Estudo revela que frutas brasileiras são aliadas na prevenção de doenças crônicas

Blog do IFZ | 28/02/2024

Estudo conduzido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em colaboração com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade de Campinas (Unicamp), e publicado em 2018, revelou que as frutas nativas brasileiras são verdadeiras fontes de saúde, ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios.

De acordo com a pesquisa liderada pela engenheira de alimentos Jackeline Cintra Soares, as frutas como araçá-boi, cambuití-cipó, murici vermelho, morango silvestre e cajá apresentam altas concentrações de compostos fenólicos, capazes de desempenhar papéis cruciais na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes.

“A biodiversidade brasileira é um tesouro para a descoberta de novos compostos bioativos que podem ser incorporados em alimentos funcionais e medicamentos”, ressalta Soares. Os compostos fenólicos identificados nas frutas estudadas, incluindo flavonoides e ácidos hidroxibenzoicos, demonstraram atividades antioxidantes e anti-inflamatórias significativas.

Além das frutas investigadas no estudo da Esalq/Unicamp, outras frutas foram analisadas no estudo “Evidence for the Beneficial Effects of Brazilian Native Fruits and Their By-Products on Human Intestinal Microbiota and Repercussions on Non-Communicable Chronic Diseases — A Review“, publicado na Revista Foods; os resultados do estudo mostram que frutas como açaí, acerola, goiaba, jabuticaba, baru, buriti, juçara e maracujá têm capacidade de promover benefícios à saúde humana. Segundo a Dra. Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), essas frutas não apenas enriquecem a dieta, mas também auxiliam na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

A relação entre o consumo regular dessas frutas e a mitigação de doenças crônicas é respaldada por estudos que evidenciam a influência positiva na microbiota intestinal. “Esses alimentos ricos em compostos bioativos têm o potencial de modular a microbiota intestinal, oferecendo atividades anti-inflamatórias, antioxidantes e melhorando a sensibilidade à insulina”, explica a Dra. Marcella.

Diante do crescente reconhecimento dos benefícios das frutas nativas brasileiras, especialistas enfatizam a importância de uma dieta equilibrada, destacando o papel vital desses alimentos na promoção da saúde e na prevenção de doenças crônicas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) de consumir um mínimo de 400 gramas de frutas por dia ganha ainda mais relevância diante das evidências científicas apresentadas.

Portanto, explorar e valorizar a diversidade de frutas nativas brasileiras não só enriquece a culinária, mas também fortalece a saúde e o bem-estar, transformando a mesa brasileira em um verdadeiro campo de prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida.

Descubra como oito frutas nativas brasileiras, facilmente encontráveis em feiras e mercados, contribuem para a saúde intestinal e o bem-estar

Numa busca pela conexão entre alimentação e saúde, um estudo recente analisou o potencial de oito frutas nativas brasileiras em promover a saúde intestinal e prevenir doenças. Vamos explorar como cada uma delas pode ser uma aliada valiosa para o seu bem-estar:

  1. Açaí: Originário da Amazônia, o açaí é rico em antocianinas, que não só conferem sua cor característica, mas também possuem forte ação antioxidante. Estudos mostram que o consumo regular de açaí pode reduzir indicadores de estresse oxidativo, além de ser uma fonte importante de cálcio e potássio.
  2. Acerola: Cultivada no Brasil, a acerola impacta positivamente o crescimento de probióticos, auxiliando na fermentação colônica e na produção de ácidos orgânicos benéficos. Além disso, seus compostos fenólicos contribuem para a saúde intestinal.
  3. Goiaba: Reconhecida por suas propriedades terapêuticas, a goiaba possui subprodutos que estimulam o crescimento de probióticos e melhoram a saúde do cólon. Seus polissacarídeos e outros compostos são explorados em diversas condições de saúde, incluindo diabetes e obesidade.
  4. Jabuticaba: Durante seu processamento, a jabuticaba produz subprodutos que influenciam positivamente a microbiota intestinal, promovendo um ambiente saudável no intestino. Seus extratos têm sido associados ao controle do peso e à saúde intestinal em estudos com animais.
  5. Baru: Originário do Cerrado, o baru apresenta potenciais efeitos prebióticos, favorecendo o crescimento de bactérias intestinais benéficas. Seus compostos fenólicos e alto teor de fibras contribuem para esses benefícios à saúde.
  6. Buriti: A polpa do buriti é reconhecida por seu impacto na microbiota intestinal quando combinada com leite fermentado. Seus compostos fenólicos e fibras alimentares são essenciais para a saúde do cólon e para a redução de danos oxidativos.
  7. Juçara: Nativa da Mata Atlântica, a juçara passa por fermentação, promovendo a abundância de bactérias benéficas no intestino. Seus compostos fenólicos e a presença de ácidos graxos de cadeia curta estão associados à redução do ganho de peso e à melhora da tolerância à glicose.
  8. Maracujá: A polpa do maracujá, quando adicionada ao leite fermentado, promove a saúde intestinal, aumentando a contagem de células bacterianas benéficas. Além disso, é uma fonte rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Diante dessas descobertas, fica evidente que incluir essas frutas na dieta diária pode ser uma estratégia eficaz para promover a saúde intestinal e prevenir doenças.

Baixe aqui o estudo “Evidence for the Beneficial Effects of Brazilian Native Fruits and Their By-Products on Human Intestinal Microbiota and Repercussions on Non-Communicable Chronic Diseases — A Review“, em formato pdf