LIVES DO IFZ
As eleições municipais que se aproximam representam um momento importante para o futuro do Brasil, uma oportunidade ímpar de transformar a realidade de milhares de brasileiros que ainda enfrentam a fome e a insegurança alimentar.
Os governos municipais, por estarem em contato direto com a população, possuem a capacidade de elaborar as políticas públicas mais eficazes para o combate à fome e para estimular a melhoria nutricional das dietas. Além disso, a maioria das políticas públicas com foco social, inclusive as federais e estaduais, é implementada no nível municipal, por meio da ação dos governos locais.
Nesta live, apresentaremos a cartilha “Como Acabar com a Fome no seu Município”, escrita pelo Instituto Fome Zero, destinada a orientar e apoiar a criação de políticas
Leia MAIS
A cartilha está disponível para download em https://ifz.org.br/como-acabar-com-a-fome-no-seu-municipio/
Participantes
Márcia Lopes é Assistente Social, com especialização na área da Criança e Adolescente e Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP e Professora do Curso de Serviço Social da UEL por 30 anos, onde se aposentou.
Foi Secretária de Assistência Social de Londrina, de 1993 a 1996 e vereadora de 2000 à 2004.
Foi Secretária Nacional de Assistência Social e Secretária Executiva do MDS, de 2004 à 2007 e presidiu a Rede de Pobreza e Proteção Social dos países da América Latina e Caribe, pelo BID, em 2007.
Foi Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010.
Coordenou o GT FOME ZERO por 5 anos. Integrou o CONSEA por 4 anos. O CNAS e o CONANDA em 2004.
Consultora Nacional e Internacional por organismos internacionais do sistema ONU – FAO, UNICEF, PNUD, União Europeia e BID, em países da África e América Latina e Caribe.
Compõe atualmente, a Coordenação da Frente Nacional em defesa do SUAS e da Seguridade Social e integra o Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste.
Integrou a equipe de transição do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Social para o governo Lula – 2023/2026.
Juliana Tângari é diretora do Instituto Comida do Amanhã e coordenadora geral do LUPPA – Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares . Formada em direito, com especializações pela Università di Camerino, pela Organização dos Estados Americanos, por European University Institute e The Hague Academy of International Law. Foi presidente do CONSEA-Rio de 2016 a 2018 e membro da rede Champions da Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares em 2021.
Joacir Rufino de Aquino é graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DINTER-UFRN/UERN) e é filiado ao CORECON-RN.
Atualmente é Professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú), Sócio Efetivo da Academia Assuense de Letras (AAL), do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) e membro do Instituto Fome Zero.
Foi agraciado com o Título de Economista do Ano 2016 pelo CORECON/RN, ocupou o cargo de Representante Regional (2017-2021) e é o atual Vice-Presidente da Região Nordeste da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER (Gestões: 2021-2023 e 2023-2025).
Participa, como pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN), Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo (UERN), Laboratório de Estudos Rurais (UFRN) e Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Moderador
José Giacomo Baccarin é Agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da UNESP, campus de Jaboticabal (SP), Mestre em Economia Agrária pela ESALQ/USP e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCAr.
É Professor Livre Docente da UNESP no campus de Jaboticabal (SP), na graduação, e de Rio Claro (SP), na pós-graduação em Geografia.
Teve dois mandatos eletivos, Prefeito de Jaboticabal (SP), entre 1989 e 1992, e Deputado Estadual junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de 1995 a 1998.
Ocupou o cargo de Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na execução do Programa Fome Zero, no primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003 e 2004. Foi Superintendente do INCRA no Estado de São Paulo, entre 2011 e 2012.
Neste encontro vamos celebrar o centenário do nascimento de José Gomes da Silva e debater sua vida, a luta pela reforma agrária e contra a fome.
Figura central na luta pela reforma agrária no Brasil, ele liderou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) durante o período de redemocratização, impulsionando a implementação da reforma agrária na Nova República. Sua atuação focou em democratizar o acesso à terra e garantir condições dignas de vida para os trabalhadores rurais.
