Como as empresas podem participar de programas de segurança alimentar com a mobilização dos funcionários

Barnabé Medeiros e Mónica Beatriz Galiano para o Instituto ETHOS | Setembro de 2003

O movimento de responsabilidade social empresarial tem apresentado uma inegável evolução em nosso país. Cada vez mais empresas brasileiras procuram incorporar práticas de gestão socialmente responsável, considerando todos os públicos atingidos por suas atividades. Para muitos empresários, a questão já não é apenas ganhar competitividade com produtos e serviços de alta qualidade e baixo custo, mas fazê-lo de forma sustentável, levando em conta as reivindicações da sociedade e respeitando o meio ambiente.

No entanto, para que uma empresa esteja sintonizada com essa nova proposta, para que ela de fato passe a conjugar seus objetivos econômicos com metas sociais e ambientais, é preciso que ela envolva seu público interno. Somente com o engajamento de seus trabalhadores, dirigentes e acionistas nas práticas de responsabilidade social é que a empresa pode tornar-se efetivamente responsável.

Nesse aspecto, uma grande oportunidade se apresenta a todos que desejam transformar o Brasil num país mais justo e com mais oportunidades para todos que nele habitam: participar da erradicação da fome no território nacional, eleita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como meta prioritária de seu governo.

É uma tarefa gigantesca, para a qual os esforços de todos os setores da sociedade estão convocados. Mais de 46 milhões de brasileiros se encontram hoje em estado de insegurança alimentar, isto é, sem garantia de acesso regular a alimentos que assegurem sua sobrevivência. E isso não apenas no Semi-Árido nordestino, mas também na periferia das grandes cidades de todo o país, nas favelas e nos lixões das metrópoles brasileiras.

A conjugação de todas as forças disponíveis é essencial para combater a fome e garantir a segurança alimentar de cada brasileiro. Nesse sentido, o papel das empresas é fundamental, e os empresários estão conscientes disso. Tanto que têm investido cada vez mais em causas sociais. Mas, além de recursos financeiros, a grande contribuição que as empresas podem dar é o conhecimento e as técnicas que seus empregados e dirigentes possuem. Mobilizando e engajando seu pessoal, as empresas podem repassar esse seu patrimônio para toda a sociedade e contribuir efetivamente para a solução de problemas crônicos como a miséria, o desemprego, a desigualdade de oportunidades e a concentração de renda — a quarta mais alta do mundo!

É com esse objetivo que o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lança o manual “Como as Empresas Podem Participar de Programas de Segurança Alimentar com a Mobilização dos Funcionários”, um guia para quem quer iniciar ou ampliar o engajamento de seu público interno nas práticas de responsabilidade social.

Além de um passo-a-passo para a formação e organização de grupos de voluntários nas empresas, esta publicação apresenta muitos exemplos de práticas adotadas por grandes e pequenas companhias para estimular seus empregados a participar do combate à fome.

Tanto a empresa quanto seus funcionários têm muito a ganhar com o envolvimento de todos nas práticas de responsabilidade social. Barnabé Medeiros e Mónica Beatriz Galiano, autores deste manual, salientam, por exemplo, os benefícios das atividades voluntárias para quem as pratica: aquisição de novas habilidades, melhora no relacionamento interpessoal, aumento da capacidade de trabalhar em equipe e desenvolvimento de espírito de liderança.

Para as empresas, os ganhos também são expressivos. Além de desenvolver seus recursos humanos e obter um clima interno melhor, elas aprendem a estabelecer parcerias com a comunidade e suas instituições, a se articular com o poder público em favor do desenvolvimento local e a projetar uma imagem mais positiva para clientes e consumidores.

Mais do que isso, o livro mostra que só conquistando e envolvendo seus funcionários as empresas poderão engajar-se plenamente na luta pela segurança alimentar de todos os brasileiros.

Instituto ETHOS

Leia/Baixe o manual
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Como-as-empresas-podem-participar-de-programas-de-seguranca-alimentar-com-a-mobilizacao-dos-funcionarios-ETHOS-2003.pdf