Garimpo, mercúrio, marco temporal e fome: pela cidadania dos povos indígenas!

O Brasil é terra indígena. E precisa continuar sendo.

Acão da Cidadania | Agosto de 2023

Os povos que desde sempre viveram neste país estão sendo expulsos de suas terras das formas mais brutais – desde a violência pelo garimpo, passando pelas armas e chegando à fome.

Também estamos vivenciando um exemplo de violência política contra eles: o marco temporal, um projeto de lei que é INCONSTITUCIONAL.

A Constituição Federal garante o direito dos indígenas às terras por eles ocupadas. O Projeto de Lei 2.903/2023, do marco temporal, quer acabar com essa garantia. Tudo por interesses econômicos de grupos que lucram com a exploração desses territórios.

Tal atitude é um ataque não apenas aos direitos fundamentais das populações originárias, mas também à justiça e à preservação da cultura e do meio ambiente. Precisamos lutar junto dos verdadeiros donos dessa terra.

Faça com que mais pessoas saibam da votação do marco temporal. Vamos pressionar nossos representantes políticos para que indígenas tenham seu direito à terra assegurado.

Entenda mais sobre essa questão no vídeo “Guerreiros da Floresta”, que nós, da Ação da Cidadania, criamos para mostrar a luta indígena.