Pacheco, e a diretora de Programas Regionais da FAO, Maya Takagi.
Médico, político, geógrafo e nutricionista, Josué dedicou sua vida a compreender e abordar o tema da fome, a defesa da reforma agrária e o papel da sociedade civil para garantir a segurança alimentar.
Em sua apresentação, Graziano contou um pouco sobre a trajetória de lutas de Josué pela reforma agrária e contra a fome e mostrou documentos históricos como a capa da primeira edição do livro “A Geografia da Fome”, de Josué de Castro, e um mapa das áreas alimentares de 1946.
“Em um mundo onde a fome continua a ser um desafio persistente e ressurgente, afetando quase 740 milhões de pessoas ou cerca de 9% da população mundial, é imperativo rever as perspectivas de Josué. A fome é uma criação humana, resultado de disparidades sociais e econômicas que condenam muitos países à falta de desenvolvimento, particularmente no Sul global. Precisamos de uma estratégia abrangente e multidisciplinar para vencer este problema persistente”, afirmou Graziano.