A economia da transformação do sistema alimentar

Blog do IFZ | 25/03/2024

O poder dos sistemas alimentares

Nossos sistemas alimentares – a maneira como produzimos, comercializamos e consumimos alimentos – estão entrelaçados no tecido político, social, econômico, ecológico e cultural de nossas comunidades. Vistos como um sistema alimentar global, eles têm realizado “quase um milagre” nas últimas décadas, conseguindo acompanhar o crescimento populacional global enquanto diminuem algumas formas de desnutrição, reduzem a pobreza e aumentam a expectativa de vida. Mas a rápida evolução dos sistemas alimentares também alimentou e continua inflamando alguns de nossos maiores e mais graves desafios, desde a fome persistente, desnutrição e obesidade até a redução da biodiversidade, danos ambientais e mudanças climáticas. Ignorar as consequências dos sistemas alimentares de hoje coloca o mundo em um curso que amplifica seus efeitos negativos de maneira desastrosa. 

No entanto, em muitas discussões políticas, como as relacionadas às mudanças climáticas, os sistemas alimentares têm sido há muito tempo ignorados – preocupações com a acessibilidade alimentar e os meios de subsistência de centenas de milhões de pessoas que dependem dos sistemas alimentares, o poder dos grandes players em escala e as opiniões divergentes entre as partes interessadas sobre como os sistemas alimentares sustentáveis devem ser têm contribuído para tornar os sistemas alimentares algo como uma exceção. Os compromissos políticos atuais não conseguem impedir que a agricultura seja a fonte de cerca de um terço das emissões globais e, ao mesmo tempo, uma vítima das mudanças climáticas. Os esforços para conter o consumo dos alimentos mais prejudiciais para nossa saúde são derrotados pelas preocupações com a acessibilidade alimentar. Os incentivos para promover formas mais sustentáveis de produção de alimentos enfrentam o desafio de lidar com ativos encalhados no nível da fazenda, enquanto buscam garantir meios de subsistência fortes e estáveis. No entanto, esta é uma oportunidade para os formuladores de políticas aumentarem o nível de ambição. A transformação dos sistemas alimentares em todo o mundo oferece um meio singularmente poderoso de enfrentar as emergências globais de clima, natureza e saúde, ao mesmo tempo em que oferece uma vida melhor para centenas de milhões de pessoas. 

O que significaria tornar nossos sistemas alimentares inclusivos, promotores de saúde e ambientalmente sustentáveis? Este relatório baseia-se em extensas pesquisas realizadas pela Comissão de Economia dos Sistemas Alimentares (FSEC) de 2020 a 2023 para responder a esta pergunta e a outras três: uma transformação global desse tipo é economicamente viável? Quais alavancas de política podem torná-la possível? E quais obstáculos poderiam bloquear seu caminho? 

O Capítulo 1 examina os sistemas alimentares de hoje e as oportunidades e ameaças que eles representam, antes de estabelecer cinco características definidoras de um sistema alimentar inclusivo, promotor de saúde e ambientalmente sustentável. Essas características formam os objetivos de potenciais caminhos de transformação do sistema alimentar que a FSEC explorou usando uma abordagem de Modelagem de Avaliação Integrada (IAM), explicada no Capítulo 2. 

No geral, a modelagem mostra que uma transformação do sistema alimentar global é possível até 2050 e economicamente viável. De fato, a transformação do sistema alimentar em escala global leva a enormes benefícios econômicos que superam em muito seus custos, como mostra o Capítulo 3. 

Alcançar esses ganhos globais depende, inicialmente, da ação para mudar os sistemas alimentares nos níveis nacional e local. Não há uma receita universal de políticas para transformar os sistemas alimentares, mas as estratégias de transformação em todos os lugares provavelmente compartilharão as prioridades detalhadas no Capítulo 4, ou seja: mudar os padrões de consumo em direção a dietas saudáveis; redefinir os incentivos para incentivar mudanças essenciais, especialmente repensando o apoio governamental existente para a agricultura e taxando a poluição por carbono e nitrogênio; investir para aumentar a produtividade nos sistemas alimentares por meio de inovação e melhorar os meios de subsistência que eles oferecem, especialmente para trabalhadores mais pobres; e ampliar as redes de segurança para manter os alimentos acessíveis para os mais pobres. Os sistemas alimentares já estão mudando em todo o mundo, conforme evidenciado ao longo do relatório. Movimentos cidadãos, agricultores, empresas e outros estão inovando para melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar. No entanto, essas melhorias não coordenadas estão se expandindo muito lentamente para alcançar uma transformação global a tempo. Mudanças muito mais rápidas e em grande escala precisam ser negociadas entre a multidão de partes interessadas diversas nos sistemas alimentares, que têm poder desigual e interesses muito diferentes nas grandes mudanças futuras. 