José Gomes da Silva é reconhecido por seu compromisso inabalável com a justiça social e pela defesa dos direitos dos mais necessitados, contribuindo Abertura: Walter Belik é Professor titular colaborador da Unicamp, presidente do Banco de Alimentos da Associação Prato Cheio, consultor da FAO e Diretor do Instituto Fome Zero Moderadora: Sonia Novaes Moraes é diretora da Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRA Convidados: Gilmar Mauro, coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Luis Carlos Guedes Pinto, ex-ministro da Agricultura. Visite a página de homenagem com a biografia de José Gomes da Silva e depoimentos de amigos e companheiros de militância Visite o Acervo José Gomes da Silva onde estão disponíveis livros, textos, matérias e entrevistas, além de produções de terceiros acerca de sua obra https://ifz.org.br/acervo-jose-gomes-da-silva/
Leia MAIS
https://ifz.org.br/jose-gomes-da-silva
com a participação de
DÃO REAL PEREIRA DOS SANTOS | Presidente do Instituto Justiça Fiscal e Diretor de Relações Internacionais e Intersindicais do SINDIFISCO Nacional
SERGIO GOBETTI | Economista e Pesquisador do IPEA, com Mestrado e Doutorado pela Universidade de Brasília
Baixe aqui a apresentação “Concentração de renda: novas evidências reveladas pelo IRPF“, usada na live
Moderação de
JOSÉ GIACOMO BACCARIN | Livre-Docente da UNESP, Campus de Jaboticabal (SP) e membro do IFZ
Neste encontro vamos aproveitar o contexto no início do ano letivo para recolocar no debate público o tema das compras da agricultura familiar, de povos indígenas e de povos e comunidades tradicionais da região amazônica em especial para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Nossa expectativa é dar visibilidade a algumas estratégias exitosas de ampliação e fortalecimento das compras, e debater formas de potencializá-las.
Participantes:
FERNANDO MERLOTO SOAVE
Procurador da República
Atuante nos temas de 6ª CCR do MPF Amazonas (direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais)Leia MAIS
Coordenador do GT Agroecologia
Coordenador da Mesa de Diálogo Permanente Catrapovos Brasil
Coordenador da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa)
.
TEREZA CAMPELLO
Tereza atualmente é Diretora Socioambiental do BNDES. Foi professora titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP. Também foi Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de 2011 a 2016 e foi Assessora Especial da Presidência da República de 2003 a 2008.
Moderador:
MARCOS LOPES FILHO é Coordenador-Geral do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República. Também é doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade pela USP e pesquisador visitante do Centro para Políticas Alimentares da City, University of London e atual coordenador do eixo Direito Humano à Alimentação Adequada do Instituto Fome Zero.
Neste encontro vamos discutir os avanços e retrocessos observados na segurança alimentar em nossa região.
Em particular vamos analisar três situações distintas: o México que está vivendo um ano de eleições presidenciais nas quais o tema da alimentação vai ser decisivo, a Colômbia que se destacou pelo rápido crescimento econômico seguido de desaceleração com melhora nos indicadores sociais e, finalmente a Argentina em meio a uma de suas piores crises e iminente desestruturação de sua rede de proteção social.
Participantes:
ARGENTINA Leia MAIS
Gloria Sammartino é antropóloga. Atualmente é Professora Titular de Socioantropologia na Escuela de Nutrición/Universidad de Buenos Aires (UBA). Integra o Centro de Estudios sobre Problemáticas Alimentarias (CISPAN), a Cátedra Libre de Soberanía Alimentaria (CALISA), na Escuela de Nutrición, UBA, o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), e a Area de Alimentación de Unión de Trabajadores de la Tierra (UTT).
COLÔMBIA
Maya Takagi tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa e elaboração de políticas públicas na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), desenvolvimento rural, proteção social e agricultura de pequena escala (familiar). Maya é especialista em políticas públicas, tem doutorado em Desenvolvimento Econômico e trabalhou na implementação do Programa Fome Zero no Brasil. Anteriormente, de 2011 a 2012, foi Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS e, de 2013 a 2014, como pesquisadora agrícola ligada ao Ministério da Agricultura. Maya trabalhou na FAO/Roma, de 2015 a 2019, como Senior Officer de Proteção Social e Vice-Líder do Programa Estratégico para Redução da Pobreza Rural. Atualmente é Líder do Programa Regional do Escritório Regional da FAO para a América Latina e Caribe.
