Examinando o conceito de segurança alimentar e nutricional e suas novas dimensões

Walter Belik | Fevereiro de 2024

A utilização do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para a elaboração de diretrizes de políticas públicas está sob constante revisão. Desde a sua definição nas primeiras conferencias internacionais até os dias de hoje já se passaram mais de 50 anos.

Desafios, como o combate à desnutrição, avançaram pouco enquanto novas questões decorrentes da generalização de hábitos alimentares inadequados deram origem a outros problemas como o da obesidade, emissão de gases de efeito estufa, contaminações do meio ambiente e aumento nas perdas e desperdícios de alimentos.

Atualmente se discute a possibilidade de transição para um novo modelo de Sistema Agroalimentar, ambientalmente e socialmente sustentável, mas esses progressos ainda estão distantes.

Diante da polifonia dos diferentes interesses nacionais, pressões dos movimentos sociais e poder econômico e político das grandes corporações o presente artigo aponta algumas tendências que estão presentes e que poderão desenhar esse Sistema Agroalimentar no futuro próximo.

Walter Belik é Professor Titular Aposentado e colaborador do Instituto de Economia da Unicamp e Diretor do Instituto Fome
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8650-0687.

Baixe o artigo “Examinando o conceito de segurança alimentar e nutricional e suas novas dimensões“, em formato pdf