Goiaba: muito mais do que uma fruta – Conheça seus incríveis benefícios!

Blog do IFZ | 08/03/2024

A goiaba, fruto da goiabeira (Psidium guajava) é originária da América tropical, é a árvore que produz o fruto conhecido como goiaba. Cultivada principalmente no Brasil e nas Antilhas, a goiaba é uma baga carnosa com casca verde, amarelada ou roxa, e polpa rosada, branca ou dourada, contendo pequenas sementes duras. Existem variedades brancas e vermelhas, consumidas frescas ou processadas em doces, compotas, geleias e sucos.

Rica em vitamina C, a goiaba fornece de 180 a 300 miligramas por cem gramas de fruta, com baixo teor de açúcar e gordura, sendo adequada para diversas dietas. Pode substituir o tomate em molhos salgados e agridoces, sendo preferencialmente consumida crua. Contudo, é desaconselhada para pessoas com sensibilidade digestiva ou problemas intestinais.

Além de seu valor como alimento, a goiabeira é considerada uma planta medicinal devido às suas propriedades benéficas; cresce em áreas tropicais e subtropicais ao redor do mundo, com destaque no Brasil, especialmente na Região Sudeste. Diferentes tipos de goiaba estão disponíveis, distinguindo-se pela cor da polpa e da casca, como branca, vermelha, rosa e amarela.

Modos de consumo: além da fruta fresca

A versatilidade da goiaba vai além do consumo da fruta fresca. Com sua casca verde ou amarela, a goiaba pode ser consumida naturalmente, mas também é utilizada na produção de doces, conservas, geleias e marmeladas, graças ao seu alto teor de pectina. O suco de goiaba é um ingrediente comum em molhos, doces, lanches e sobremesas. Em alguns países, é comum consumi-la com uma pitada de sal e pimenta, ampliando suas possibilidades gastronômicas.

Nas Filipinas, a goiaba madura é um componente essencial do prato indígena sinigang. Essa diversidade de usos revela como a goiaba é mais do que uma simples fruta, fazendo parte de diversas culinárias ao redor do mundo.

Informações nutricionais da goiaba

Além dos seus diversos benefícios à saúde, a goiaba é uma excelente fonte de nutrientes essenciais. Uma porção de 100 gramas de goiaba fresca contém aproximadamente:

Goiaba Tabela Nutricional

Essas informações nutricionais destacam a goiaba como uma fruta altamente nutritiva, fornecendo uma ampla gama de vitaminas, minerais e fibras essenciais para uma dieta equilibrada.

Os 10 principais benefícios da goiaba: saúde em cada mordida

  1. Diminuição do risco de câncer: A presença de licopeno, quercetina, vitamina C e outros polifenóis confere à goiaba propriedades antioxidantes que podem reduzir o risco de câncer de próstata e inibir o crescimento de células cancerosas de mama.
  2. Fortalecimento da imunidade: A goiaba é uma potência de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo contra doenças comuns, como gripe e resfriado.
  3. Controle da pressão arterial: Com alto teor de potássio, a goiaba auxilia na manutenção da pressão arterial e na regulação dos fluidos do corpo, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
  4. Estímulo à produção de sangue: Nutrientes como vitaminas E, K, B6, folato, além de minerais como cobre, manganês e magnésio na goiaba, contribuem para a formação de sangue. A vitamina C presente também melhora a absorção de ferro.
  5. Propriedades anti-envelhecimento: Os antioxidantes presentes na goiaba combatem os radicais livres, retardando o processo de envelhecimento causado por estresse oxidativo.
  6. Controle da diabetes: Com alto teor de fibras alimentares, a goiaba pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no organismo, beneficiando os pacientes com diabetes.
  7. Cura da inflamação: A goiaba e seus extratos de folhas possuem propriedades anti-inflamatórias, úteis para quem sofre de dor crônica.
  8. Melhora da saúde ocular: A vitamina A presente na goiaba protege os olhos contra radicais livres, auxiliando na prevenção de catarata e degeneração macular.
  9. Aprimoramento da saúde da pele: Com seu conteúdo de vitamina A, a goiaba contribui para a saúde da pele, sendo eficaz no tratamento de doenças como acne.
  10. Benefícios durante a gravidez: Rica em ácido fólico (vitamina B-9), a goiaba é recomendada para mulheres grávidas, auxiliando no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e prevenindo distúrbios neurológicos.

Goiaba: a planta medicinal e seus tipos

A goiaba é considerada uma planta medicinal devido às suas propriedades benéficas. Originária do México, ela cresce em áreas tropicais e subtropicais ao redor do mundo. No Brasil, o cultivo é comum, especialmente na Região Sudeste. Existem diferentes tipos de goiaba, destacando-se principalmente pela cor da polpa e da casca, como a goiaba branca, vermelha, rosa e amarela.