MÉXICO
Genaro Aguilar Gutiérrez é membro da Academia Mexicana de Ciências e foi Diretor-Geral de Desenvolvimento Social do Governo Mexicano e Coordenador da Rede Latino-Americana de Especialistas contra Perda e Desperdício de Alimentos da FAO. Atualmente é Professor Catedrático da Escola Superior de Economia do Instituto Politécnico Nacional do México.
Moderador
Walter Belik é Professor titular colaborador da Unicamp, presidente do Banco de Alimentos da Associação Prato Cheio, consultor da FAO e Diretor do Instituto Fome Zero
A live procurará tratar dos efeitos psicológicos nas pessoas acometidas pela Fome ou em níveis extremos de insegurança alimentar. A fome é uma questão que faz agregar diferentes análises e possíveis soluções para sua minimização ou inexistência, porém os efeitos psicológicos se trata de uma questão também ser priorizada.
Extraímos um trecho de texto do Instituto Silvia Lane que nos trouxe essa provocação:
Há décadas há quem se pergunte: como a Psicologia poderia contribuir para o combate a Fome? Porque é impressionante a escassez de atenção a esse tema na ciência e na profissão. Houve Fome secularmente no país, mas não atentamos a ela. Depois, ela foi praticamente eliminada no Brasil e não demos atenção a isso. Ela voltou a ressurgir nacionalmente e não houve movimento de algum significado na sua direção. Agora ela está voltando a ser debelada, mas parece que isso não nos interessa.Leia MAIS
Fonte: Artigo ISL – OITO OU NOVE (POSSÍVEIS) TAREFAS PARA A PSICOLOGIA NO COMBATE A FOME
Marcos R.Ferreira, Ana M.B.Bock, M. da Graça M.Gonçalve, Francisco J. M. Viana, Instituto Silvia Lane
Palestrantes:
Ana Bock – presidente ISL
Doutora em Psicologia Social, Professora da PUCSP, presidente do Instituto Silvia Lane
Márcia Lopes – Assistente Social. Professora aposentada pela UEL. Secretária Executiva do MDS (2005 a 2007). Ministra do MDS em 2010. Coordenadora do GT Fome Zero por 5 anos. Assessora da CT de Assistência Social do Consórcio Nordeste. Consultora em Políticas Públicas
Marcos Ferreira – Doutor em Psicologia Social, professor aposentado da UFSC, diretor do Instituto Silvia Lane
Mediação:
Thiago Lima – Professor de Relações Internacionais da UFPB e coordenador de RI e combate à fome no IFZ
Oito ou nove (possíveis) tarefas para a psicologia no combate à fome
Josué de Castro faleceu em 24 de setembro de 1973 em Paris, cidade que o acolheu após ser exilado, em 1964, pelo AI-1 (Primeiro Ato Institucional) da ditadura militar no Brasil; o ostracismo imposto por seus algozes contrasta com a viva presença do intelectual engajado no exercício de uma cidadania ativa no Brasil, na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), além de três indicações ao Prêmio Nobel.
Em junho de 1972, apenas um ano antes de seu trágico falecimento no exílio, Josué de Castro apresentou na paradigmática Conferência da ONU sobre Meio Ambiente, realizada na cidade de Estocolmo, a exposição “Subdesenvolvimento: causa primeira da poluição”, na qual assinala corajosamente que: “(…) falso é o conceito de desenvolvimento avaliado unicamente à base da expansão da riqueza material, do crescimento econômico.Leia MAIS
O conceito de desenvolvimento não é meramente quantitativo, mas compreende os aspectos qualitativos dos grupos humanos a que concerne. Crescer é uma coisa; desenvolver, outra. Crescer é, em linhas gerais, fácil. Desenvolver equilibradamente, difícil. Tão difícil que nenhum país do mundo conseguiu ainda. Desta perspectiva, o mundo todo continua mais ou menos subdesenvolvido”. Em outras palavras, pensar e agir sobre a realidade exige o firme compromisso de superar estruturas da sociedade imbricadas à ausência de equidade social, direitos, dignidade humana e cidadania plena.
Josué de Castro pertence à longa tradição humanista e, por humanismo não se compreende apenas uma visão ética e moral na busca do ideal abstrato de justiça. Ele conjugou seu humanismo com um sentido constante de intervenção social; se estivesse vivo, seguramente estaria presente nos debates atuais sobre agroecologia, sistemas agroflorestais, agrobiodiversidade, justiça ambiental e ecologia política.
