A disponibilidade domiciliar de alimentos e a fome no Brasil contemporâneo
Universidade São Francisco | 2021
A alimentação é um tema que interessa aqueles que procuram conhecer a realidade brasileira. E não se pode ignorar que estudar a alimentação no Brasil é também o exercício de incluir em sua compreensão o seu outro: a fome.
Por ser um dos elementos centrais da reprodução social (inclusive a reprodução biológica), a alimentação é um meio privilegiado para explicitar as condições de vida existentes em uma sociedade e para problematizar as relações sociais que permitem sua reprodução.
Este atlas inscreve-se entre os trabalhos que buscam contribuir para o entendimento desse tema, debruçando-se sobre as situações alimentares que podem ser identificadas no Brasil contemporâneo.
Ele busca fornecer uma síntese, por meio da representação gráfica, cartográfica e textual das situações alimentares encontradas no país, que possa levantar questões e servir de referência para outras pesquisas, ou ainda como material de apoio para a atuação de conselhos de segurança alimentar, movimentos sociais, partidos políticos e outras organizações ou instituições interessadas em enfrentar os problemas relacionados à alimentação.
Jose Raimundo Sousa Ribeiro Junior, Universidade Federal do ABC (UFABC)
Sampaio Mateus de Almeida Prado, Universidade de São Paulo (USP)
Daniel Henrique Bandoni, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Luiza de Carli, Universidade de São Paulo (USP)
Baixe/Leia o relatório completo Atlas das situações alimentares no Brasil