Cinco soluções baseadas na ciência para um futuro climático resiliente

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Blog do IFZ | 10/11/2025

Baixe aqui o documento de trabalho “Scientific Findings on the Interactions Between Agriculture, Food Systems and Climate Change

A FAO destaca que transformar os sistemas agroalimentares é essencial para garantir a segurança alimentar, proteger o planeta e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses sistemas — responsáveis por mais de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa — também estão entre os mais afetados por secas, inundações e incêndios. Entre 2018 e 2024, o número de pessoas impactadas por crises alimentares relacionadas a eventos climáticos saltou de 28,8 milhões para 96 milhões.

A boa notícia é que as soluções já existem. Investir em sistemas agrícolas sustentáveis e resilientes pode reduzir emissões, aumentar a produtividade e melhorar a vida de milhões de agricultores familiares. A FAO apresenta cinco caminhos principais para essa transformação:

Gestão do carbono no solo

Práticas como o plantio de cobertura, a adubação verde e o manejo de resíduos agrícolas podem remover até 1,9 gigatonelada de CO₂ por ano até 2050, além de melhorar a fertilidade e a retenção de água no solo.

Cultivo sustentável do arroz

Técnicas como a irrigação intermitente e o uso de biochar podem reduzir em até 44% as emissões e economizar 25% da água. No Paquistão, práticas de irrigação inteligente resultaram em aumentos de produtividade de até 80%.

Agrossilvicultura

A integração de árvores à agricultura fortalece a biodiversidade, protege o solo e pode aumentar o teor de carbono em até 40%. Em países africanos, essa prática é até quatro vezes mais rentável que o monocultivo.

Pecuária sustentável

Melhorar a alimentação animal e o manejo do esterco pode reduzir as emissões de metano e óxido nitroso em até 67%, além de elevar a produtividade e conservar os recursos do solo.

Restauração de zonas úmidas costeiras

A recuperação de manguezais e áreas alagadas ajuda a reduzir emissões, proteger comunidades costeiras contra tempestades e fortalecer a biodiversidade aquática.

Segundo a FAO, investir na transformação dos sistemas agroalimentares é uma das formas mais eficazes de reduzir emissões, fortalecer a resiliência e avançar nos compromissos do Acordo de Paris.
O grande desafio agora é ampliar o financiamento e colocar essas soluções em prática, garantindo que ninguém fique para trás na transição para um futuro alimentar sustentável.

Baixe aqui o documento de trabalho “Scientific Findings on the Interactions Between Agriculture, Food Systems and Climate Change

Citação
Milne, E., Cerri, C.E., Schiettecatte, L.-S & Bernoux, M., eds. 2025. Update on scientific findings on the interactions between agriculture, food systems and climate change. Environment and Natural Resources Management Working Paper No. 110. Rome, FAO.
https://doi.org/10.4060/cd6901en