Para discutir a atualidade do pensamento e do agir de Josué de Castro, o IFZ organizou esta live com a mediação de José Graziano da Silva e a participação de Marina Gusmão de Mendonça e Renato Carvalheira do Nascimento, dois especialistas da obra de Josué.
Marina Gusmão de Mendonça é Bacharel em História e Direito pela Universidade de São Paulo (USP)
Mestre e Doutora em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FLCH-USP)
Possui Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC-UNESP) – campus de Marília
Professora Adjunta do Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP) – campus de Osasco
Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC-UNESP) – campus de Marília
Pesquisadora Convidada da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da Universidade de São Paulo (Cátedra J.Castro/USP)
Coordenadora Científica da Cátedra José Bonifácio do Centro Ibero-Americano da Universidade de São Paulo (CJB-CIBA/USP)
Renato Carvalheira do Nascimento é filho de pernambucanos, morou em Recife nos anos 80, mas formou-se em Relações Internacionais e Sociologia na UnB, depois fez um mestrado sobre Josué de Castro em Sociologia também na UnB (2002) e doutorou-se na UFRRJ em Ciências Sociais com tese sobre o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do qual Josué de Castro é patrono.
Foi Relator do Brasil para o Direito Humano à Alimentacao Adequada pela FAO Regional América Latina em 2009.
Atualmente é Analista sênior em Ciência e Tecnologia da CAPES/ Ministério da Educação e Vice-Coordenador da Rede PENSSAN.
Conheça um pouco mais sobre Josué de Castro em matérias publicadas no site do IFZ
Há 50 anos morria o homem que explicou a pobreza no Brasil https://rebrand.ly/JosuedeCastro01
Josué de Castro e a fome como problema político e estrutural https://rebrand.ly/JosuedeCastro02
Josué de Castro: os vários legados de um personagem multifacetado https://rebrand.ly/JosuedeCastro03
Esta live conta com o apoio do Instituto Ibirapitanga e do Instituto Clima e Sociedade
Internacionalização da Agricultura e Efeitos na Disponibilidade, Preços e Consumo de Alimentos no Brasil
IFZ | 19/09/2023
O objetivo deste seminário é apresentar e discutir os resultados do estudo “Internacionalização da Agricultura Brasileira e os Efeitos nos Preços, Disponibilidade e Consumo de Alimentos no Brasil”, produzido pelo Grupo de Internacionalização da Agricultura e Inflação de Alimentos (GIAIA) com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Saúde.
O estudo analisa a manifestação e as características da inflação de alimentos no Brasil, a partir de 2007. Isto se explicita quando os alimentos encarecem relativamente aos demais produtos de consumo, por período longo de tempo.
Entre 2007 e 2022, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o oficial de inflação ao consumidor no País, elevou-se em 126,0%.Leia MAIS
Com base no conceito de cadeia agroalimentar, pode-se dizer que o encarecimento dos alimentos no Brasil esteve mais relacionado com as condições vigentes nos mercados agrícolas e menos com a indústria alimentícia e os serviços de distribuição, em especial os supermercados.
No período analisado, o Brasil aumentou sua participação nas exportações agrícolas mundiais, ao mesmo tempo que os preços internacionais dos alimentos se mantiveram em patamar, historicamente, alto.
Abertura:
José Graziano da Silva
Diretor-Geral do Instituto Fome Zero
Apresentação: José Giacomo Baccarin
Professor Livre Docente da UNESP, Campus de Jaboticabal (SP)
Participação:
GIAIA – Grupo de Internacionalização da Agricultura e Inflação de Alimentos
Participação especial do Ministério da Saúde: Kelly Poliany de Souza Alves
Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde
Discussão e moderação: Semíramis M A Domene
Professora Associada do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da UNIFESP
Seminário realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza, do IEA-USP
Apoio: Instituto Ibirapitanga e Instituto Clima e Sociedade (iCS)
Ações no ambiente alimentar para prevenção da obesidade em contextos de vulnerabilidade social
IFZ | 31/08/2023
O combate à obesidade está entre os principais desafios contemporâneos para quem faz pesquisa e gestão em Saúde Coletiva.
Redução da qualidade de vida e aumento do risco para outras doenças crônicas são realidades conhecidas que resultam das elevadas prevalências do excesso de peso; a elas se somam estigmas e estereótipos sobre pessoas obesas.
