13 milhões de brasileiros foram retirados da fome em 2023

  • Categoria do post:Brasil / Fome / Geral
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

13 milhões de brasileiros foram retirados da fome em 2023, segundo pesquisa. O número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar no país caiu para 20 milhões no ano passado, de acordo com o Instituto Fome Zero. O combate à fome e à pobreza é uma das prioridades do G20 Brasil.

G20 | 15/03/2024

Pesquisa do Instituto Fome Zero, divulgada nesta segunda-feira (11), mostra que 13 milhões de brasileiros foram retirados da situação de fome no Brasil em 2023. Em 2022, 33 milhões de pessoas sofriam com a insegurança alimentar no país, número que caiu para 20 milhões no ano passado. A pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e realizada a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE.

De acordo com o estudo, a redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar está relacionada ao crescimento da renda da população com a queda do desemprego, ganhos com programas de transferência de renda, aumento do salário mínimo acima da inflação e indicadores econômicos favoráveis.

Força-tarefa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O combate à fome é uma das prioridades da presidência brasileira do G20, que propôs a criação da Força-Tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O objetivo é estabelecer uma Aliança Global, com a participação de países membros e não membros do G20, para captar recursos financeiros e expertise tecnológica a serem utilizados na implementação de políticas públicas e tecnologias sociais para reduzir a fome e a pobreza no mundo.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e coordenador da Força-Tarefa, Wellington Dias, o Brasil tem servido de exemplo para outros países com iniciativas bem-sucedidas, como o Bolsa Família, programa de transferência de renda com resultados comprovados e reconhecidos, que podem ser implementados ou servir de inspiração para outros países.

A Força-Tarefa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é coordenada pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, da Família e Combate à Fome, das Relações Exteriores e da Fazenda. A próxima reunião do grupo ocorrerá entre os dias 20 e 22 de março, em Brasília.

Leia/baixe o estudo “Evolução da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: Indicadores macroeconômicos, preços de alimentos e perspectivas futuras