A proposta de trabalho da Associação Prato Cheio visa reunir ao mesmo tempo ações diretas de combate à fome por meio de uma alimentação saudável e o apoio à redução de perdas e desperdício dos alimentos. Nesse sentido, no ano que passou reforçamos nossas atividades nos três eixos que vêm pautando a nossa atuação durante esses 23 anos: a colheita urbana para a doação de comida saudável às instituições, a educação e treinamento de profissionais e do público em geral nos temas ligados â alimentação e o desenvolvimento sustentável. Dessa maneira, com satisfação entregamos à sociedade .esse relatório com grandes realizações nessas três linhas de atuação.
No ano de 2023, tivemos um aumento significativo de 16,2% nas doações de alimentos em relação ao ano anterior – atingindo mais de 653 toneladas. Essa marca nos permitiu atender 81 instituições que serviram refeições para mais de 33 mil pessoas na Região Metropolitana de São Paulo, um aumento de 16% no número de beneficiados em relação ao ano passado. Esse crescimento só foi possível porque ampliamos o leque de doadores e 15 novas parcerias foram firmadas. No eixo da educação, inauguramos a Plataforma de Educação à Distância da Prato Cheio com uma oferta de 20 cursos especialmente desenhados para os operadores e gestores de instituições receptoras, mas também aberto gratuitamente ao público em geral. No campo presencial seguimos também oferecendo treinamentos para motoristas e ajudantes e oficinas culinárias para cozinheiros, nutricionistas e gestores das instituições que atendemos. Um total de 36 atividades educativas que beneficiaram diretamente mais de 1.500 pessoas.
Ampliamos também as avaliações antropométricas dos beneficiários de nossas ações, permitindo assim desenhar um quadro mais detalhado sobre o perfil das instituições e as possíveis demandas que poderão ser atendidas. Essas informações nos permitem também atuar do lado da oferta, selecionando as doações e demonstrando para os nossos parceiros onde deve ser o foco de atuação e quais são os resultados.
Sabemos que ainda há muito o que fazer pois na cidade de São Paulo e Região a pobreza e a desigualdade social estão presentes e estampadas no nosso dia-a-dia. Seguimos trabalhando, atentos às dificuldades, mas com as energias renovadas sempre que lançamos um olhar para tudo que já foi construído. Mais uma vez, agradecemos aos nossos voluntários, colaboradores, profissionais, organizações e empresas parceiras, financiadores e instituições de ensino.
Walter Belik
Presidente do Banco de Alimentos
Baixe aqui o Relatório Atividades do Banco de Alimentos 2023