Neste encontro, especialistas discutem estratégias de combate à obesidade a partir da compreensão do ambiente alimentar, especialmente em territórios vulnerabilizados, em uma perspectiva que considera o conjunto de determinantes sociais do problema.
Regionalismo Amazônico: pode o combate à fome orientar políticas públicas que conservem o meio ambiente?
IFZ | 20/07/2023
O governo brasileiro vem empenhando esforços para que a Cúpula da Amazônia produza um posicionamento conjunto dos países amazônicos para as negociações climáticas globais, particularmente para a COP 28.
Além disso, vem argumentando que conservar a Floresta Amazônica não é suficiente. É preciso também transformá-la num lugar próspero, segundo a própria concepção dos amazônidas.
Este webinário propõe a discussão crítica destas propostas, identificando desafios e possibilidades a partir de experiências amazônicas brasileiras.
Este webinário tem o apoio da Fundação Heinrich Böll
Visite a página dedicada a este webinário | https://ifz.org.br/cupula
Pode o combate à fome orientar a cooperação internacional entre os povos da Amazônia?
IFZ | 29/06/2023
O governo brasileiro propôs a realização de uma Cúpula da Amazônia para agosto deste ano, em Belém, no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Ainda não há uma agenda publicada, mas o objetivo geral parece ser reunir Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela para discutir ações gerais relativas à floresta e, em particular, à questão ambiental.
Se o governo Lula quiser ser coerente com a posição que defendeu na COP 27 é preciso que o seu governo vincule o combate à fome à questão climática.
O objetivo deste webinário é discutir as condições e possibilidades para que ambas as questões estejam vinculadas na Amazônia.
Este webinário tem o apoio da Fundação Heinrich Böll
Visite a página dedicada a este webinário | https://ifz.org.br/cupula
Ação da Cidadania: 30 anos no combate à fome
IFZ | 04/05/2023
Live comemorativa dos 30 anos do Ação da Cidadania
Daniel Souza, filho do Betinho – fundador do Ação da Cidadania -, atua no Ação de Cidadania desde 1994 e, desde 2016, é o Presidente do Conselho do AdC.
Daniel conversou com Walter Belik, Márcia Lopes e Ana Claudia Santos, membros do IFZ.
18 anos das diretrizes da ONU para o direito à alimentação adequada: Balanços e Perspectivas
IFZ | 10/11/2022
Com Jean Marc von der Weid, Fran Paula, João Carlos Costa Gomes e moderação de Clayton Campagnola
Jean Marc von Weid é Economista agrícola e ambientalista, e membro da ABA – Associação Brasileira de Agroecologia.
Fran Costa é Engenheira Agrônoma, educadora da ONG FASE em Mato Grosso e Vice Presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA no Centro Oeste.
João Carlos Costa Gomes atua como Pesquisador em Agroecologia e desenvolvimento sustentável da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Clima Temperado).
Clayton Campagnola é Coordenador de Alimentação e Clima do IFZ
18 anos das diretrizes da ONU para o direito à alimentação adequada: Balanços e Perspectivas
IFZ | 06/10/2022
Com Flávio Valente, Milton Rondó, Míriam Balestro e moderação de Marcos Lopes
Flávio Valente é Médico pela USP, Mestre em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health e Especialista em Direitos Humanos.
Milton Rondó é um Diplomata aposentado, e Ex-secretário socioeconômico do Instituto Ítalo-Latino Americano.
Míriam Balestro é Promotora de Justiça aposentada do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Especialista em Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Auxílio Brasil combate a pobreza?
IFZ | 01/09/2022
Com Eduardo Suplicy, Eduardo Fagnani e moderação de Walter Belik
Eduardo Suplicy é Vereador de São Paulo e Professor.
Eduardo Fagnani é Professor do Instituto de Economia da Unicamp.
Walter Belik é Diretor-Geral Ajunto do Instituto Fome Zero.
Soberania Alimentar e Gastronomia
IFZ | 04/08/2022
Com Tainá Zaneti, Ariela Doctors e moderação de Emiliano Graziano
Tainá Zaneti é Professora e Pesquisadora em Gastronomia e Desenvolvimento.
Ariela Doctors é Diretora-Geral do Instituto Comida e Cultura.
