Por Marina Ferreira e Claudia Meireles no Metrópoles | 19/01/2024
“Fortalece a imunidade, previne doenças cardiovasculares e auxilia na perda de peso”. Esses são alguns dos benefícios listados pela nutricionista Aline Beatriz Costa sobre o alimento mais saudável do mundo, segundo a William Paterson University, dos EUA. Prepare-se para incluir o vegetal nas refeições. Após avaliar a densidade de nutrientes de vários legumes, frutas e verduras, os pesquisadores concluíram que o agrião fornece 100% dos nutrientes necessários para o consumo diário de 100 calorias.
A Coluna Claudia Meireles conversou com a especialista em nutrição aplicada ao emagrecimento e estética para saber o motivo do agrião ser tão poderoso a ponto receber o título de alimento mais saudável do mundo pela universidade estadunidense.
De acordo com a nutricionista, a verdura traz na composição abundantes nutrientes. “É rico em vitaminas A, C e K e fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e fósforo”, elenca.
Benefícios
Aline detalha que o agrião tem alto teor de fibras, consideradas “essenciais para auxiliar no funcionamento do trato gastrointestinal”. Por atuar nessa região e ser fonte desse composto, o alimento contribui com a redução do colesterol. “Essas substâncias ajudam o organismo a eliminar as moléculas de gordura do corpo por meio do bolo fecal”, elucida a expert em saúde da família e comunidade.
A nutricionista aborda a respeito da recomendação mínima diária de fibras. Um adulto deve consumir em torno de 25 gramas por dia. Uma porção de 100 gramas de agrião dispõe de 1,98 gramas do composto. “O ideal é que a hortaliça seja parte integrante das refeições”, aconselha. Aline Beatriz receita comer outros alimentos ricos com a substância para atingir a quantidade indicada.
Outro bônus da ingestão da hortaliça é o fortalecimento do sistema imunológico. A expert explica que isso ocorre devido aos componentes com ação anti-inflamatória e antioxidante presentes na verdura. Conforme salienta Aline, o vegetal engloba as vitaminas A e C, além dos flavonoides, que auxiliam na prevenção e no combate de infecções. Novamente, a nutricionista aponta o motivo pelo qual o alimento deve ser adicionado às refeições.
“Uma porção de 100 gramas de agrião, por exemplo, fornece 71,4 miligramas de vitamina C, que é um excelente nutriente capaz de contribuir com a melhoria do sistema imunológico. Somente essa quantidade de agrião quase atinge o valor recomendado de vitamina C para mulheres que é de 75 miligramas e de 90 miligramas para os homens”, sinaliza a especialista em nutrição aplicada ao emagrecimento e estética.
No leque de benefícios do agrião consta baixo teor de calorias, razão pela qual o vegetal pode auxiliar com o processo de perda de peso.
“É uma ótima opção para compor o plano alimentar visando esse propósito”, analisa Aline. Como a hortaliça apresenta fibras na composição, Aline esclarece que comer a verdura “promove a sensação de saciedade” e favorece a “redução da quantidade de alimentos ingeridos nas refeições”.
Enquanto algumas pessoas defendem que a couve e o espinafre são os alimentos com maior teor de ferro, a Embrapa sustentou em um artigo que o agrião supera as duas outras verduras. Para que o corpo absorva melhor o ferro não heme (proveniente de vegetais), a expert orienta ingerir a hortaliça em conjunto com fontes de vitamina C, a exemplo da laranja, limão, acerola, abacaxi e kiwi.
“O limão é uma ótima opção para temperar saladas com folhas verdes e, também, por contribuir para a melhor biodisponibilidade”, receita Aline.
À coluna, Aline fez uma relação com sete benefícios do alimento de sabor levemente picante. Confira!
1. Fortalece a imunidade, por ser rico em vitaminas A e C;
2. Previne doenças cardiovasculares devido às propriedades das vitaminas C e K;
3. Auxilia a perda de peso, por conta da presença de fibras e baixa caloria;
4. Ajuda a combater o envelhecimento precoce por ser fonte de antioxidantes;
5. Auxilia a diminuir os riscos de câncer em razão das propriedades antioxidantes;
6. Contribui para a proteção da saúde ocular pelo alto teor de vitamina A;
7. Colabora para o fortalecimento da estrutura óssea por dispor de cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitamina K.
Como consumir?
Caso tenha se questionado sobre a melhor forma de comer o agrião para extrair os benefícios? De acordo com a nutricionista, o alimento é bastante versátil e pode ser incluído em diversos pratos. Entretanto, as melhores formas de ingeri-lo para absorver o máximo de nutrientes são “cru e levemente refogado”. “Assim, se obtêm maiores benefícios dos componentes antioxidantes ativos”, garante a expert.
Segundo Aline, o agrião pode ser consumido todos os dias como parte integrante das refeições. “A quantidade depende de cada indivíduo e das condições de saúde, porém, pode ser combinado com outras hortaliças a fim de garantir uma variabilidade de alimentos e nutrientes dentro de um plano alimentar equilibrado”, realça. A especialista sugere comer o alimento cru em saladas ou acompanhado de outras hortaliças.
“Dá para consumi-lo em patês ou sucos, podendo também ser refogado ou cozido, em preparações como ensopados, sopas, omeletes, suflês, panquecas, farofas e torta de legumes”, propõe Aline Beatriz. Embora o agrião detenha o título de alimento mais saudável do mundo, a nutricionista pontua: “Nenhum alimento isolado é capaz de curar doenças ou promover benefícios, comê-lo deve estar aliado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.”
Publicado no Metrópoles
https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/da-imunidade-e-emagrece-saiba-qual-o-alimento-mais-saudavel-do-mundo