Por Altivo R. A de Almeida Cunha, Walter Belik e Mauro Macedo Campos na Revista Raízes | 27/02/2025
Artigo publicadado na Revist Raízes analisa os recentes documentos elaborados por organizações internacionais sobre o papel dos Mercados Atacadistas de Alimentos (MAA), identificando os “novos consensos” institucionais que emergem nesse setor à luz do conceito de sistemas alimentares. A pesquisa explora como esses consensos influenciam as decisões e estratégias da FAO na América Latina, além de examinar as recomendações do Parlamento Europeu à União Europeia e seu impacto no Brasil, especialmente na formulação da Política Nacional de Abastecimento Alimentar.
Além disso, o estudo sistematiza a contribuição dos MAA para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com base em evidências sobre os mercados atacadistas da América Latina reunidas pela FAO-Américas. O artigo destaca o papel desses mercados na segurança alimentar, no fortalecimento das conexões entre áreas rurais e urbanas, na redução do desperdício de alimentos e na inclusão de pequenos produtores.
Diante do avanço da urbanização e dos desafios climáticos, os MAA se consolidam como estruturas essenciais para a resiliência dos sistemas agroalimentares. O artigo também discute a necessidade de investimentos e modernização desses mercados, garantindo sua adequação às demandas contemporâneas e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da região.
Este estudo é resultado de uma pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte, uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo IBAMA.
Publicado na Revista Raízes
https://raizes.revistas.ufcg.edu.br/index.php/raizes/article/view/875/701