O Capítulo 5 identifica potenciais barreiras à mudança e destaca maneiras práticas de desmantelá-las, para ajudar as partes interessadas dos sistemas alimentares a negociarem transformações sistêmicas politicamente viáveis. 

A abordagem da FSEC para entender os sistemas alimentares e sua transformação 

Vários relatórios recentes exploraram diferentes aspectos da transformação dos sistemas alimentares; construindo sobre essas ideias e outras, o foco analítico da FSEC é definido por cinco elementos: 

→ Primeiro, o destaque para a inclusão. Isso significa que o relatório coloca as pessoas no centro da transformação do sistema alimentar. Para a FSEC, proteger e aprimorar os meios de subsistência daqueles que dependem dos sistemas alimentares e garantir que dietas saudáveis, diversas e seguras sejam acessíveis e acessíveis a todos são objetivos essenciais de qualquer estratégia de transformação. Isso envolve abordar desigualdades de gênero, raça e socioeconômicas, e as experienciadas por grupos socioeconômicos específicos. Esta ênfase na inclusão requer entender como diferentes grupos podem ser afetados por estratégias de transformação alimentar e incorporar impactos distributivos no design da estratégia. A compreensão dos impactos distributivos inclui não apenas efeitos diretos de renda e preço, mas também efeitos mais amplos, como o perfil em mudança de oportunidades e empregos que uma transformação trará. 

→ Segundo, a integração de insights de uma variedade de abordagens econômicas. A pesquisa que embasa o relatório integra análises e modelagens de trajetórias globais de longo prazo com análises de economia política para identificar ferramentas políticas relevantes e insights sobre como estratégias de transformação viáveis podem ser moldadas. 

→ Terceiro, o destaque para a geração e sustentação da mudança sistêmica. Esse destaque explica por que o relatório aborda não apenas mudanças na produção e consumo de alimentos, mas também a necessidade de novas instituições e novas ideias para moldar preferências e deslocar interesses, promovendo um suporte sistêmico sustentado para novas práticas e comportamentos. Adotar essa abordagem sistêmica para o design de estratégias de transformação significa considerar todas as interações relevantes e ciclos de feedback entre diferentes elementos dos sistemas alimentares, bem como as sinergias e trade-offs entre os diferentes objetivos do sistema alimentar. 

→ Quarto, o reconhecimento de que transformar sistemas leva tempo e o progresso será desigual. Mudanças no lado da oferta de um sistema alimentar têm maior probabilidade de serem desiguais, especialmente quando alterar padrões de produção estabelecidos depende de investimentos grandes e “volumosos”. Choques externos também podem interromper o ritmo da mudança. E alguns efeitos de uma transformação podem, eles próprios, produzir volatilidade não intencional. 

→ Finalmente, nosso foco nas interdependências entre sistemas alimentares e outros sistemas. Transformar os sistemas alimentares por si só não será suficiente para manter o mundo dentro de 1,5°C de aquecimento global, reduzir significativamente a obesidade e a incidência de doenças não transmissíveis relacionadas à dieta e fortalecer os meios de subsistência das pessoas que trabalham nos sistemas alimentares. Portanto, a análise da FSEC busca distinguir o progresso que pode ser alcançado por meio de mudanças dentro dos sistemas alimentares e os avanços que dependem de desenvolvimentos socioeconômicos mais amplos. 

A diversidade dos sistemas alimentares do mundo torna difícil estabelecer receitas específicas para transformá-los. Mas o dinamismo, a adaptabilidade e as habilidades inovadoras de todos os atores que moldam os sistemas alimentares fundamentam a esperança de que as transformações para um sistema alimentar inclusivo, promotor de saúde e ambientalmente sustentável serão alcançadas até 2050. 

Baixe aqui o relatório “The Economics of the Food System Transformation”