Emiliano Graziano é Diretor do Instituto Fome Zero
Estratégias de convivência com o Semiárido
IFZ | 12/07/2022
Glória Batista é da Coordenação Executiva da ASA Paraíba, faz parte do GT Mulheres e Agroecologia da ASA Paraíba, é Vice-Presidenta da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido, coordenadora do Patac e faz parte da Coordenação Executiva da ASA Brasil.
Paulo Petersen é Coordenador Executivo da AS-PTA e membro do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia.
Maria Kaze é militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), camponesa e engenheira agrônoma.
Mediação de Silvio Isoppo Porto, Professor da UFRB, coordenador do Núcleo em Educação do Campo, Territorialidades e Agroecologia (Nucampo) e ex-diretor da Conab.
Encontro Nacional contra a fome
IFZ | 02/06/2022
Com Daniel Souza e Francisco Menezes
Mediação de José Graziano da Silva
Gestão municipal e estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional
IFZ | 05/05/2022
Com Juliana Tângari, Ana Luísa Bastos e Vanda Maia
Mediação de Jader Oliveira
Articulação entre Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios
IFZ | 07/04/2022
Com participação de Adriana Aranha, Anderson Miranda e Penélope Andrade
Mediação de Márcia Lopes
Desafios da Gestão Municipal em Políticas de SAN
IFZ | 03/03/2022
Com Marcelo Mazeta, Cida Miranda e Francisco Lopreato.
Mediação de Walter Belik
COP26 e seus Impactos na Segurança Alimentar
IFZ | 02/12/2021
Mediação de José Graziano da Silva
Professor titular aposentado do Instituto de Economia da Unicamp, foi diretor-regional da FAO para América Latina e Caribe entre 2006 e 2011 e ocupou o cargo de diretor-geral da FAO de 2012 a 2019. Hoje, é diretor-geral do IFZ.
Claudio Salvadori Dedecca
Professor Titular Aposentado em Economia Social e do Trabalho da Unicamp, com foco nos temas das desigualdades econômicas e sociais, pobreza e salário mínimo.
Ana Toni
Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade -iCS, economista e doutora em Ciência Política, possui longa trajetória na área de justiça social, do meio ambiente e mudanças climáticas e da filantropia. Foi Presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2011 a 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2003).
Clayton Campagnolla
Graduado em Agronomia e Mestre em Energia Nuclear na Agricultura, ambos pela USP. Doutor em Entomologia pela Texas A&M University (EUA) e Pós- Doutor em Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pela Unicamp. Ocupou os cargos de Presidente da Embrapa e de Diretor da ABDI, além de ter trabalhado na FAO-Roma por quase 7 anos. É consultor da FAO, membro do IFZ e líder em desenvolvimento agropecuário e industrial sustentáveis da SDA.
Resultados da Cúpula Mundial dos Sistemas Alimentares
IFZ | 04/11/2021
Mediação de Márcia Lopes
Formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), durante sua graduação, foi membro do Centro de Direitos Humanos e teve participação ativa no movimento estudantil. Foi Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2004 e 2008 e, em 2010, foi nomeada ministra desta pasta.
Beatriz Blackman
Nutricionista formada pela Universidade de Brasília (UnB), é integrante da Rede de Mulheres Negras para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e colaboradora no MultiplicaSSAN, projeto de extensão da UnB. Além disso, trabalha como residente em Saúde da Família com ênfase na População do Campo pela Fiocruz.
Mazé Morais
Agricultora familiar e atuante no MSTTR desde 2005, foi eleita secretária de Jovens da CONTAG em 2013, além de assumir cargos na Coprofam e na CUT Nacional. Em 2017, foi eleita secretária de Mulheres da CONTAG e, no mesmo ano, suplente do Comitê de Mulheres da UITA. Em 2019, coordenou a 6ª Marcha das Margaridas, maior mobilização protagonizada pelas mulheres do campo, da floresta e das águas. Agora, no 13º Congresso da CONTAG, foi reeleita secretária de Mulheres da Confederação.
Rosangela Hilário
Doutora em Educação/ FEUSP, professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde e integrante da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.
Resultados da Cúpula Mundial dos Sistemas Alimentares
IFZ | 07/10/2021
Juliana Tângari
Formada em Direito pela UERJ e pesquisadora na área de políticas públicas alimentares desde 2014, é diretora do Instituto Comida do Amanhã, onde atua principalmente com política alimentar e sistemas alimentares urbanos, e membro da rede Champions da Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares.
