Onde meu plástico vai parar no oceano? 

The Ocean Cleanup | 2024

A crise global de poluição plástica é complicada e, na The Ocean Cleanup, procuramos entendê-la o melhor possível para, através da atuação pública, causar um impacto sobre ela. E, como o problema afeta a todos, acreditamos que esse conhecimento pode e deve ser estendido ao público em geral. 

Se o problema puder ser mais bem entendido por todos, isso ajudará as pessoas a compreenderem plenamente a gravidade da questão e o que podemos fazer individual e coletivamente para resolvê-lo. 

Por isso, desenvolvemos uma ferramenta que visualiza a trajetória da poluição plástica com o clique de um botão – o Plastic Tracker, um aplicativo da Web que permite ver como e onde um pedaço de plástico abandonado pode acabar chegando se for descartado incorretamente no solo. 

Por que um rastreador de plástico? 

Todos os dias, na The Ocean Cleanup, somos confrontados com o impacto da poluição plástica. Vemos o plástico no mundo real ou em nossos modelos virtuais. Graças às nossas equipes de pesquisa, desenvolvemos uma compreensão mais profunda do problema. E é isso que nos leva a arregaçar as mangas e desenvolver essas soluções para livrar os oceanos do plástico. 

Também serve como um lembrete para termos cuidado com nossas próprias ações, pois sabemos as consequências se não o fizermos. Na equipe de Modelagem Computacional, vemos milhões de partículas virtuais de plástico deixarem os continentes e se acumularem nas áreas de lixo ou nas praias. Assim, quando vemos lixo no chão, podemos fazer suposições sobre onde ele irá parar e, em seguida, interceptar um destino em potencial no oceano simplesmente descartando-o na lixeira mais próxima. 

O que o rastreador de plástico mostra 

O Ocean Cleanup Plastic Tracker é uma tentativa de transmitir essa conscientização sobre o problema para todos. É um aplicativo fácil de usar que permite observar o possível destino do plástico flutuante nos próximos 20 anos.

Escolha um local, pressione enter e veja onde um pedaço de plástico abandonado nesse local pode acabar nos oceanos. Acompanhe-o enquanto ele viaja para o interior em direção à costa e ao oceano aberto. Você também obterá uma probabilidade de que esse pedaço de plástico acabe nos cursos d’água, dependendo de onde foi liberado. 

Então, como isso funciona? 

Usando nossos modelos de dispersão, podemos calcular e prever trajetórias de plástico no oceano e, usando dados do nosso mais recente modelo de rios, podemos calcular a probabilidade dele chegae, e onde chegar, no oceano. 

Como acontece com todo modelo, o Plastic Tracker não mostra o que acontecerá com 100% de certeza. Ele tem seus limites. Se quiser saber mais sobre eles, recomendamos que você confira a descrição no aplicativo da Web e nesta página específica de perguntas frequentes. 

Por exemplo, o Plastic Tracker não mostra com precisão o que acontece com o plástico não flutuante. Mas, independentemente de um plástico afundar rapidamente no fundo de um rio ou chegar às áreas de lixo, ele ainda está poluindo. 

Como você pode ajudar? 

Mesmo que um problema esteja fora da vista, ele não deve estar fora da mente. O Plastic Tracker pode nos ajudar a entender melhor a poluição plástica e a visualizá-la para nós mesmos de forma interativa. Mas ele também é um chamado à ação, um lembrete de que, simplesmente recolhendo o lixo (com segurança) quando o vir, você pode contribuir para a luta contra a poluição e nos ajudar em nossa missão de livrar os oceanos do plástico.

Visite, conheça e interaja com o Plastic Tracker em https://theoceancleanup.com/plastic-tracker