IICA lança documento sobre o que é a Segurança Alimentar e Nutricional e como medí-la

IICA | 24/03/2023

São José, 24 de março de 2023 (IICA). O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) elaborou um documento pelo qual busca apoiar os esforços dos países da América Latina e do Caribe (ALC) para preparar e executar seus programas de segurança alimentar e nutricional (SAN), como parte de iniciativas mais amplas de fortalecimento e melhoria dos sistemas agroalimentares. 

 Trata-se da publicação intitulada O que é segurança alimentar e nutricional e como medi-la?, disponível para download gratuito (em espanhol) em seu repositório institucional. 

O texto, elaborado por Eugenio Díaz-Bonilla, Assessor Especial do IICA e Pesquisador Visitante Sênior do programa IICA/IFPRI, dispõe de uma seção inicial na qual apresenta uma breve história das noções de SAN. Mostra os diferentes níveis em que se focou, desde a produção até o consumo de alimentos e desde visões globais até o foco em seres humanos individuais.  

Também apresenta uma segunda seção que analisa diferentes indicadores de SAN sobre indivíduos e apresenta dados gerais para a ALC. No anexo C são discutidos indicadores mais globais, relacionados especialmente ao comércio de alimentos.  

Para os que desejem se aprofundar nesses temas, há outros anexos com informações adicionais sobre as metodologias para calcular os indicadores e com dados mais desagregados por países na região.

O documento também conclui com algumas reflexões em apoio da preparação de programas integrais de segurança alimentar e nutricional na ALC. 

Mais informações: 

Gerência de Comunicação Institucional do IICA
comunicacion.institucional@iica.int

Download [do repositório do IFZ]
https://ifz.org.br/wp-content/uploads/2023/03/IICA-Que-es-seguridad-alimentaria-y-nutricional-y-como-medirla.pdf

Download [do repositório do IICA]
https://repositorio.iica.int/handle/11324/21407