Jaime Amorim
Graduado em Pedagogia, possui especialização em estudos Latino Americano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é membro da direção nacional do MST e da coordenação internacional da Via Campesina.
João Bosco Monte
Doutor em Educação pela UFC e especialista em Relações Internacionais, atua como consultor internacional para organizações brasileiras e estrangeiras. É presidente do Instituto Brasil África, recebeu a Comenda da Ordem de Rio Branco em 2018 e integra a Rede de Campeões da Cúpula para os Sistemas Alimentares da ONU desde 2020.
Mediador
Distribuição de Renda, Preço dos Alimentos e a Fome no Brasil
IFZ | 02/09/2021
Os novos números da fome
IFZ | 05/08/2021
Com Thiago Lima, Anne Kepple e Maya Takagi
Mediador: José Graziano da Silva
Anne Kepple é Consultora da Divisão de Estatística da FAO-Roma e coordenadora do capítulo 2 do relatório O Estado de Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo 2021, lançado no 12 de julho. Doutora em Nutrição pela Universidade de Cornell, EUA e PhD em Saúde Coletiva na Unicamp.
Maya Takagi tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa e formulação de políticas públicas na área de segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento rural, proteção social e agricultura familiar. É especialista em políticas públicas; tem doutorado em desenvolvimento econômico e atuou na implantação do programa Fome Zero no Brasil. Maya se incorporou à FAO em 2015 como oficial sênior de proteção social e como parte do programa estratégico para a redução da pobreza rural na sede da FAO. Atualmente, é líder de programa regional para o Escritório Regional da FAO para América Latina e no Caribe, em Santiago do Chile.
Thiago Lima é Professor do Departamento de Relações Internacionais, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) e Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciência Política pela Unicamp.
Preço dos alimentos, câmbio, exportações e a fome no Brasil
IFZ | 08/07/2021
Com Julia de Medeiros Braga, Bruno de Conti e Sérgio Schneider
Mediador: José Giacomo Baccarin
Julia de Medeiros Braga é Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF e participa do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da UFF. Trabalhou como Assessora Econômica no Ministério do Planejamento, foi Pesquisadora Visitante no IPEA e no Levy Economics Institute of Bard College (NY).
Bruno de Conti é Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) e do Centro de Estudos Brasil-China (CEBC) da mesma universidade. Desenvolve pesquisas sobre o Sistema Monetário Internacional e a dinâmica das taxas de câmbio em países centrais e periféricos.
Sérgio Schneider é Professor Titular de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos da Alimentação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Coordenador GEPAD; Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, PQ1B.
Povos indígenas e Comunidades Tradicionais contra a fome
IFZ | 10/06/2021
Com Dione Torquato, Sandra Braga, Rosimere Teles
Mediador: Walter Belik
Dione Torquato é ativista socioambiental, extrativista, natural da floresta Nacional de Tefé – AM. Secretário Geral do Conselho Nacional das Populações Extrativistas. Integrou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural da Agricultura familiar, a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Conselho Nacional de Juventude, entre outros.
Sandra Braga é Coordenadora Executiva da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos – CONAQ e Coordenadora Estadual da COEAQ – GO. Agricultora rural, faz parte da Coalização Negra por Direitos, do Coletivo de Mulheres Negras da CONAQ, e militante da causa negra feminina quilombola e da luta por direitos. Liderança e pertencente ao Quilombo Mesquita no Estado de Goiás.
Rosimere Teles é indígena do Povo Arapasso, Assessora política da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) no eixo Gênero, Infância e Juventude Indígena na Amazônia; Conselheira na área de Mulher e Família na COICA (Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica).
Solidariedade e direitos humanos na luta contra a fome
IFZ | 06/05/2021
Com Frei Betto e Daniel de Souza
Mediação de José Graziano da Silva.
Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 69 livros (freibetto.org). Assessor de movimentos pastorais e sociais, trabalhou no governo Lula com um dos coordenadores da Mobilização Social do programa Fome Zero.
Atualmente é assessor da FAO para Segurança Alimentar e Educação Nutricional na América Latina.
Daniel de Souza é designer, produtor de cinema documental e Presidente do Conselho da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida.
