Nota do IFZ | 10/11/2023
O Instituto Fome Zero, entidade sem fins lucrativos que atua na promoção da segurança alimentar e nutricional no Brasil, vem a público manifestar seu posicionamento sobre a importância do papel público da Ceagesp e da Ceasaminas, e sua retirada do Plano Nacional de Desestatização.
As duas maiores centrais de abastecimento do Brasil, administradas pelo Governo Federal, são essenciais para o abastecimento de alimentos de mais de 40 milhões de pessoas em 1.500 municípios. Juntas, são responsáveis por 43% do volume comercializado e por 44% do valor negociado de hortifrútis nacionalmente, e são os principais canais de escoamento da agricultura familiar.
As Ceagesp e a Ceasaminas também desempenham um papel estratégico para o desenvolvimento rural e urbano, ao atar o elo entre o produtor e o mercado. Elas contribuem para a segurança alimentar e nutricional da população, promovendo o acesso a uma alimentação variada e saudável.
Apesar dos desafios, as duas centrais de abastecimento detêm uma importante capacidade e expertise técnica. É necessário criar um novo ambiente comercial que estimule o investimento e a inovação nas centrais, para que elas possam cumprir seu papel estratégico no sistema alimentar nacional.
Portanto, o Instituto Fome Zero defende a retirada imediata da Ceagesp e da Ceasaminas do Plano Nacional de Desestatização. As duas centrais devem permanecer como empresas públicas, assumindo sua função estratégica no sistema alimentar nacional.