Primeiro-ministro belga adverte Israel contra o uso da fome como “arma de guerra” em Gaza

  • Categoria do post:Fome / Gaza / Geral / ONU
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura

Alexander De Croo também pede que Israel abandone os planos de uma ofensiva na cidade de Rafah

Politico | 16/03/2024

Alexander De Croo pediu a Benjamin Netanyahu que abandonasse os planos de uma ofensiva em Rafah | Dirk Waem/Belga via Getty Images
Alexander De Croo pediu a Benjamin Netanyahu que abandonasse os planos de uma ofensiva em Rafah | Dirk Waem/Belga via Getty Images

AMMAN, Jordânia | O primeiro-ministro belga Alexander De Croo advertiu Israel, neste sábado, contra o uso da fome como “arma de guerra” na Faixa de Gaza, pedindo ao governo israelense que abra mais pontos de acesso para a ajuda humanitária. 

“Vejo hoje que há uma população muito grande [em Gaza] em risco de fome”, disse o líder belga a jornalistas em Amã, na Jordânia, durante uma visita rápida ao Oriente Médio. “Cabe a Israel provar que a fome não será usada como arma de guerra.” 

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, e um dos principais diplomatas da UE, Josep Borrell, e grupos de ajuda também alertaram sobre o risco de fome em Gaza após meses de guerra entre as forças israelenses e o Hamas, que matou mais de 1.200 israelenses em um ataque surpresa em 7 de outubro. 

De Croo também pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que abandone os planos de uma ofensiva na cidade de Rafah, no sul de Gaza. 

A operação israelense para combater o Hamas deixou mais de 30.000 residentes de Gaza mortos, de acordo com os números fornecidos pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. As autoridades israelenses contestam esse número de mortos, dizendo que uma grande parte é de militantes do Hamas; enquanto Netanyahu rebateu as alegações de fome em Gaza. 

De Croo chamou a situação humanitária em Gaza de “absolutamente dramática” e pediu a Israel que abra mais pontos de acesso para que a ajuda chegue aos civis da região. 

De Croo, da Bélgica, está entre os apoiadores mais declarados da causa palestina na Europa | Dirk Waem/Belga via Getty Images
De Croo, da Bélgica, está entre os apoiadores mais declarados da causa palestina na Europa | Dirk Waem/Belga via Getty Images

“Vemos que há muita ajuda que é retida por controles que são repetitivos e supérfluos, dadas as necessidades no local”, disse ele em uma coletiva de imprensa com a ex-ministra das Finanças da Holanda, Sigrid Kaag, que agora é coordenadora da ONU para ajuda humanitária em Gaza. 

Kaag acrescentou que os esforços recentes para aumentar as entregas de ajuda – inclusive por meio de navios e lançamentos aéreos realizados pelos Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha e países do Oriente Médio – foram insuficientes e que era necessário “inundar o mercado”. 

Precisamos de volume, volume, volume“, disse ela. 

Juntamente com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, e o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, o belga De Croo – que enfrentará eleições em junho – está entre os defensores mais declarados da causa palestina na Europa, uma credencial que ele repetidamente elogiou no primeiro dia de sua viagem ao Oriente Médio. “A Bélgica tem uma posição muito clara. Fazemos parte de um núcleo de países, junto com a Espanha e a Irlanda, que pedem um cessar-fogo”, disse De Croo. 

Depois de uma reunião matinal com Kaag, De Croo passou mais de uma hora conversando com as tropas da força aérea belga em um aeródromo jordaniano que é um ponto de partida para lançamentos aéreos na Faixa de Gaza. Em pé, sob a asa de um avião de transporte militar que estava sendo carregado com paletes de ajuda, ele disse que os esforços da Bélgica para defender a causa palestina e entregar ajuda elevaram a posição da Bélgica no mundo árabe – mesmo que as relações entre Israel e a Bélgica raramente tenham sido mais frias. 

Com a Bélgica ocupando a presidência rotativa da União Europeia, espera-se que De Croo pressione os líderes da UE a se concentrarem na situação em Gaza durante uma reunião em Bruxelas na próxima semana. 

De Croo pediu a Israel que abra mais pontos de acesso para que a ajuda chegue aos civis na área | Said Khatib/AFP via Getty Images
De Croo pediu a Israel que abra mais pontos de acesso para que a ajuda chegue aos civis na área | Said Khatib/AFP via Getty Images

Ao ser questionado sobre como essa defesa se encaixava na exigência da presidência da UE de atuar como um “intermediário honesto” nas negociações da UE, De Croo pareceu não se incomodar. “A Bélgica tem uma posição”, disse ele. “Farei tudo o que puder para convencer outros países a se juntarem a mim.” 

A próxima parada de De Croo é Doha, no Qatar, onde ele deve levantar a possibilidade de renovar um contrato para o fornecimento de gás do Qatar. No domingo, o líder belga voa para o Cairo, no Egito, onde a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinará um pacote de apoio econômico voltado, em grande parte, para conter a migração irregular. 

Traduzido pelo Blog do IFZ

Publicado originalmente no Político
https://www.politico.eu/article/belgian-prime-minister-alexander-de-croo-warns-israel-against-hunger-weapon-war-gaza/