José Graziano da Silva é Diretor Geral do Instituto Fome Zero e Senior Advisor do Instituto Comida do Amanhã. É agrônomo e doutor em economia, foi Diretor-Geral da FAO (2012 a 2019) e coordenou o Programa Fome Zero no Brasil enquanto Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome.
Alimentação saudável e a pandemia
IFZ | 08/04/2021
Com Carlos Monteiro, Elisabetta Recine e Janine Coutinho
Mediação de Flávio Botelho Filho, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP Universidade de São Paulo (1973), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1979) e Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É Professor aposentado da Universidade de Brasília e membro do Instituto Fome Zero.
Carlos Monteiro, Doutor em Saúde Pública, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Nupens-USP), internacionalmente reconhecido, criador da classificação NOVA – que separa os alimentos por grau de processamento, que fundamenta o Guia Alimentar para a População Brasileira e posteriormente foi adotada por cientistas e entidades do mundo todo.
Elisabetta Recine foi Presidenta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal (CONSEA Nacional) de 2017 a 2018, Nutricionista, Doutora em Saúde Pública, coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília, membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, membro do Grupo de Trabalho de Sistemas Alimentares e Nutrição do Mecanismo da Sociedade Civil do Comitê de Segurança Alimentar Mundial.
Janine Coutinho é Coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), especialista em Saúde Pública com mestrado e doutorado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Experiência de mais de quinze anos trabalhando com políticas públicas em segurança alimentar e nutrição.
Pandemia e crise social: propostas para enfrentar a fome, desigualdade e pobreza
IFZ | 04/03/2021
Com Lena Lavinas, Claudio Dedecca e Lais Abramo e moderação de Otavio Basaldi
Lena Lavinas é Professora Titular do Instituto de Economia da UFRJ.
Claudio Salvadori Dedecca é Professor Titular do Instituto de Economia da Unicamp.
Lais Wendel Abramo é Consultora Internacional e membra da Fundação Perseu Abramo
Otavio Valentim Balsadi é Doutor em Economia pelo IE da Unicamp, Pesquisador da Embrapa e membro do Instituto Fome Zero.
A volta às aulas e a alimentação escolar em tempos de Covid-19
IFZ | 04/02/2021
Com Mariana Santarelli, Darklene Rodrigues e Daniel Balaban
Abertura: José Graziano da Silva
Moderadora: Ana Cláudia Santos
Mariana Santarelli é membra do Núcleo Executivo do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
Darklene Rodrigues é Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte
Daniel Balaban é Economista, Diretor do Centro de Excelência contra a fome e representante do UN/WFP – Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil – e ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
José Graziano da Silva é Diretor Geral do Instituto Fome Zero, Senior Advisor do Instituto Comida do Amanhã e ex Diretor-Geral da FAO (ONU)
Ana Cláudia Santos é Diretora de Articulação Social do Instituto Fome Zero
O papel dos municípios e as tecnologias sociais para a Segurança Alimentar e Nutricional
IFZ | 10/12/2020
Com Cezar Alvares, Marcos José de Abreu e Lourdes Leitão da Rocha
Apresentador: José Graziano da Silva
Moderador: Walter Belik
Cezar Alvares é ex-secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Porto Alegre (RS).
Marcos José de Abreu é Engenheiro Agrônomo e Vereador em Florianópolis (SC).
Lourdes Leitão da Rocha é Secretária de Estado da Mulher do Maranhão e ex-assessora do Prefeito Dr. Almilcar Gonçalves da Rocha, Município de Barreirinhas (MA).
José Graziano da Silva é Diretor Geral do Instituto Fome Zero.
Walter Belik é Diretor Geral Adjunto do Instituto Fome Zero.
Centralidade das Politicas Publicas Municipais na Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional
IFZ | 19/11/2020
Considerando o atual contexto da insegurança alimentar no Brasil, a pandemia e as eleições municipais, o Instituto Fome Zero realiza seu primeiro evento em formato on-line!
Com o objetivo de discutir e apresentar políticas públicas com diferentes graus de alcance e impacto no âmbito municipal, reuniremos uma equipe de especialistas em segurança alimentar para falar sobre o combate à fome, má alimentação, obesidade, — problemáticas que atingem a população brasileira e mundial em tendência crescente, através de um olhar sistemático: passando pelos circuitos curtos de comercialização, fomento à produção da agricultura familiar e seu potencial de geração de emprego e renda.