10 benefícios da batata-doce para saúde e bem-estar

Blog do IFZ | 10/04/2024

A batata-doce, um alimento emblemático da culinária latino-americana, tem conquistado cada vez mais espaço nos cardápios globais. Reconhecida por sua versatilidade, sabor e valor nutricional, essa raiz tem atraído a atenção não apenas dos apreciadores da boa comida, mas também dos adeptos de um estilo de vida saudável.

Originária dos Andes e cultivada ao longo de todo o continente latino-americano, desde a majestosa Cordilheira dos Andes até as regiões tropicais do norte do Brasil, a batata-doce não se limita às fronteiras geográficas. Seu prestígio alcançou até mesmo o Japão, onde se tornou um ingrediente muito apreciado.

Mas o que torna a batata-doce tão especial? A resposta está em sua composição rica e diversificada. Além de ser uma excelente fonte de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, garantindo energia sustentada, a batata-doce é repleta de fibras alimentares, proteínas e uma vasta gama de vitaminas e minerais essenciais.

Das vitaminas A, E, C e do complexo B ao cálcio, zinco, magnésio e potássio, a batata-doce é um verdadeiro tesouro nutricional. Seu baixo teor de gordura e sua riqueza em antioxidantes, como o beta caroteno e as antocianinas, fazem dela uma aliada valiosa para a saúde do corpo e da mente.

Além disso, sua variedade de cores e sabores oferece opções infinitas na culinária, desde pratos doces até salgados, satisfazendo os paladares mais exigentes e criativos.

No universo fitness, a batata-doce ganhou fama como uma fonte preferida de carboidratos entre os praticantes de atividade física, contribuindo para o fornecimento de energia e auxiliando no ganho de massa muscular. Seu teor moderado de calorias e sua capacidade de promover saciedade a tornam também uma aliada na busca pelo emagrecimento, quando inserida em uma dieta equilibrada.

A batata-doce é mais que um simples alimento: é um símbolo da riqueza gastronômica e cultural da América Latina, uma fonte inesgotável de inspiração na cozinha e uma aliada indispensável na busca por uma vida mais saudável e equilibrada.

Os 10 principais benefícios da batata-doce

  1. Controle de peso: Devido às fibras solúveis que aumentam a saciedade, a batata-doce auxilia na regulação do peso corporal, reduzindo a ingestão de alimentos e o ganho de peso.
  2. Fonte de energia para atividades físicas: Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, a batata-doce fornece energia de forma gradual, sendo ideal para quem pratica atividades físicas. Além disso, sua variedade roxa é rica em antioxidantes, combatendo os radicais livres gerados durante o exercício.
  3. Benefícios para a pele: O betacaroteno presente na batata-doce é convertido em vitamina A, promovendo a elasticidade da pele, renovando células mortas e contribuindo para uma aparência saudável. Também é rica em vitamina C e E, importantes para manter a cútis flexível e brilhante.
  4. Redução do colesterol: As fibras solúveis da batata-doce auxiliam na eliminação de gorduras e açúcares, reduzindo as taxas de colesterol e prevenindo doenças cardiovasculares.
  5. Fonte de antioxidantes: As vitaminas A e C presentes na batata-doce atuam como antioxidantes, protegendo as células contra o envelhecimento e diversas doenças, especialmente a variedade roxa que possui antioxidantes ainda mais potentes.
  6. Melhora do sistema imunológico: O betacaroteno presente na batata-doce é convertido em vitamina A, essencial para manter o sistema imunológico saudável, especialmente as membranas mucosas do intestino.
  7. Propriedades anti-inflamatórias: A batata-doce contém colina, uma vitamina do complexo B, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a inflamação no corpo.
  8. Prevenção de deficiência de vitamina A: Rica em betacaroteno, a batata-doce previne a deficiência de vitamina A, importante para a função imunológica e a saúde dos olhos.
  9. Promoção da saúde intestinal: Graças às suas fibras, a batata-doce estimula o funcionamento adequado do trato digestivo, prevenindo a constipação e mantendo a saúde intestinal.
  10. Redução do risco de câncer: Os antioxidantes presentes na batata-doce, especialmente na casca da variedade roxa, ajudam a reduzir o estresse oxidativo e o risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias, como câncer.

Tipos de batata-doce

Podemos encontrar quatro variedades de batata-doce no Brasil.

A mais comum é a batata-branca, também conhecida como angola e terra-nova, que possui um gosto levemente adocicado. As batatas nas cores amarela e roxa, que também são utilizadas nas receitas para doces muito saborosos. E, por fim, a batata-doce avermelhada, que é uma das melhores opções para comer assada.


Informações nutricionais da batata-doce

Informação retirada de Nutritiondata 

O grande potencial gastronômico da batata-doce que pode ser consumida de diversas formas. A mais tradicional é cozida ou assada no forno, sem necessitar de temperos ou gordura adicionada, fazendo dela um saudável substituto da batata, arroz ou massa.

Fontes: Estadão Conteúdo, UOL, O Globo, Secretária da Saúde do Estado da Bahia