Brasil apresenta programas de combate à fome e pobreza em evento do G20

Blog do IFZ | 21/03/2024

No evento “Brasil Sem Fome“, realizado ontem no Palácio Itamaraty, em Brasília, autoridades do Brasil receberam representantes do G20, países convidados e organizações internacionais para discutir e apresentar suas estratégias de combate à fome e à pobreza. Esta importante reunião marcou o primeiro encontro presencial da Força-Tarefa dedicada à construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, evidenciando o compromisso do país em liderar esforços internacionais para enfrentar desafios críticos de desenvolvimento.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Social, Wellington Dias, enfatizou a importância dessa iniciativa, destacando que ela representa um avanço significativo na busca por um futuro sustentável e inclusivo. Ele ressaltou o compromisso do Brasil em atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2, que visam erradicar a fome e a pobreza.

Durante o encontro, foram discutidos programas emblemáticos, como o Bolsa Família, que há mais de duas décadas tem proporcionado uma rede de segurança social para milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. A secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, salientou que o Bolsa Família vai além da transferência de renda, promovendo acesso à educação e saúde como pilares fundamentais para a transformação social.

Além disso, foi apresentado o Programa Brasil Sem Fome, uma iniciativa abrangente que envolve a colaboração de 24 ministérios para combater a fome, reduzir a pobreza e garantir a segurança alimentar e nutricional. A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, destacou que esta iniciativa representa um modelo de políticas públicas integradas capazes de efetivamente combater a insegurança alimentar.

O  estabelecimento da Aliança Global, com os aportes, ajustes e apoio de todos vocês, será um forte avanço no caminho para acelerar os esforços para eliminar a fome, a má nutrição e a pobreza extrema”

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Social, Wellington Dias

A ministra interina das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, enfatizou a importância de uma colaboração global para alcançar os objetivos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ela ressaltou que a aliança visa reunir políticas bem-sucedidas de diferentes partes do mundo e mobilizar recursos financeiros e conhecimento para apoiar ações a nível nacional.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza propõe uma abordagem coordenada para evitar a duplicação de esforços e concentrar recursos onde são mais necessários, com um foco especial nos mais pobres e vulneráveis. Durante a primeira reunião técnica da Força-Tarefa, realizada em fevereiro por videoconferência, a abordagem brasileira recebeu apoio unânime.

Os trabalhos da Força-Tarefa continuarão ao longo do ano, com expectativa de lançamento oficial da Aliança durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, no final do ano. Esta iniciativa representa um esforço coletivo para enfrentar um dos desafios mais urgentes da humanidade, e o Brasil está comprometido em desempenhar um papel de liderança nesse processo.

Fonte: MDS | Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome