Ministro Wellington Dias defende Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Em conferência da FAO, em Roma, representante brasileiro ressaltou a liderança do presidente Lula na defesa do direito à alimentação saudável e no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade

MDS | 23/10/2023

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta segunda-feira (23.10), da abertura da Conferência de Segurança Alimentar Mundial, em Roma. Em seu discurso, o ministro destacou o compromisso renovado do Brasil no combate à pobreza e enfatizou a importância de uma aliança global para erradicar a fome no mundo.

Wellington Dias afirmou que, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil está determinado a enfrentar o desafio da pobreza, após o país ter sido novamente incluído no mapa da fome, devido ao aumento da miséria no país nos últimos anos. Ele lembrou que o direito humano à alimentação adequada é um pilar fundamental das políticas brasileiras, conforme estabelecido na Constituição do país.

Queremos, com uma aliança global, dar suporte e impulso político, recursos financeiros e cooperação técnica para apoiar a implementação direta de políticas de sucesso comprovado, em cada país que quiser participar” – Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

“Aqui, no Comitê de Segurança Alimentar Mundial, temos a formulação de diretrizes globais, com todo o diálogo e a participação da sociedade civil. É uma premissa fundamental também no Brasil, porém faltam a muitos países os recursos para implementar. Queremos, com uma aliança global, dar suporte e impulso político, recursos financeiros e cooperação técnica para apoiar a implementação direta de políticas de sucesso comprovado, em cada país que quiser participar. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o caminho para podermos trabalhar juntos e focados em vencer esse desafio”, avaliou o ministro.

“Embora a proposta do presidente Lula venha a ser desenvolvida durante a presidência brasileira do G20, enfatizo aqui que a iniciativa não se limitará ao G20, mas será aberta a todos os países dispostos a implementar ou fortalecer programas sociais com eficácia comprovada nessa luta”, declarou o representante do Brasil na 51ª sessão plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), plataforma intergovernamental coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês).

Dias citou ainda o renomado brasileiro Josué de Castro, que foi no passado presidente do Conselho da FAO, lembrando que a fome é um problema que afeta tanto ricos quanto pobres, ainda que por diferentes razões.

Em sua participação na conferência principal, o ministro manifestou apoio à eleição da próxima presidente do CSA, a embaixadora da África do Sul Nosipho Nausca-Jean Jezile.

Participação social

Em evento paralelo organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pelo MDS, discutiu-se a divisão de responsabilidades pela governança da segurança alimentar e nutricional, assim como o combate à fome em todo o mundo e a importância do diálogo e da participação social para o sucesso dos programas. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e a presidente do Consea, Elisabetta Racine, participaram das discussões.

Com uma atuação substantiva no Comitê de Segurança Alimentar Mundial, o Brasil, por meio do compromisso do ministro Wellington Dias e da liderança do presidente Lula, busca retomar papel de destaque na luta contra a fome e a pobreza, colaborando ativamente na formulação de diretrizes e na construção da Aliança Global para apoiar a ação nos países de maneira eficaz.

O ministro continua a agenda em Roma nesta terça-feira (24.10), quando promove, às 13h30 (horário local, 8h30 no horário de Brasília), o painel “Lições do Brasil – Recuperando-se dos reveses no combate à fome e à desnutrição e os desafios no caminho a seguir”.

Wellington Dias terá ainda reuniões bilaterais com o relator especial das Nações Unidas para o Direito Humano à Alimentação, Michael Fakhri; com o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Alvaro Lario; com a vice-diretora-geral da FAO, Maria Helena Semedo; com a ministra de Agricultura da África do Sul, Angela Thokozile Didiza; e com a presidente eleita do CSA, embaixadora Nosipho Nausca-Jean Jezile.

Publicado pela Assessoria de Comunicação – MDS
https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/ministro-wellington-dias-defende-alianca-global-contra-a-fome-e-a-pobreza