Haiti: cerca de 5 milhões de pessoas estão enfrentando níveis elevados de insegurança alimentar aguda

  • Categoria do post:Fome / Geral
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Blog do IFZ | 22/03/2024

Relatório do The Integrated Food Security Phase Classification (IPC) publicado ontem, 21/03/2024. mostra que cerca de 5 milhões de pessoas no Haiti enfrentam níveis elevados de insegurança alimentar aguda, com a violência dos grupos armados aumentando nos últimos meses e forçando mais pessoas a buscar refúgio. A situação se deteriorou desde agosto de 2023, com mais de 532.000 pessoas adicionais em insegurança alimentar aguda. Os principais fatores incluem aumento da violência, preços dos alimentos em alta, baixa produção agrícola devido ao clima adverso e falta de ajuda humanitária. Apenas cerca de 5% da população recebeu assistência alimentar entre agosto e dezembro de 2023, enquanto os parceiros planejam atender cerca de 8% nos próximos meses, com foco em áreas como Gonâve e Croix de Bouquet.

A violência dos grupos armados aumentou nos últimos meses, levando muitas mais pessoas a buscarem refúgio em lugares mais seguros, com cerca de 362.000 pessoas atualmente deslocadas dentro do país, incluindo quase 50.000 nos últimos três meses. A maioria dos deslocados está deixando as áreas metropolitanas (com cerca de 17.000 pessoas saindo de Porto Príncipe) para os departamentos, abandonando seus meios de subsistência e enfrentando situações ainda mais vulneráveis. Este aumento dos ataques armados está limitando a circulação de mercadorias e contribuindo para o aumento dos preços dos alimentos básicos. 

Esta atualização mostra uma deterioração significativa da situação em relação à projeção anterior feita durante a análise de agosto de 2023, com cerca de 4,97 milhões de pessoas (50% da população analisada) enfrentando níveis elevados de insegurança alimentar aguda para o período de março a junho de 2024. Isso inclui cerca de 1,64 milhões de pessoas (17% da população analisada) classificadas na fase 4 do IPC (Emergência), e outros 3,32 milhões (33% da população analisada), classificados na fase 3 do IPC (Crise). Esta situação se deteriorou, com cerca de 532.000 pessoas a mais em insegurança alimentar aguda em comparação com as estimativas anteriores. Especificamente, quase 243.500 pessoas entraram em situação de Emergência. 

Os principais fatores que contribuem para essa deterioração são o aumento da violência pelos grupos armados, o aumento dos preços dos alimentos, a baixa produção agrícola devido a precipitações abaixo do normal, acrescido da descapitalização dos agricultores e da falta de ajuda humanitária nas áreas mais afetadas. Apesar dos esforços significativos dos parceiros e do governo, entre agosto e dezembro de 2023, apenas cerca de 5% da população pôde se beneficiar da assistência alimentar humanitária. Nos próximos meses, os parceiros planejavam alcançar cerca de 8% da população, com esforços significativos, especialmente em Gonâve e Croix de Bouquet. 

Esta classificação mostra que oito (8) áreas estão agora classificadas na fase 4 do IPC (Emergência). São elas: Vale do Artibonite (Artibonite HT04), Grande Anse rural (Grande Anse HT07 e HT08), Gonâve (Oeste HT01), parte transversal do Oeste (Oeste HT07) e as áreas pobres/muito pobres (P/TP) de Cité Soleil, Croix des Bouquets e Porto Príncipe. O restante do país continua a apresentar uma situação geral de insegurança alimentar em Crise (Fase 3 do IPC). 

Várias áreas apresentam uma alta prevalência de insegurança alimentar (percentagem de pessoas em situação de insegurança alimentar acima da média nacional correspondente a 50%). Especificamente, isso inclui a cidade de Jérémie, o Planalto Central (Centro HT03), o Artibonite HT04, a costa Sul (Sul HT08) e Tabarre P/TP. 

Baixe aqui o relatório “IPC Haiti Acute Food Insecurity Projection | Update March to June 2024 Report

Baixe aqui o resumo do relatório “IPC Haiti Acute Food Insecurity Projection | Update March to June 2024 Snapshot”


Sobre o The Integrated Food Security Phase Classification (IPC)

O The Integrated Food Security Phase Classification (Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar é uma iniciativa inovadora de múltiplos parceiros para melhorar a análise e tomada de decisão em segurança alimentar e nutrição. Ao utilizar a classificação e abordagem analítica do IPC, governos, agências da ONU, ONGs, sociedade civil e outros atores relevantes trabalham juntos para determinar a gravidade e magnitude da insegurança alimentar aguda e crônica, e situações de desnutrição aguda em um país, de acordo com padrões científicos internacionalmente reconhecidos.
O principal objetivo do IPC é fornecer aos tomadores de decisão uma análise rigorosa, baseada em evidências e consenso, das situações de insegurança alimentar e desnutrição aguda, para informar as respostas de emergência, bem como as políticas e programas de médio e longo prazo.
O IPC foi originalmente desenvolvido em 2004 para ser utilizado na Somália pela Unidade de Análise de Segurança Alimentar e Nutrição (FSNAU) da FAO. Desde então, uma parceria global de 15 organizações está liderando o desenvolvimento e implementação do IPC em nível global, regional e nacional. Com mais de 10 anos de aplicação, o IPC provou ser uma das melhores práticas no campo global de segurança alimentar, e um modelo de colaboração em mais de 30 países na América Latina, África e Ásia.

Sítio do IPC | https://www.ipcinfo.org